Notícias

Festival de Cinema FICC fecha parceria com a SECEC e fará da 7ª edição a maior da sua história

Redação em 29/07/19 349 visualizações

As inscrições de filmes estão abertas até 31 de julho, próxima quarta-feira

O cinema brasileiro tem muito a comemorar. O FICC acaba de firmar importante parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro - SECEC. A cineasta e diretora do festival, Verônica Brendler, se reuniu no último dia 16 com o Secretário Ruan Lira e firmaram essa grande parceria. A 7ª edição do Festival, que vem com muitas novidades, também estreará a marca “FICC MARKET” no formato de uma feira, com stands, palestras, painéis com debates, mostras de filmes, oficinas, pitching, rodada de negócios, shows musicais, apresentações artísticas, exposições, arte popular, espaço infantil, café para líderes etc., na Biblioteca-Parque Estadual, no Centro do Rio.

O Festival de Cinema FICC é um evento cultural que premia e promove os melhores filmes nacionais e estrangeiros em suas categorias, obras que fomentam valores da família, inclusão social, socioambiental, projetos sociais, educativos e esportivos. Orienta o processo criativo, articulando conhecimentos técnicos e de produção, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento e novas produções. Participam diretores das cinco regiões do país e exterior.

O evento movimentará os setores econômicos de turismo, gastronomia, hotelaria, indústria, comércio, tecnologia, startups, ecossistema, educação, esporte, produção cinematográfica e editorial. Será realizado em duas etapas: de 05/12 a 07/12 acontecerá o FICC MARKET na Biblioteca-Parque Estadual, com palestras sobre o audiovisual, gestão de carreira, economia criativa, registro de obras, marcas e patentes, inteligência emocional e neurociência, painéis sobre o papel da mulher no cinema, marketing digital, startups, acessibilidade e feminicídio. Serão realizadas, também, oficinas de teatro, dança, palhaçaria com intervenção performática de artistas circenses, RV - Realidade Virtual, como ser um youtuber, entre outras, e todos receberão certificados. Em breve, a programação completa no site.

No dia 08/12 a cerimônia de premiação dos filmesno estilo tapete vermelho, será na Sala Cecília Meireles, Centro do Rio.Tradicionalmente, essa noite recebe diversas atrações de música e dança; autoridades, personalidades e visitantes ilustres da mídia da arte nacional e internacional.

A entrada para o festival será 1 kg de alimento não perecível, um filme ou um livro. Os filmes e livros serão doados para a Biblioteca-Parque Estadual e os alimentos serão destinados para mães que têm filhos com necessidades especiais e para instituições sociais. Todos os participantes podem entregar também lixo eletrônico, como celulares sem uso e pilhas gastas que guardam em casa - o material será entregue para uma instituição. A ação tem o intuito de oportunizar às pessoas a chance de descartar corretamente os produtos eletrônicos que estão sem utilidade e prejudicam o meio ambiente.

O FICC é chancelado com o Selo IEVA pelo Instituto Eventos Ambientais como evento sustentável. Os principais componentes do selo são: seriedade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.

O FICC é organizado pela Agenda Cultural Brasil, detentora e produtora do festival, e agora conta com a grande e importante parceria da SECEC, que será correalizadora do 7º evento. Para Ruan Lira, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, o incentivo à produção de filmes, séries, vídeos, documentários, animações, videoclipes, games e curtas com duração de um minuto é um dos grandes trunfos do FICC. “Com o festival, a economia criativa do Rio de Janeiro ganha mais um canal de divulgação e estímulo, gerando indiretamente mais empregos e renda para a cadeia produtiva e para o Estado como um todo”. Ruan acredita que a proposta do festival, de enaltecimento aos valores cristãos, vá ao encontro do compromisso assumido pelo Governo Wilson Witzel de colaborar com a cultura do diálogo, do entendimento e de repúdio à corrupção.

O evento será transmitido ao vivo pela Agenda Cultural Brasil e pela SECEC. Os interessados em adquirir stands e divulgar as suas marcas, podem entrar em contato com a produção do FICC.

As Inscrições de filmes vão até 31 de julho e são gratuitas. Para participar é necessário ler todo o regulamento que está disponível no site https://festivaldecinemaficc.com/viificc. Ao todo, são 23 categorias de filmes que passarão pelo crivo da curadoria e da comissão julgadora. O festival acontece de 05 a 08 de dezembro de 2019, no Rio de Janeiro – RJ.

 

Assista, agora, ao trailer de inscrições: https://youtu.be/wkSCEofIhIU,  

O ator André Ramiro do filme Tropa de Elite faz o convite para o FICC: https://youtu.be/JmppQaXsPgg 

 
 
SERVIÇO
 
VII Festival de Cinema FICC
Inscrições gratuitas: de 01.04.19 a 31.07.19
Site: festivaldecinemaficc.com
Premiação: Dezembro/2019
Jornalista e Assessora de Comunicação: Daniele Carvalho
Contatos: 55 21 98021-5018

Jornalista e Assessora de Imprensa: Marcia Bahia

Emails: [email protected],

[email protected]  

Direção Geral: Veronica Brendler
Produção: 55 21 98077-7779

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook