Notícias

O poder da imagem pessoal

Redação em 04/11/13 1335 visualizações
Uma imagem, quando bem elaborada, transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Às vezes, ela nos seduz a ponto de nos lembrarmos dela após meses ou até anos!

A assimilação das informações de uma imagem, muitas vezes, independe de cultura, idioma ou grau de instrução. Quem já não se deparou olhando para um outdoor que, depois de certo tempo, esqueceu o que estava escrito mas se lembrava exatamente da imagem que ele continha?

Devido à força que ela tem para transmitir idéias ou conceitos, a imagem se torna elemento estrutural essencial nas formas de comunicação. Ela reforça a intenção da mensagem e amplia a sua permanência em nossos pensamentos. Através da emoção conseguimos convencer as pessoas a “comprarem” uma idéia. 

Todos julgamos o próximo pela imagem. Mas o que faz parte da imagem pessoal? Tudo o que se refere ao visual ou seja, a roupa, o cabelo, os acessórios, os sapatos, a maneira de sentar, de falar. etc.

Pesquisas indicam que são necessários apenas 6-30 segundos para formarmos uma primeira impressão de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não nossa interação com os outros. Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do nosso interlocutor e que não depende de nós. No entanto a imagem é fruto de nossas ações e, justamente por causa disso, pode e deve ser gerenciada.

A verdade é que a imagem pessoal não passa só pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook com que trabalhamos e muito menos pelo carro que conduzimos. Nos dias de hoje, em que somos cada vez mais uma sociedade visual, a imagem pessoal tornou-se de fundamental importância para o sucesso em todas as áreas de trabalho, necessitando de um esforço de marketing para promover a sua própria imagem.

Mas o que compõe a sua imagem?  Não meramente perdendo peso ou a forma da sua barriga. É toda uma essência que vai da maneira como fala, à maneira que anda, ao seu olhar, e naturalmente a sua aparência física. Como se sente, ou seja, a sua disposição, tem também uma grande influência que contribui fortemente para as pessoas que a rodeiam a aceitem ou rejeitem.
 
Expressão através da roupa
 
O ideal será vestir-se expressando a sua própria imagem pessoal, uma vez que a sua confiança será mais visível aos olhos dos outros, o que a ajudará para ser a pessoa que aspira ser. A chave do segredo na escolha de uma peça de roupa compreende o juízo que quer obter dos que a rodeiam e fazer uma conexão entre esse sentido e a sua aparência são uma etapa preliminar.  

A forma como se veste não depende, no entanto, apenas do que é adequado a uma ou outra situação. Existem várias recomendações sobre o guarda-roupa ideal, mas nem todas podem ser aplicadas a todos. O primeiro passo para escolher o que vestir é definir qual a imagem que deseja projetar. Cuidado! Não falamos em tentar vestir-se de forma a parecer alguém que não é: isso seria descoberto em poucos segundos!

Que tipo de profissional é? Por exemplo, quem é minucioso costuma ter muito cuidado com os detalhes; os sofisticados escolhem roupas bem cortadas e feitas com os melhores tecidos e os criativos preferem peças únicas e diferenciadas! Abstenha-se de usar aquilo que não é coerente com a sua imagem. Além das roupas, observe os seus acessórios e o cuidado que tem com a sua aparência. Se mantém o mesmo corte de cabelo há mais de cinco anos, dificilmente irá parecer moderno.
 
Confiança pessoal
 
Como se sente hoje? Não há nenhuma maneira de disfarçar como o ponto baixo do seu nível da confiança pode estar. Basta um falso sorriso. O ser humano tem a habilidade e a perspicácia de se aperceber destes pequenos detalhes.

Mas então o que fazer para ficar mais confiante? Examine os seus pontos fortes e fracos.   Focar unicamente em cima de uns ou de outros não permite resolver nenhum problema. Em que áreas se sente ótima hoje? E más? Como poderá agir em função dos acontecimentos?
 
Tipo de linguagem

93% da sua comunicação é refletida com o corpo da seguinte maneira:
 
Verbal secundário (38%) - tom da voz, velocidade, suave ou grave, a raiva, a sinceridade, o entusiasmo ou a falta disso.
 
Linguagem corporal (55%) – o seu estilo, como anda no seu quarto, onde param os seus olhos, colocação  de seus mãos e pés, o seu sorriso ou a falta dele.
 
O cabelo

O mais importante é identificar se a pele é quente ou fria, para acertar a cor do fundo do cabelo.

Se for quente, use tons quentes: castanhos - avermelhados ou amarelados (mel), loiros - dourados, alaranjados e vermelhos. Se for fria, use tons frios: castanhos - frios, tons irisados, cereja e loiro - cinza. Se a pele for muito amarelada e pálida, os louros devem ser evitados.

Portanto, para não errar, segue a máxima: “cor quente nas peles quentes, cor fria nas peles frias.”

Além disso, é importante saber o que cada cor expressa e se ela estará de acordo com a intenção pessoal. Nem sempre o que é bonito é adequado.

Quando se faz a coloração do cabelo, todas essas questões precisam ser levadas em conta, senão corre-se o risco de criar uma imagem sem harmonia e estética ou de expressar algo não desejado. Além de linda, a cor tem de estar em harmonia com a intenção e a identidade da cliente.

Concluímos assim que a impressão que quer causar é uma escolha pessoal! Não existe uma mesma combinação de qualidades e valores para duas pessoas diferentes. O seu visual será resultado das características pessoais que definiu ao criar o seu estilo. Aprenda a usar as suas roupas como uma ferramenta de comunicação.

Use-as conscientemente para projetar e reforçar sua marca pessoal!!!

MAS NUNCA SE ESQUEÇA DO SEU “EU”.

Por Lidiane Assunção
CEO/Founder L.A. Consultoria de Imagem e Estilo
www.lidianeassuncao.com.br
[email protected]

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.