Análises

Ouvimos Dependente, o segundo disco de Dany Grace pela Graça Music. Leia nossos comentários

Roberto Azevedo em 18/03/11 13958 visualizações
Discípula do pastor Adhemar de Campos, Danny Grace alcançou notoriedade nacional ao substituir o cantor Paulo Rogério na ministração do “Comunhão e Adoração 5”, lançado pela Aliança em 2006.

Danny descobriu seu talento para a música ainda pequena e, na adolescência, começou a fazer pequenos trabalhos como back vocal de grandes artistas do gospel nacional.

Em 2008, a cantora foi contratada pela Graça Music e, no mesmo ano, lançou seu primeiro álbum: “Na hora certa”. O álbum foi gravado ao vivo, com produção de Ed Oliver (SP) e Rafael Castilhol (RJ).

Agora, dois anos depois, ela volta ao mercado com um novo disco, intitulado Dependente, que possui treze faixas e foi lançado na Expo Cristã 2010 pela gravadora Graça Music. Mais uma vez, a produção recebe a assinatura de Ed Oliver.

A gig chamada pra realizar a gravação é formada por Ted Furtado, Silas Viana e Fabio Aposan no baixo, Cleverson Silva, Denis Mariano e Alexandre Aposan na bateria, Júnior Camilo, Edson MZ e André Calore nos teclados e Ed Oliver e Cacau Santos na guitarra, entre outros, além do maestro Ronaldo Oliveira nos arranjos de cordas.

As canções seguem o estilo de louvor congregacional. Basicamente, todos os hinos entram com facilidade no repertório do grupo de louvor das igrejas locais. As melodias são bem interessantes e os refrões muito bem montados. Quase todos se enquadram na categoria ideal-pro-dirigente-interagir-com-a-igreja.

A tão elogiada e muito comentada arte da capa ficou por conta da Imaginar Design de Belo Horizonte, com fotos de Marcus Castro.

Na parte instrumental, Ed Oliver foi muito competente na programação dos loops e nos efeitos de teclado. Os arranjos são sólidos e seus espaços recebem coberturas bem consistentes. Alguns hinos trazem bridges com convenções interessantes e muito bem interpretados pela banda.

A gravação inicia com Boas-Novas, que faz alusão ao texto de Isaías 61 e é uma excelente canção de celebração. O hino é de autoria de Anderson Freire e foi gravada por Marina de Oliveira no cd “Na extremidade”. Nesta versão ele recebeu uma roupagem muito mais pop, com loops, efeitos de teclado e muita guitarra. Impossível ficar parado.

Caminhar na luz mantém a pegada do hino anterior. Disserta sobre entrega. Conta com um riff de guitarra sincopado abrindo e fechando o arranjo. Destaque para o back vocal formado por Paloma Possi, Elis Negress e Melk Villar.

Um pouco mais lenta, mas sem perder a pegada pop-rock, Amo Te adorar trata sobre o amor do homem para com Deus. Possui uma levada marcada, bem cadenciada, conduzida por licks de guitarra.

Me ensina prega sobre nossa necessidade de aprendermos com o Senhor. Destaque para o back vocal arranjado e executado por Denis Gounsard do “Kades Singers”.

O missionário R. R. Soares participa com os versos da balada Primeiro amor, musicalizada por Ed Oliver. Destaque para o naipe de cordas gravado “a vera”.

Oferta disserta sobre entrega e disponibilidade. Essa é bem swingada, com uma pegada de baixo cheia de groove. Destaque para o base de Rhodes e para os riffs de órgão executados pelo pianista Felipe Zampierre. Uma das melhores do repertório.

Anderson Freire também é o autor da faixa título. Dependente é uma bela oração de contrição e entrega. Destaque para o desenvolvimento do tema que alterna diversas nuances de dinâmica.

Clama a mim conta com a participação de Nívea Soares nos vocais. A letra do louvor é versada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando). Destaque para a interpretação da canção que é um dueto envolvente entre as adoradoras.

Debaixo de Tuas asas versa sobre segurança e confiança. Possui uma orquestração que flerta com um estilo um pouco mais clássico.

Calvário é um belíssimo louvor de reconhecimento da obra de Cristo na cruz que da continuidade a este momento erudito. Ficou bem interessante o diálogo realizado entre o coral e as cordas.

Compromisso é uma exortação contra nossas “zonas de conforto” . Possui uma pegada um pouco mais densa, mas com um clima cativante e envolvente.

Senhor da criação é uma declaração da soberania e grandeza de Deus com uma levada bem pop. As cordas estão bem pra frente e conduzem o tema junto com os licks de guitarra.

Finalizando o repertório, ouvimos Tu és santo. A música é bem pop, dançante e recheada de guitarras e efeitos de synth. André Calore e Ed Oliver separam alguns compassos perto do fim e mandam ver no órgão e na guitarra, respectivamente.

Na minha (humilde) opinião, o único porém desse excelente trabalho lançado pela Graça Music, é que apesar dos arranjos estarem show, como a maioria das músicas são bem agitas, acho que um naipe de metais caberia em alguma delas, até mesmo para diferenciar um pouco a sonoridade.

Recentemente a cantora foi escolhida como a nova apresentadora do programa de TV "Noite com os Adoradores de Deus", que vai ao ar todos os domingos às 22h na RIT TV. Com certeza Danny Grace é uma das melhores vozes femininas do gospel nacional.
Dependente

(CD) 09/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Dany Grace

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook