Análises

Ouvimos o CD Promessas Adoração, quarta edição da coletânea gospel da Som Livre. Confira nossos comentários

Roberto Azevedo em 05/08/11 8830 visualizações
Em 2009 a Som Livre lançou sua primeira compilação gospel, intitulada “Promessas”. A coletânea trouxe a proposta de desenvolver um repertório de qualidade que tratasse de temas como amor, paz, vitória, adoração a Deus, perseverança e fé.

O disco foi um grande sucesso de vendas e alcançou a marca de, aproximadamente, mais de 300 mil cópias vendidas.

Em 2010 foi lançado o segundo volume, seguindo a mesma temática do primeiro, reunindo alguns dos maiores nomes da música gospel. Os destaques desse segundo volume ficaram por conta da cantora Damares, com a canção “Sabor de Mel” e do grupo Trazendo a Arca, com a canção “Marca da Promessa”, cujo o CD homônimo ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas em menos de um ano.

Em 2011, em sua terceira edição, a coletânea ganhou sobrenome e foi lançado o “Promessas Pentecostal”. A série, com aproximadamente mais 40.000 cópias vendidas, buscou inovar, ao prestar homenagem ao centenário do Movimento Pentecostal no Brasil.

A nova coletânea selecionou as mais belas vozes femininas para formar um repertório virtuoso, capaz de emocionar e evangelizar.

Embalado pelo centenário do Movimento Pentecostal, o terceiro volume de Promessas ampliou o sucesso dos seus antecessores e consolidou- se como uma das principais séries gospel do Brasil.

Dando continuidade ao projeto que reúne os maiores sucessos da música gospel, a Som Livre lançou sua nova coletânea da série Promessas: Promessas Adoração.

O quarto volume da série reúne os maiores nomes da música cristã como André Valadão, Regis Danese, Ludmila Ferber, Ana Paula Valadão e Cassiane, entre outros.

Com mais de um milhão de CDs vendidos, André Valadão abre a coletânea com a faixa título do seu segundo álbum solo - Milagre . O pastor, indicado duas vezes ao Grammy pelos álbuns Sobrenatural (2008) e Fé (2009), ministra uma declaração de fé no poder de Deus para operar milagres. Destaque para as intervenções da guitarra e para as nuances do back vocal.

A seguir, ouvimos Sérgio Luiz cantar Filho da Promessa, faixa do quinto álbum do Ministério de Louvor Aliança do Tabernáculo – Herdeiro da Promessa. Conta com as vozes de Davi Sacer e Luiz Arcanjo, do Ministério Trazendo a Arca.

Regis Danese, vencedor nas categorias Intérprete Masculino, Destaque, Cantor e Música do Ano no Troféu Talento 2009 – um dos mais importantes do segmento – apresenta Pegue Firme Com Deus, de sua autoria, que fez parte do repertório do CD “O meu Deus é forte”. Destaque para os detalhes de violão preenchendo os espaços do arranjo. A letra versa sobre confiança na provisão e proteção de Deus.

A cantora e pastora carioca Cassiane colabora no set list com a pegada pentecostal de Louvor sem fim, parte integrante do seu primeiro trabalho após a saída da MK Music – “Faça a diferença”. Destaque para a pegada do instrumental e do Coral, além dos riffs de órgão que são usados tanto para coberturas, quanto para ataques.

A bela melodia de Abraça-me encaixa de forma perfeita com o inconfundível timbre de David Quinlan. O hino é conduzido por um naipe de cordas de forma cativante e envolvente.

Referência da música gospel, Ludmila Ferber não poderia ficar de fora. A pastora, que vendeu cerca de 150 mil cópias apenas com seu recente trabalho Canções Inesquecíveis (Som Livre/2010) e aqui, relembra a música Ouço Deus Me Chamar do álbum homônimo “Para Orar e Adorar 3”, de 2005, indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã ”. Destaque para a dinâmica do vocal e para os efeitos de teclado.

Outro grande nome do gênero, Irmão Lázaro, participa de Promessas Adoração com Vai Mudar, que versa sobre mudança de vida, mesmo em momentos de dor e fraqueza, porque Deus acalma as tempestades de nossas vidas trazendo para nós um novo amanhecer.

Após esta gravação realizada em estúdio, Irmão Lázaro gravou “Um sentimento novo”, no formato ao vivo, estilo que o fez alcançar notoriedade nacional. Neste CD/DVD, a nova roupagem de Vai mudar deixou a canção bem mais impactante do que nesta versão original.

Na seqüencia temos Rachel Malafaia e o estilo congregacional de Poderoso, do CD “Ao Deus vivo”, segundo trabalho da cantora, produzido por Paulo Cesar Baruk.

O amigo André Valadão dividiu o palco com Mattos Nascimento no louvor O sonho de José que narra em forma de canção um paralelo sobre milagres baseado na história narrada em Gênesis. Esta versão é encontrada no CD/DVD Ao vivo, lançado em 2009.

A belíssima Encontro das Águas, que por si só já é uma canção bastante especial, ainda traz a inusitada participação de Fernanda Brum, que monta o trio juntamente com Nívea Soares e Ana Paula Valadão. A divisão das vozes é muito bem feita e a composição é uma metáfora que disserta a respeito da unidade do Corpo de Cristo.

O Ministério Aliança do Tabernáculo, liderado por Kátia Gomes, volta a aparecer na relação com o louvor Eis-me aqui, que foi a música de trabalho do primeiro disco do grupo – “O chamado”. O instrumental é denso e a dinâmica é muito-boa-pro-dirigente-interegir-com-a-Igreja.

Em 1991 Sérgio Lopes lançou o seu 2º trabalho solo, intitulado Libertação produzido por ele mesmo e pelo peruano Papi. A faixa título desse álbum é encontrada também no disco ao vivo gravado em Agosto de 2000, pela Zekap Gospel , que rendeu ao cantor e poeta, o segundo Disco de Ouro de sua carreira. Destaque para o encadeamento harmônico conduzido pelo teclado e para as intervenções melódicas do violão. Um belo momento de exaltação a Jesus Cristo.

Na faixa 13 temos um clássico. Asaph Borba interpretando ao vivo um de seus maiores sucessos, Jesus em Tua presença. O hino dispensa comentários e aqui, é interpretado de forma empolgante pelo ministro, pela pegada da banda e pela galera presente por ocasião da gravação ao vivo.

Fechando a coletânea, Nani Azevedo marca presença comAdorador por Excelência, faixa título do segundo trabalho solo do cantor pela Central Gospel Music.
Promessas - Adoração

(CD) 05/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vários artistas

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook