Análises

Ouvimos o disco mais recente de Ariely Bonatti - Na Casa Tem Vida. Confira nosso review

Gledeson Frankly em 12/06/17 2189 visualizações
Após o desastroso A Porta (2014), cujo potencial de Ariely foi descartado, a cantora passou por um longo período trabalhando em um novo disco, que passou por diversas intempéries. Lançado no final de dezembro de 2016, Na Casa Tem Vida é um projeto de contradições. Ao mesmo tempo que possui falhas de repertório, consagra Bonatti como uma das melhores intérpretes atuais. Produzido por Ronny Barboza, o disco contém uma sonoridade pop com levadas pentecostais que tentam dar continuidade ao padrão técnico do gênero.

Tua Presença (Lucas Ing), na abertura, chama a atenção por possuir uma letra simples, mas, ao mesmo tempo, pouco comum para o gênero, e arranjos consistentes. Durante toda a faixa, a bateria de Rafael Reuel e os pianos de Ronny sobrepõem-se sobre os outros instrumentos. Em seguida, Na Casa Tem Vida (Wellington e Talita) traz Ariely em vocais vigorosos e contém arranjos de cordas excelentes, conduzidos por Barboza e Quiel Nascimento. Além disso, a declamação da cantora em determinado momento da faixa chama a atenção do ouvinte.

Lembrando canções das "raízes" pentecostais, A Palmeira (Rosmery e Elias) é um dos melhores momentos do álbum. Ariely inseriu vocais envolventes numa faixa que sem uma boa produção poderia soar clichê. A melodia e instrumentação surpreenderam, principalmente, os violinos de Alexandre Brazolin, Silvanira Bermudes, Francisco Freitas, Atli Ellendersen e Juliana. Com vibe intimista, Tesouro Escondido (Tony Ricardo, Lucas Ing e Ariely Bonatti) traz a colaboração de Willian Nascimento nos vocais em um dueto que acrescentou muito ao trabalho da cantora, com destaque para o violão folk de Henrique Garcia.

Por outro lado, o disco perde vitalidade em algumas canções. Diagnóstico do Céu (Anderson Freire) caberia bem neste disco se fosse lançado em 2006 e soa fora de seu tempo. Os versos de Fiel Adorador (Kristian Cavalcante) e 360 Graus (Junior Maciel e Josias Texeira), apesar dos loops convincentes de Misa Junior, são triunfalistas por essência. Vai Virar Notícia (George de Paula) está no mesmo barco das demais canções e fecha o álbum da pior maneira possível. Fica difícil entender a incoerência do repertório da cantora. O álbum é iniciado com canções cristocêntricas e, em seguida, se transforma em um desastre.

Embora Ariely esteja em sua melhor fase, vocalmente falando, ao mostrar versatilidade e segurança em suas interpretações, Barboza precisa urgentemente de uma renovação em seus arranjos, pois recicla fórmulas já vistas em diversas produções suas. Aspectos como as marcações da bateria, elementos de orquestra e até intervenções como as pausas, típicas do gênero, causam enfado na concepção de seus projetos mais recentes. Mesmo com uma longa seleção de repertório a qual justificou a demora de lançamento, a obra ainda peca pelo excesso de canções de discursos pouco relevantes.

Nota: ★★☆☆
Na Casa Tem Vida

(CD) 01/16


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ariely Bonatti

Veja também no Super Gospel:

Gledeson Frankly

Paulista, cristão e acadêmico em administração pela UNIFESP. Escreve para o Super Gospel desde 2017.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook