Análises

Ouvimos o lançamento de Edson e Tita - Uma Festa na Vida da Gente. Confira nosso review

Tiago Abreu em 17/12/15 1787 visualizações
Sossegados e aparentemente muito tranquilos, Edson Lobo e Tita Lobo lançam um novo trabalho a cada década. E em 2014, produziram o quarto da carreira, Uma Festa na Vida da Gente. O título traduz bem o teor das composições e temáticas que a dupla, com mais de trinta anos de carreira, traz.

Edson e Tita é um dos nomes obrigatórios para audição de qualquer evangélico no país. Seu som pautado pela bossa-jazz produz algo, de fato, inédito em nosso nicho. A ficha técnica é geralmente acompanhada por músicos de peso. João Donato, Paulo Jobim, Jessé Sadoc, Ed Motta e Paulinho Trompete estão dentre os músicos que já gravaram com eles. O primeiro trabalho foi lançado em 1982, Novidade de Vida. De lá para cá, a banda produziu Partiu do Alto pela Gospel Records (1990) e Gosto Tanto pelo selo Whatmusic (2003).

Uma Festa na Vida da Gente soa tão despojado e alegre como Gosto Tanto. Em contrapartida, diferentemente do último trabalho, todas as canções remetem a temáticas religiosos. Além disso, possui dose contemplativa que remete aos tempos de Novidade de Vida. A faixa de abertura, Um Homem no Céu, parece dar continuidade a “Eu Amo Jesus”. Da mesma forma, a suavidade de Divino Poema e Belos Caminhos transmitida nos pianos de Charles Marrot e os dedilhados de violão, executados por Tita, constrói um espectro harmônico eficiente.

Os grandes destaques são a bossa percussiva Alforria, que versa sobre liberdade humana; Parábola e seus elementos de acordeon; Anel de Ouro e seu refrão marcante; Ser Como Ele e o samba O Maior Poeta, mais comuns ao que se espera da dupla.

De longe, é o trabalho mais homogêneo da dupla, o que não o torna, em nenhuma forma, inferior a Gosto Tanto. Na verdade, o faz ser mais contemplativo. As poesias de Edson e Tita, baseadas nas suas vivências cristãs, continuam a ser joias praticamente desconhecidas entre os lançamentos evangélicos. Por estas e outras, a dupla, em quase quarenta anos de carreira, ainda é um nome à margem das rádios comerciais e do mercado gospel. Por outro lado, sua música não deve em nada em relação aos grandes nomes da bossa.

Nota: ★★★★☆
Uma Festa na Vida da Gente

(CD) 10/14


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Edson e Tita

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook