Análises

Relembramos um dos clássicos de Cassiane, lançado em 1999 - Com Muito Louvor

Tiago Abreu em 23/03/23 6467 visualizações
Relembramos um dos clássicos de Cassiane, lançado em 1999 - Com Muito Louvor

Quando Jairinho Manhães passou a produzir Cassiane, especialmente a partir do álbum Sem Palavras (1996), sua carreira ganhou novo patamar. A música pentecostal brasileira, conhecida por seu teor simples, pouco rebuscado e por vezes emocional, ganhou frescor técnico com um dos produtores musicais, por tempos, mais notórios do gênero.

Com Muito Louvor, lançado em 1999, é registro deste crescimento. Mais do que o maior sucesso da carreira de Cassiane, é a coroação do esforço de Jairinho nos arranjos. Ele provou ser mais inteligente do que a maioria dos músicos da época por não subestimar a música pentecostal. A faixa-título, assinada por Elizeu Gomes, conta com imponentes metais, enquanto teclados de Mito cobrem o arranjo.

A estética do álbum é muito mais esperta do que Para Sempre (1998). Há experimentações eficazes em diversas faixas. Desde a regional percussiva Festa no Céu, o forró Fogo Santo, o flamenco com intercalações melancólicas Cachoeira de Poder e as influências gospel nos arranjos vocais de Tudo Novo, o disco caminha por faixas pop de peso melódico como Com Cristo é Vencer e Hino da Vitória. As canções são reforçadas por nove backing vocals, que se fazem fundamentais em diversas músicas assinadas por letristas como Daniel e Samuel, Josué Teodoro, Marcelo Manhãs, Rozeane Ribeiro, entre outros.

Um dos maiores destaques é Oferta Agradável a Ti, marcante pela flauta executada por Jairinho. É a melhor tentativa, em todo o álbum, de expandir os limites da música pentecostal. Em seguida, o Coral Renason ganha protagonismo e chama a atenção. O resultado é uma harmonia de primeira linha e uma música ímpar na discografia de Cassiane.

Curiosamente, apesar do tom vanguardista em alguns momentos, Com Muito Louvor é um disco de fácil audição. Ele soa muito descontraído e orgânico. E mesmo com algumas abstrações líricas duvidosas, é inegável que Jairinho e Cassiane, ali, estavam olhando para o futuro. Eles sobreviveram ao fim do movimento gospel mais fortes do que nunca e definiriam, de lá até os dias de hoje, os rumos previsíveis da música pentecostal. Quase vinte anos depois, Com Muito Louvor é mais criativo do que todas as suas imitações.

Nota: ★★★★

Com muito louvor

(CD) 01/99


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook