Análises

Ouvimos o mais recente EP de Leonardo Gonçalves - Ressurreição: Inspiracional. Confira nossa crítica

Tiago Abreu em 11/04/16 4236 visualizações
São quase quinze anos de carreira solo. Leonardo Gonçalves é, hoje, um músico que muito amadureceu. Ao permitir encaixar o seu variado leque de influências a uma casca pop, o cantor deu maior coesão aos seus projetos. O resultado foi a aclamação que gozou com o maduro Princípio e Fim, lançado em 2012.

Após o sucesso do single "Acredito (We Believe)", lançado em agosto do ano passado, era totalmente natural que a Sony o chamasse para participar da trilha-sonora do filme Ressurreição. As canções não ficaram prontas a tempo, mas foram lançadas em um mini EP intitulado Ressurreição: Inspiracional.

Se não há grandes novidades no conteúdo deste disco, ele ao menos demonstra a maturidade de Leonardo Gonçalves. E ouvi-lo dando uma nova voz e arranjos a canções conhecidas em sua carreira foi a melhor forma de notar o quanto um artista e sua arte cresce quando se há vontade e esforço. Os elementos na sonoridade, desde cordas, metais e teclado, são mais sutis e dialogam bem. A mix está bem equilibrada.

As duas canções aqui se complementam em lírica e sonoridade, tal como os três discos da carreira de Leonardo se comunicam em termos de mensagem. A produção musical e arranjos do cantor em parceria com o tecladista Samuel Silva deu ênfase na continuação que Ele Vive é de Getsêmani. Infelizmente, o lançamento inverteu a ordem das duas músicas, não gerando o efeito desejado. Mas, para o ouvinte mais atento, é notório o quanto o novo arranjo dado as duas canções funciona bem.

O músico também está mais comedido, sabendo utilizar muito bem o seu potencial vocal para o bem da música – e não o contrário. Certamente estas versões podem não ser preferíveis por quem está acostumado com as originais, mas há de considerar que o cantor está em sua melhor fase como intérprete e Ressurreição: Inspiracional faz valer do artista que Leonardo Gonçalves se tornou até aqui.

Nota: ★★★★☆
Ressurreição: Inspiracional

(CD) 01/16


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Leonardo Gonçalves

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook