Análises
Ouvimos o musical do El-Shamah - 20 Anos Diante do Trono. Confira nossa análise

Com a missão de selecionar duas décadas de uma das bandas mais conhecidas do cenário evangélico num formato pouco convencional, Musical 20 Anos Diante do Trono é o olhar do Coral El-Shamah em onze faixas preenchidas por medleys de diferentes pontos da carreira do grupo mineiro. A principal vantagem do projeto, conduzido sob os trabalhos técnicos de Robinho, Eduardo Barros e Raphael Xavier, é não visar a apresentação de hits e por isso traz canções de classe lado B ao lado de clássicos. A seleção retira do centro temas revisitados em outras ocasiões, como "Preciso de Ti", "Nos Braços do Pai" e "Coração Igual ao Teu" e põe outras músicas em destaque, como Por Tudo que Tu És. Como efeito, os cinco primeiros lançamentos do Diante do Trono dão espaço para os projetos sucessores, especialmente a fase compreendida entre Ainda Existe uma Cruz (2005), que marcou o início da transição para canções de menor apelo popular até o último trabalho de relevância da banda, Creio (2012).
O álbum faz um diálogo normalmente arriscado quando se trata de registros de tom clássico com arranjos pop, isto porque apesar de ser um projeto de coral, sua musicalidade é uma reminiscência dos trabalhos recentes do Diante do Trono – apesar de uma orquestra de metais estar novamente presente em alguns pontos. Por isso, a sonoridade não é suficiente para desvincular a noção de que álbuns do gênero podem ser considerados muito eruditos para os fãs convencionais, da mesma forma pela qual o trabalho pode ser observado como pop e simples em excesso para entusiastas de música coral. Desta forma, a execução oscila em momentos mais encorpados e densos, como Bênçãos que Nem Sei Contar e Deus de Amor / Deus Fiel, a solos mais específicos e diretos como Não Temas e Conhecerei.
Todavia, as inconsistências da obra não impedem que seja uma retrospectiva agradável e de execução muito mais criativa se comparada a qualquer compilado de regravações. Musical 20 Anos Diante do Trono não foi pensado como um álbum típico do Diante do Trono, e é exatamente isso que o possibilita ser uma versão experimental e livre da banda homenageada. Além disso, é uma abordagem nostálgica de unificação do passado de orquestras ao som pop rock desempenhado especialmente desde 2011, uma mistura improvável validada como possível.
Avaliação: 3/5
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Coral El-Shamah
Veja também no Super Gospel:
- Vídeos da cantora gospel Nathalia Valencia ajudam na recuperação de seguidora após tentativa de suicídio
- Deezer une 2 fenômenos do gospel, Fernandinho e Marcos Witt, para estreia de projeto “Deezer Passport”
- Jonas Maciel lança o single "Estou de Pé" em parceria com cantora internacional
- Raquel Mello apresenta a canção "Deus Está Comigo" e revela desejo de lançar projeto infantil

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Kuka Santos lança “Aleluia” e incentiva cristãos a adorar mesmo em meio ao sofrimento
- 2 Eric LeMarque, o homem que inspirou o filme, conta o que Deus realizou através do acidente
- 3 Entrevista: Walter Lopes
- 4 Artigo: 30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer
- 5 Saiba quais são os 10 vídeos de música gospel mais assistidos no Youtube
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.