Análises
Ouvimos o musical do El-Shamah - 20 Anos Diante do Trono. Confira nossa análise

Com a missão de selecionar duas décadas de uma das bandas mais conhecidas do cenário evangélico num formato pouco convencional, Musical 20 Anos Diante do Trono é o olhar do Coral El-Shamah em onze faixas preenchidas por medleys de diferentes pontos da carreira do grupo mineiro. A principal vantagem do projeto, conduzido sob os trabalhos técnicos de Robinho, Eduardo Barros e Raphael Xavier, é não visar a apresentação de hits e por isso traz canções de classe lado B ao lado de clássicos. A seleção retira do centro temas revisitados em outras ocasiões, como "Preciso de Ti", "Nos Braços do Pai" e "Coração Igual ao Teu" e põe outras músicas em destaque, como Por Tudo que Tu És. Como efeito, os cinco primeiros lançamentos do Diante do Trono dão espaço para os projetos sucessores, especialmente a fase compreendida entre Ainda Existe uma Cruz (2005), que marcou o início da transição para canções de menor apelo popular até o último trabalho de relevância da banda, Creio (2012).
O álbum faz um diálogo normalmente arriscado quando se trata de registros de tom clássico com arranjos pop, isto porque apesar de ser um projeto de coral, sua musicalidade é uma reminiscência dos trabalhos recentes do Diante do Trono – apesar de uma orquestra de metais estar novamente presente em alguns pontos. Por isso, a sonoridade não é suficiente para desvincular a noção de que álbuns do gênero podem ser considerados muito eruditos para os fãs convencionais, da mesma forma pela qual o trabalho pode ser observado como pop e simples em excesso para entusiastas de música coral. Desta forma, a execução oscila em momentos mais encorpados e densos, como Bênçãos que Nem Sei Contar e Deus de Amor / Deus Fiel, a solos mais específicos e diretos como Não Temas e Conhecerei.
Todavia, as inconsistências da obra não impedem que seja uma retrospectiva agradável e de execução muito mais criativa se comparada a qualquer compilado de regravações. Musical 20 Anos Diante do Trono não foi pensado como um álbum típico do Diante do Trono, e é exatamente isso que o possibilita ser uma versão experimental e livre da banda homenageada. Além disso, é uma abordagem nostálgica de unificação do passado de orquestras ao som pop rock desempenhado especialmente desde 2011, uma mistura improvável validada como possível.
Avaliação: 3/5
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Coral El-Shamah
Veja também no Super Gospel:
- Descoberto no YouTube, Daniel Juan lança collab inédita com Fernandinho na canção "Arca"
- Emily Louise lança o EP “Vem Me Encher” com canções autorais e participações especiais
- Fernandinho conquista o público de São Paulo com sua turnê “Único”!
- Esperança em Meio ao Conflito: 200 Muçulmanos se Convertem em Gaza

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Confira nosso bate papo com Ivan Barreto, líder no Minisério Casa Nova e compositor do Regis Danese
- 2 Pesquisa revela as 25 músicas mais tocadas em igrejas americanas
- 3 Série Louvores Inesquecíveis reúne clássicos dos anos 70, 80 e 90.
- 4 Devocional da Lu - Confiança no Senhor - 2 Coríntios 5:7
- 5 Devocional da Lu - Como cuidar do espírito? - Romanos 11:36