Análises
Ouvimos o novo álbum de Jotta A - Recomeçar. Confira nossa análise

A estreia de Jotta A em 2011 na televisão com o lançamento de seu primeiro álbum, Essência (2012) foi um sucesso instantâneo pontuado pelas firulas e potência vocal, com os hits “O Extraordinário” e “Estou Contigo”. No entanto, o cantor passou pelo processo de mudança vocal e precisou adaptar suas técnicas, um resultado inevitável de maturação conduzido por Bruno Oliveira e apresentado em seu terceiro trabalho.
O disco é musicalmente grandioso. As cordas, gravadas em São Petesburgo, são flamejantes. As letras das canções são longas, os riffs de guitarra intensos e arranjos vocais pesados. O álbum leva tudo ao nível de máxima intensidade – algo que parece marcar a imagem de Jotta A, que se faz presente na composição da maioria das faixas, alinhadas com nomes de peso. Tanto é que os arranjadores geralmente não seguem uma linha única durante as músicas. O que poderia virar um caos é amalgamado de forma responsável por Augusto e Assunção.
Temas como hipocrisia e idolatria estão presentes em A Reforma (Jotta A e Rozeane Ribeiro), uma audaciosa canção com uma versos extremamente atuais. Shirley Carvalhaes divide os vocais com o cantor nesta faixa e elevou a intensa canção a um nível superior. O single Princípio e Fim (Rogério Jr.) tem uma levada pentecostal com destaque para a execução das cordas. O cantor ainda explora seu potencial na envolvente Cante Outra Vez (Jotta A e Tony Ricardo), aliando bons versos a um instrumental coeso.
Jotta também se vê vulnerável na balada Eu não Mudo (Abdiel Arsênio), durante a faixa-título, com uma atmosfera congregacional, e em A Aliança (Nayara Dutra), uma canção sincera e concisa. Maravilhoso (Abdiel Arsênio e Jotta A) é uma música com arranjos vigorosos e bem marcados, com direito até a um pequeno verso falado pelo cantor, que agregou muito a faixa. É uma música que poderia ser gravada normalmente pelo Coral Resgate. Conduzida pelo violão, Ele Vem (Jotta A) parecia ser a canção mais intimista do projeto, no entanto, há um gancho improvável aproximando a faixa da sonoridade pop. Uma grata surpresa.
É de se admirar o esforço de Jotta A e toda sua equipe em entregar um projeto com identidade e, acima de tudo, com qualidade para o público, mesmo sem o auxílio de uma grande gravadora. Os vocais do intérprete foram certeiros e os arranjos excelentes. Talvez, a maior marca do trabalho dos produtores Jeziel Assunção e Willian Augusto seja o som do Coral Resgate, e eles trazem a estética do grupo para o que viria se tornar Recomeçar o melhor álbum do jovem cantor até agora.
Avaliação: ★★★★☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Jotta A
Veja também no Super Gospel:
- Joyce Carnassale apresenta novo single inspirado na grandeza de Cristo
- Leo Schiappadini e João Figueiredo lançam em parceria o novo single 'Meu Deus'
- "Cais" marca nova fase na carreira de Felipe Valente
- Novo single de Jolie Kempers incentiva crianças ao louvor: Elas também podem adorar a Jesus

Gledeson Frankly
Paulista, cristão e acadêmico em administração pela UNIFESP. Escreve para o Super Gospel desde 2017.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Entrevista: Walter Lopes
- 2 "Cais" marca nova fase na carreira de Felipe Valente
- 3 Série sobre a história dos grandes hinos da música cristã - parte 5 - Porque ele vive
- 4 Ronaldo Bezerra explica os significados da palavra louvor
- 5 Série sobre a história dos grandes hinos da música cristã - parte 3 - Mais perto quero estar
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.