Análises

Ouvimos o novo disco de Cassiane - Live Session. Confira nossa crítica

Tiago Abreu em 27/03/17 2211 visualizações
De todos os discos da série produzidos pela MK Music, o Live Session de Cassiane é o lançamento mais interessante até agora. São oito canções que concentram o repertório do sucessor de Um Espetáculo de Adoração (2013), até então o mais recente trabalho ao vivo da intérprete fluminense.

Das oito canções, maioria concentram a fase de maior sucesso de Cassiane que, com o disco Sem Palavras, lançado em 1996, escreveu seu nome na música cristã contemporânea brasileira e por meio dos trabalhos Com Muito Louvor (1999) e Recompensa (2001) firmou definitivamente um notório legado no segmento pentecostal.

Os desgastes artísticos de Cassiane nos últimos dez anos podem até ser ditos suficientes para que se os mais pessimistas considerem que a música da cantora envelheceu mal. Mas, com Live Session, Cassiane e seu produtor Jairinho mostram que, mesmo 20 anos após o lançamento de várias destas canções, ainda há fôlego em novas roupagens.

A estrutura pop rock dada ao hit Minha Bênção sem descaracterizar os sintetizadores à lá anos 2000 e a força dos backing vocals é uma proposta que é cumprida eficazmente em todo o registro.

O álbum, que soma canções antigas juntamente com faixas mais recentes (dos álbuns Tempo de Excelência e Eternamente) se apresenta de forma uniforme. Ao ouvinte menos atento, a distância histórica entre as músicas é pouco notável. A única exceção cabe para a faixa de abertura, A Carta, tão caricata ao estilo e personalidade Anderson Freire de composição.

As demais canções de Eternamente e Tempo de Excelência escolhidas não soam inferiores em comparação ao registro geral. Submisso conta com um bom entrosamento entre a banda - os riffs de baixo se destacam muito bem. A Oferta Sou Eu, com maiores diferenças e improvisações no arranjo, funcionou bem para as letras verticais mais presentes no repertório de Cassiane. E Com Muito Louvor, eterno maior sucesso da artista, ainda faz referência à estrutura apresentada em registros ao vivo antigos.

Mas nada chama mais atenção no disco que o Medley Grandes Sucessos. As cinco canções, executadas ininterruptamente, mostram que Cassiane estava ávida para trazer de volta clássicos mas que, ao mesmo tempo, não está presa ao passado. E este é o maior mérito de Live Session: até agora, é o que mais apresenta um bom recorte do artista em questão.

Nota: ★★★★☆
Live Session

(CD) 01/17


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook