Análises
Ouvimos o novo disco de Fernandinho - Galileu. Confira nosso review

Desde Sede de Justiça (2007), o sergipano encontrou seu caminho: apropriar-se do britpop com temáticas congregacionais, proposta difundida no país por Heloisa Rosa e Lucas Souza. Após isso, livrou-se de todos os irracionais excessos do “louvor e adoração” de Contagem. Ao abandonar o shofar, as canções gigantes e até mesmo ministrações deslocadas, o músico optou por fazer um som mais enxuto, direto e focado nos versos confessionais. Portanto, ileso de qualquer acusação de seguir a corrente, Fernandinho percorre por este som há quase dez anos e através de sua popularidade é, hoje, muito copiado.
O maior detalhe acerca da produção é a significativa melhora de sua dicção. Somente neste aspecto, o êxito da obra é, sem dúvida, potencializado. Na sonoridade, a participação de três tecladistas, que assinam as programações e loops, além de vários músicos convidados, procura aumentar os atrativos acerca do trabalho. Musicalmente, a obra tenta mostrar Fernandinho mais concentrado, sério, mas suficientemente sensível. As guitarras exploram o terreno já conhecido com mais energia, enquanto a bateria de Jeremy Bush sustenta as canções mais agitadas, juntamente com as coberturas de teclado executadas por Levi Miranda.
Apesar disso, o álbum ainda peca por ser demasiadamente longo. Com quinze músicas – totalizando cerca de sessenta e oito minutos –, a condução em algumas canções soa arrastada. Dono do Mundo, promovida pelo solo de Juninho Afram, custa se desenvolver e chegar ao ápice. Em contrapartida, o disco reserva outros momentos de ousadia e coragem, especialmente por Santa Euforia e sua introdução repleta de brasilidade, uma das melhores do projeto. Na regravação de Yeshua, com participação de Kim Walker-Smith, Fernandinho confirma a proposta de alargar fronteiras, se aproximar do worship produzido lá fora, trabalhando, inclusive, com músicos do The Digital Age.
Com este novo projeto, Fernandinho mostra tomar as rédeas, desafios e os louros de seu sucesso. Prova, antes de tudo, quão o esforço é mais vantajoso e legítimo do que o talento inato conduzido com desleixo.
Nota: ★★★☆☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernandinho
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Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
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