Análises
Ouvimos o novo trabalho da banda ternoesaia - Volume Dois. Confira nossa crítica

O primeiro trabalho do grupo se enveredou ao indie rock. Mas os grandes momentos do ternoesaia estavam em canções mais suaves, como "Torta". O segundo projeto, com produção musical e arranjos assinados pela própria banda, enfatiza o lado MPB/folk do conjunto, com maior riqueza poética e conceitual.
Bruna Santos e Nick Santos, como intérpretes, também estão mais maduros e desenvoltos. O entrosamento entre os cantores em Clareou e Nevoeiro são superiores a qualquer outro dueto presente no registro antecessor. Bruna, que é mais promissora e representa com maior versatilidade a música do ternoesaia, ganha mais espaço e canta mais músicas.
Grande mostra desta evolução se percebe em Laodiceia, a melhor música do disco. É uma referência vaudeville de arranjo versátil com um trabalho refinado de piano, ukelele e guitarra. Os versos carregam tanto o lado poético do grupo quanto uma veia sutilmente cômica como o estilo pede. Ainda, os riffs de baixo de Cleber Palharini são nada mais que sensacionais.
O álbum é, no geral, bastante equilibrado. Desde a veia pop com leves referências blues de Lâmpada, o tom íntimo de Paz Como um Rio, a sonoridade MPB pop de A Graça e os Três, o disco se garante. Matemática é outro momento que o sexteto usa-se do humor, com uma crítica evidente à concepção moderna de ciência, ao passo que se trata da complexidade da vida humana.
O lado folk da obra também conta com bons momentos, incluindo o single Incauto Azul e a final Manhã de Sol, que ganha mais densidade ao longo de sua execução instrumental. A influência rock está substancialmente menor. E até Ritmos da Graça, não tão ajeitada quanto deveria, especialmente em termos vocais, é mais bem estruturada que algumas canções apresentadas em Volume Um.
De aspecto alegre e luminoso, Volume Dois pode ser considerado um projeto que faz boa transição para o ternoesaia. Além disso, prova o sentido do hype em torno de sua música. O disco, cuja mixagem e masterização são do experiente Paulo Anhaia, é um prato cheio de boas composições.
Nota: ★★★★☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: ternoesaia
Veja também no Super Gospel:
- Marcela Taís lança clipe e finaliza seu terceiro álbum - Não Sou Tão Forte
- Charles Martins lança “Me Ouça”, Feat com Weslei Santos
- Juan Raposo lança “A Vida Me Alcançou”, seu primeiro single pela Central Gospel Music
- Let's Dance: Kuka Santos prepara projeto inédito com canções de celebração

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Entrevista: Walter Lopes
- 2 Ronaldo Bezerra explica os significados da palavra louvor
- 3 Série sobre a história dos grandes hinos da música cristã - parte 5 - Porque ele vive
- 4 Charles Martins lança “Me Ouça”, Feat com Weslei Santos
- 5 Saiba quais são os 10 vídeos de música gospel mais assistidos no YouTube em 2020 .... até agora
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.