Análises

Ouvimos o primeiro volume comemorativo de 30 anos da MK Music - Grandes Encontros. Confira nossa avaliação

Tiago Abreu em 31/07/17 2225 visualizações
Com a intenção de revisitar o repertório notável lançado pela empresa fonográfica entre os anos de 1988 a 1996, Grandes Encontros MK 30 Anos – Vol. 1 é um projeto que traz, acima de tudo, o protagonismo para a imagem da gravadora carioca. O selo que durante três décadas conseguiu criar um culto em torno de si, algo praticamente impensável em qualquer cenário fonográfico, liberou cada faixa como single para mostrar que se adaptou aos sinais digitais.

A produção de Rogério Vieira e Marina de Oliveira é enxuta, predominantemente focada nos arranjos de base, com a intenção de preservar a sonoridade original das canções. A seleção é, no mínimo, discutível e os duetos também. A falta de sintonia de Fernanda Brum em Imenso Amor faz com que a regravação se justifique apenas pela presença de Marina. E o dueto de Beatriz e Jairo Bonfim em A Vitória é Nossa não parece revelar a importância da canção na carreira dos músicos.

É fundamental associar a imagem dos primeiros anos da MK Music ao trabalho realizado por Marina de Oliveira. Mas quatro canções da artista carioca, com a falta imperdoável de faixas como "Basta Querer" (Carlinhos Felix), "Ao Amigo Distante" (Cristina Mel) e "Face a Fé" (Elizeu Gomes), não faz tanto sentido. Faça um Teste, que marca a reunião do Voices, é a que melhor se ajusta aos novos tempos e perde menos brilho.

As canções de teor congregacional e pentecostal são as que se saem melhor no álbum. Via Dolorosa encontra na voz de Elaine Martins um maior peso interpretativo e a Comunidade Vila da Penha é bem lembrada em Consagração / Louvor ao Rei. Imagine, triunfal e uma das melhores faixas de Cassiane, segue o compasso pop dos seus registros recentes com adesão de Léa Mendonça. E a sertaneja Igreja Pequena é enriquecida pelos dedilhados de Sérgio Knust e Duda Andrade que encorpam os vocais de Flordelis e Geraldo Guimarães.

Ao mesmo tempo que é um registro de instrumentação dedicada, Grandes Encontros MK 30 Anos – Vol. 1 carrega um senso de confiança demasiada na força própria das canções escolhidas. Mesmo que parte das performances tragam segurança ao eficiente duo Marina e Rogério, o disco frustra pela falta de ambição nas interpretações mais improváveis.

Avaliação: ★★★☆☆
Grandes Encontros MK 30 Anos – Vol. 1

(CD) 01/17


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vários artistas

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook