Análises

Ouvimos Respire Fundo, clássico da banda Ao Cubo - Confira nossa crítica retrospectiva

Roberto Azevedo em 23/01/16 1309 visualizações
Formado em 2003, o grupo de rap cristão Ao Cubo traz em suas canções letras que narram o contexto de centros urbanos, abordando temas como aborto, desemprego, respeito e dignidade com Jesus. Lançado em junho de 2004 de forma independente, Respire Fundo estreia a discografia do grupo com peso.

Após uma vinheta Abertura, a viagem musical tem início com a faixa-título, que alterna expressões auto-indicativas (uma característica do gênero) com rimas de conteúdo evangelístico. Fora quem USA vem com uma letra recheada de criticas a mentalidade consumista que tem sido intensamente “pregada” pelos meios de comunicação e ainda sobra espaço para alfinetar o panorama social e político brasileiro daquela época.

Nesse panorama, a juventude brasileira é um dos focos da banda. Ira dos 20 versa noticias reais de nosso cotidiano com versos muito bem bolados.

Mas as histórias com temas periféricos também se fazem presentes. Naquela Sala, maior sucesso do grupo, é uma das melhores do disco. Edvaldo Silva, em seguida, tem seu destaque pelas frases de gaita, que dão um toque especial na dissertação. 1980 caminha pelo testemunho pessoal do rapper Cleber.

O álbum também reserva momentos mais descontraídos, como Batalha, um interlúdio com scratchs e batidas executadas por Fjay e Cleber. Incline seus ouvidos, em seguida, é a faixa mais dançante do disco e traz a participação de Pregador Luo. Novo dia conta com a participação de Rogério Sarralheiro e de Tico, voz e sax do Templo Soul. É a única canção que não foi produzida por Fjay. Destaque para a pegada soul e cheia de groove do arranjo idealizado por Rogerinho.
Respire Fundo

(CD) 01/04


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ao cubo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.