Notícias

Ramon Torres e a História da Música Cristã no Brasil - Década de 70: Bases de uma revolução musical

Redação em 10/11/21 226 visualizações
Ramon Torres e a História da Música Cristã no Brasil - Década de 70: Bases de uma revolução musical

A década de 70 apresenta as bases para grande transformação que a música cristã brasileira iria sofrer nas décadas de 80 e 90. A população de evangélicos nos anos 70 é por volta de 3 milhões apenas. Alguns fatos merecem ser destacados:

Em 71 os Jovens da Verdade gravam um LP chamado Drogas. São alvos de criticas duras, mas a música vira um sucesso. A reclamação maior era o fato de um grupo evangélico estar gravando um tema que não fosse adoração, curiosamente em 76 Luiz Arthur lança um disco com o mesmo nome e sofre as mesmas criticas, mas o disco é um sucesso.

VPC já havia gravado compactos, começa a gravar LPs em 1971, com o título "Fale do amor". A capa mostra a influencia cultural e o indicio de que muita coisa iria acontecer!  Em 1973 a 12ª equipe laçou o disco "Se Eu Fosse Contar". FOI UM SUCESSO, músicas como “Nas estrelas”, “Deus é real” invadem as igrejas brasileiras. Em 75 é lançado Louvor I com cânticos que viraram clássicos até hoje: Buscai primeiro, Ao Orarmos, Mente e Coração.

Paralelamente no seminário Palavra da Vida em Atibaia, o Maestro Dick Torrans forma um grupo de 8 componentes e chama de Palavra da Vida, nesse grupo estão Jayro ‘Jairinho’ Trench Gonçalves e Paulo César, alguns anos depois Dick, Jairinho e Paulo saem do palavra da vida por divergências musicais e fundam o GRUPO ELO. Seu primeiro disco é o CALMO, SERENO, E TRANQUILO. Em 79 Lançam o Disco OUVI DIZER, mais um clássico da época, músicas como Ao Sentir fizeram sucesso imediato.

 O Conjunto Som Maior nasceu em 1976, sob a orientação do Ministro de Música, Pr. Roger Cole, Diretor do Departamento de Música da Convenção Batista do Estado de São Paulo, que escolheu um a um, os integrantes do grupo dentre os componentes do Coral Jovem do Estado de São Paulo. Pode-se destacar pelo menos um grande sucesso no início: Jesus Cristo mudou meu viver

Outro grupo que também começa sua trajetória é o Voz da Verdade, O grupo começou suas atividades em 1978,com o LP "Quem é o caminho?", que teve a música "Jesus Vive" como o primeiro sucesso da banda. A família Moysés na época era dona de uma loja de calçados, e os discos do conjunto eram dados aos clientes como forma de brinde, e assim começou a divulgação do conjunto, que em pouco tempo já estariam fazendo grande sucesso.

Em 73, foi gravado na cidade de Curitiba o disco Cem Ovelhas. Antes do lançamento deste disco, Ozéias de Paula sofreu um acidente automobilístico em uma viagem de Curitiba para o Rio de Janeiro. Após a recuperação do acidente, o disco Cem Ovelhas foi lançado, atingindo altos índices de venda.

Alguns cantores que se destacariam muito nas décadas seguintes começam suas carreiras:

Antonio Bicudo grava seu primeiro disco em 1970, mesmo ano que a Banda Exodos se forma, provavelmente foi a primeira banda de Rock cristão no Brasil, é deles por exemplo a canção “Nos Galhos secos”.

No Nordeste surge o Grupo Embaixadores de Sião que grava seu primeiro disco em 1978, outro representante do nordeste a gravar nessa década foi Jorge Araujo.

Shirley Carvalhaes grava seu primeiro disco em 76 de maneira independente e depois começa uma parceria com a gravadora rocha eterna.

Asaph Borba inicia um movimento de adoração no Sul do Brasil, ao gravar seu primeiro disco, intitulado Celebremos com Júbilo, juntamente com o cantor Donald Stoll

No RJ surge o Pr. Paulo Cesar Brito que grava seu primeiro disco em 1977

Em meados de 1970 foi criada a equipe “Realidades em Cristo”, essa equipe vai ser fundamental para o inicio da Igreja Cristo Salva.

Janires chega na igreja Cristo Salva no centro de São Paulo, o músico tinha a vontade de criar uma banda de rock cristão. Ainda, nessa época o cantor já possuía suas primeiras composições. Foi gravado um compacto em 1979 com os irmãos Liasch, mas Janires decidiu mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde criaria o Rebanhão.

Com grandes nomes e ideias surgindo ou se firmando no cenário musical, provavelmente o maior feito da década foi realizado por VPC com o lançamento do álbum "De Vento em Popa" em 1977, o primeiro disco do grupo com 100% de músicas compostas por autores nacionais como Sérgio Pimenta, Aristeu Pires, Guilherme Kerr, Edy Chagas e Artur Mendes, além de ritmos brasileiros, principalmente a bossa-nova e o samba canção. Foi um grande fiasco comercialmente, esse disco só foi redescoberto anos mais tarde, muitas lojas devolveram o disco por acharem mundano. Um destaque é a música Sinceramente.

Ainda na década de 70 vão surgir algumas comunidades que serão fundamentais na década de 80 para mudanças profundas na musica evangélica brasileira.

Muitos outros nomes surgem na década de 70, são anos incríveis e criativos que fazem parte dessa incrível historia da nossa musica cristã


 

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook