Notícias

Ramon Torres e a História da Música Cristã no Brasil - Década de 80: Nada nunca mais foi como antes

Redação em 03/12/21 521 visualizações
Ramon Torres e a História da Música Cristã no Brasil - Década de 80: Nada nunca mais foi como antes

A década de 1980 começou com dois grandes lançamentos de Vencedores por CristoTanto Amor que tem o primeiro baião evangélico: Pescador e Louvor II, músicas como: Vaso NovoEntão se Verá, Glória Para Sempre, Você Pode Ter, Meu Coração, Ao que Está Assentado etc., fazem o repertorio da maioria das igrejas brasileiras. A década de 1980 é a década de ouro de Vencedores por Cristo, quase todos os seus discos se tornam sucessos, além da série Louvor, temos os discos: Tudo ou Nada, Viajar, Série Instrumental.

Nomes como: Guilherme Kerr, Sérgio Pimenta, Jorge Camargo, João Alexandre ,Adhemar de Campos, Jorge Rheder, Nelson Bomilcar, Sérgio Leoto, Gerson Ortega, Wesley Vasquez, Marlene e muitos outros, se tornam referência e dominam o louvor congregacional das igrejas evangélicas brasileiras, influenciado por Vencedores por Cristo, João Alexandre forma o grupo Pescador no início da década de 80, mas o grupo dura pouco tempo.

Em 1985 surge o grupo MILAD, com ex-integrantes de Vencedores por Cristo, eles são um dos primeiros grupos a viverem exclusivamente de música evangélica no Brasil. Com belos arranjos e todo o talento de João Alexandre, o Milad lançou 3 discos muito bem aceitos pela igreja brasileira. Em 90 lançaram um dos maiores sucessos de João Alexandre: Pra cima Brasil

Na cidade do Rio de Janeiro Janires Magalhães Manso (que se converteu em Brasília e passou por um tempo na igreja do Tio Cássio) criou um novo grupo de rock que unia letras poéticas com temática cristã, o grupo chamava Rebanhão.

Apesar de seus membros terem sido duramente criticados pela sonoridade e as letras, as canções do Rebanhão atraíram os jovens cristãos, e fizeram a banda alcançar uma alta vendagem no primeiro trabalho. O Rebanhão ainda foi responsável em sua primeira formação pela gravação do primeiro disco evangélico ao vivo no Brasil, Janires e Amigos, em 1984.

Janires saiu do Rebanhão em 1985 e se mudou para Belo Horizonte onde se juntou a Banda Azul que lançou apenas um disco Espelho nos Olhos.

A década de 1980 foi uma década trágica para a música evangélica: O grupo Elo teve sua trajetória interrompida por um grave acidente que matou Jairinho, sua esposa e seu filho forçando Paulo César a encerrar a linda trajetória do grupo Elo. Um pouco depois ele fundou o Grupo Logos.  Sérgio Pimenta autor de músicas que tornaram verdadeiros clássicos na música cristã brasileira, como Cada Instante, Você pode ter, e Aquele que me ama, lá está o meu tesouro, faleceu vítima de câncer aos 32 anos em 1987. Janires também morreu em um acidente no ano de 88.

A igreja Cristo Salva se solidificou no trabalho alternativo com jovens e surgiu no cenário musical com o grupo Cristo Salva que teve como vocalistas Luciano Manga e Tulio Régis que foram os fundadores da banda Oficina G3Túlio é compositor de musicas como Naves ImperiaisValéria, Rei de Salém, Comunicação, Viver por Fé e Pirou.

Com sua proposta diferente a igreja do Tio Cássio abrigou pessoas como: Estevam Hernandes e Sonia Hernandes, Tulio, Luciano Manga, Juninho Afram, Walter Lopes e Wagner García

A década de 80 teve como destaque também o surgimento de várias bandas de rock:

Banda Resgate -1987 Igreja Batista em Carandiru

Fruto sagrado - 1988 Igreja Presbiteriana Betânia em Niterói

Katsbarneia - 1988 Renascer em Cristo

Catedral - 1987 Igreja Presbiteriana de Nilópolis RJ

Banda Raízes - 1987 Assembleia de Deus L2 Sul DF

Temos bandas de outros estilos surgindo:

O Altos Louvores seu primeiro disco saiu em 1985. Deste grupo surgiram cantores bem sucedidos da década de 90 como Sérgio Lopes, Léa Mendonça, Eyshila, Ronald Fonseca (Trazendo a Arca), Marquinhos Gomes, Jozyanne, Liz Lanne.

A Banda e Voz grava seu primeiro disco em 1985 com o nome Opções

Em 1988 a banda Novo Som gravou seu primeiro disco com o nome Novo Som.

Também temos história na black Music! Em 1982 a Banda Actos 2 gravou o disco Mundo Perdido Esta banda vai começar a misturar black com outros estilos e se tornou muito famosa na década de 90 com o nome Kadoshi

Em 1989 a Banda Rara gravou humanidade, destaque para o lançamento no Olympia, na época a maior casa de espetáculos de SP.

Outro fato de destaque na década de 1980 foi a estruturação de gravadoras já conhecidas e surgimento de gravadoras mais estruturadas como MK, Som e Louvores e Bom Pastor.

Alguns cantores que iniciaram sua carreira nessa década:

Armando Filho grava seu primeiro disco em 1980: Por um momento só

Álvaro Tito gravou em 1982: Meu ser para Cristo. Em 1986 ele lançou seu disco mais vendido: Não há Barreiras. Álvaro Tito é considerado o precursor do estilo Black no Brasil, já vendeu mais de Dois milhões de discos.

Lauriete gravou seu primeiro disco aos 12 anos em 1982: Arrebatamento, a faixa título leva composição da própria cantora.

J. Neto gravou seu primeiro disco em 85: Água viva (sua imitação de Roberto Carlos é assustadora)

Marina de Oliveira gravou seu primeiro disco em 1986: Imenso Amor (sucesso: Faça um teste)

Cassiane com então 8 anos gravou seu primeiro disco em 81: Cristo é a força

Marcos Goés também começa na década de 1980. O disco Autoridade e Poder foi gravado em 89

Mara Lima lança seu primeiro disco em 1982: Além da Morte

Os rumos do louvor congregacional começaram a mudar na metade da década e as comunidades começaram a chamar atenção, dentre elas é possível destacar: Comunidade da Graça, Comunidade de Goiânia, Comunidade Zona Sul.

É preciso destacar a Comunidade de Goiânia:

Em 1985 o Pr. Bené Gomes compôs seu primeiro sucesso, Quem pode livrar, surgiu o grupo Koinonia. Em 1988 foi lançado o ótimo disco Adoração I: Aliança, surgiram sucessos como: Ao único, Tú és Soberano, Aliança, Quem pode livrar, Sala do trono, Oferta de amor.

O Pr. Bené foi para Brasília iniciar a Comunidade de Brasília que virou a Igreja Sara Nossa Terra. Através do Koinonia surgiram: Alda Célia, Ludmila Ferber, Kleber Lucas, Pr. Márcio dentre outros.

As crianças não foram esquecidas nos anos 80. É nessa época que surgiu o ministério Kids Praise, eles tinham como personagem o Salty que foi o tema de Louvores da Garotada. Esse ministério se transformou em Turma do Printy na década de 90

O meio adventista seguiu firme e forte mas de maneira isolada. No meio da década uma parceria com a família Prates fez surgir o grupo Prisma Brasil, mesmo adventista, fez muito sucesso no meio tradicional. Em 85 lançaram seu primeiro disco: Fonte de Luz. Em 89 gravaram um de seus maiores sucessos: Discípulo Teu

Em 86 o Jovem casal Estevam e Sonia Hernandes, após passar um tempo com o “Tio Cassio”, fundou a Igreja Renascer em Cristo e nada nunca mais foi como antes.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook