Notícias

Reflexão sobre o contraste entre a simplicidade e a tecnologia no louvor

Redação em 17/04/12 1695 visualizações
Adoração simples é tudo o que precisamos

Por Andy Park

Aqui em nosso apartamento no distrito de Sha Tin, Hong Kong, estamos cercados pelos sons de adoração. Todos os dias - duas vezes por dia - os irmãos, a maioria ex-dependentes químicos que vieram para Cristo, se unem para levantar suas vozes em canções de agradecimento e adoração. Todas as manhãs e noites, simples sons de louvor ecoam ao longo de nosso pequeno conjunto de apartamentos.

Não há muitas pessoas educadas ou cantores capacitados no grupo, então não é como se você estivesse ouvindo um coro de homens. Na verdade, algumas das notas que ouço me fazem ficar de cabelo em pé. Mas tenho certeza que tudo isso é bonito para Deus. Ele não é tão exigente como eu.

Estarmos imersos nas canções do "dai heng" é um grande lembrete sobre a essência da adoração. A adoração é sobre um grito do coração e não uma "Produção Slick". A adoração é sobre me achegar a Deus e derramar meu interior, não é sobre ter o último som ou uma música quente. A adoração é sobre o recebimento de perdão e cura quando eu confesso meu pecado e fraqueza. A adoração não é a cerca da sofisticação, é sobre honestidade - tirando os nossos disfarces espirituais e deixando Deus entrar em nossas camadas auto-protetoras. Acho que o Espírito Santo não responde à apresentação polida da parte exterior, mas ao coração faminto.

Eu não posso ajudar, mas acho que a cultura de adoração aqui entre os "heng dai" é semelhante é à igreja do primeiro século. Um grupo de pessoas reunidas em um círculo, compartilhando a ceia do Senhor e cantando hinos a Deus. Isso é quase tão complicado quanto nos primeiros dias de culto cristão. Creio que foi Tertuliano, um pai da igreja primitiva que escreveu a cerca de 200 dC, que encorajou os cristãos a se reunirem em um círculo e cantar hinos. Ele disse que quem tivesse algo a compartilhar poderia entrar no meio do circulo e cantar uma canção. Esse padrão está sendo usado ainda hoje. Qualquer pequeno grupo no mundo podem se reunir em um círculo para cantar, orar e partilhar comunhão. Adoração não tem que ser mais complicada do que isso.

Imagine o contraste deste quadro com a cultura de adoração cristã contemporânea no mundo ocidental. Estamos muito ligados ao lado musical das coisas. Estamos imersos em sons mais recentes, escritores, músicas e gravações. Mas; estamos tão impressionados com a embalagem que perdemos de vista o dom da adoração? Estamos na verdade somente dispostos a resolver a produção profissional e os gráficos ou nós realmente temos fome do próprio Deus?

Nestes dias de explosivos avanços tecnológicos, é muito fácil, a partir dos países de primeiro mundo, sermos pegos na glória dos loops, do mp3, da gravação digital e das apresentações de vídeos em flash. Se você não for suficientemente "tecno" para entrar nessa coisa, talvez você ficará perdido na hora de encontrar os músicos certos que reproduzam sons específicos sobre os determinados instrumentos.

Estamos sempre procurando algo novo para sacudir o povo e os libertar de suas turbulências espirituais. É um desafio constante. Habilidades de produção e ferramentas podem ser poderosas que levam as pessoas ao despertar e ter um outro olhar para Deus. Mas, se dependermos de truques tecno, não seremos capazes de deslumbrar as pessoas por muito tempo antes que isso fique velho. Além disso, eu pergunto, queremos criar uma cultura na igreja de espectadores que se reúnem para se divertir? Ou queremos convidar as pessoas a uma simples adoração ao seu Criador e Redentor?

Se você está empregando novos estilos de adoração e está funcionando, isso é maravilhoso. É tudo de bom, desde que a forma da adoração não se torne o foco da adoração. Se as pessoas são mais apaixonadas por seus arranjos legais, a adoração está em declínio.

Não existem soluções fáceis para esta tensão entre os líderes de louvor modernos. Eu, pessoalmente, gosto muito de música de alta qualidade, dança e apresentações visuais. Deus nos deu as artes, e há muitas maneiras de empregar as artes no culto. Eu acho que é ótimo buscar algumas dessas opções, mesmo que estejam "na moda", desde que não suguem a vida de nossa adoração. Deus usa o "genuíno" do dia para ser o porta-voz de Sua Palavra e o veículo para a Sua presença. Mas as melhores tendências musicais e artísticas não podem substituir a vida no Espírito, e um coração de adoração.

Talvez você esteja desanimado porque sua banda não pode fazer da mesma forma como fazem no CD. Ou talvez você esteja entre os milhares que dariam qualquer coisa para reunir uma banda, mas você não consegue encontrar os músicos. Isso é difícil, mas com certeza aponta de volta para a essência da adoração. Quando estamos deprimidos porque não podemos temos o som que realmente queremos, talvez Deus está nos dizendo para mudarmos o nosso foco um pouco.

Quando você está cercado por recuperados dos vícios das drogas, que precisam muito do poder, da cura e do amor de Deus, você não pensa muito sobre como soa bem o PA, que tipos de arranjos musicais você está usando. As prioridades são deslocadas para as coisas do coração, as coisas do Espírito de Deus. Há momento em que me sinto incomodado com a falta de musicalidade em torno de mim aqui nas casas dos novos garotos, mas a presença encantadora do Espírito Santo compensa as notas musicais desagradáveis.

A adoração é sobre amar e louvar a Deus de coração. Trata-se de dar uma linguagem de amor a um grupo de pessoas, para que eles possam adorar a Deus conosco. Não vamos esquecer a simplicidade dos fundamentos.

Deus dê a cada um de nós um coração de adoração. Renove em nós o simples amor pelo Senhor, a sede e a fome de conhecer ao Senhor para andarmos em santidade e justiça. Queremos vê-lo e tocá-lo. Venha mudar nossos corações novamente.

Este texto é um post de Andy Park durante sua viagem a Hong Kong

Fonte: www.andypark.ca via www.adorando.com.br

Imagem: Quartel Design

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook