Análises
Relembramos o único disco de Janires - Janires e Amigos. Confira nossa crítica

No Rebanhão, Janires provou que a banda era capaz de fazer qualquer coisa. Nada muito diferente do seu único disco solo, que não se prende ao apenas discurso cristão de salvação divina. Apesar do cantor ser o grande intérprete e mente por trás das canções, o repertório é composto por várias homenagens a amigos que o ajudaram na estrada. Por isso, a dramática história da ex-atriz Helena (Todo Pecado Será Perdoado), conhecida como Darlene Glória, é conduzida pela dor, mas também pela redenção. As dificuldades não ficam distantes em Baltazar (O Artilheiro de Deus), direcionada ao ex-jogador da Seleção Brasileira. Alex Dias Ribeiro, já tributado na clássica "Hoje Sou Feliz", recebeu uma versão ainda mais direta com Alex (O Baixinho Voador).
Como complemento, Pedro Braconnot, Kandell e Carlinhos Felix, integrantes do Rebanhão, tocam no álbum, o que faz com que o disco seja conhecido, ao mesmo tempo, como um registro da banda. A ausência do baixista Paulo Marotta é compensada com a presença de Gladson Góes, responsável pelas linhas de baixo de Baião I. Mas, além do Rebanhão, há significativas contribuições da Banda Fé, embrião do que se tornaria, futuramente, a Banda & Voz. Além das homenagens, Arca é um dos melhores registros histórico-musicais do que era feito de música cristã contemporânea na década de 1980. Janires e Amigos foi relançado em CD na década de 1990, com significativas mudanças na ordem das músicas e inclusão de duas faixas do Rebanhão. Mesmo assim, não perdeu sua relevância em ser um dos registros mais impressionantes da década de 1980. A curta, porém genial trajetória de Janires, pode ser conferida em canções que tratam sobre a vida, o amor, a morte e a eternidade.
Avaliação: 5/5
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Janires
Veja também no Super Gospel:
- Kuka Santos lança novo single e clipe pela Sony Music - Aleluia
- Aretusa lança o single “Confio no Senhor”, após vencer o COVID-19
- Thyago Férsil lança a canção "Meu Tudo" pela Central Gospel Music
- André e Felipe lançam single “A Sós” collab Casa Worship

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Daniel Borges inicia sua trajetória na Graça Music com o single “Planos de paz”
- 2 Artigo: 30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer
- 3 Entrevista: Walter Lopes
- 4 Morando nos EUA, Berenice Cline prepara single com grande nome do sertanejo brasileiro
- 5 Novo projeto de Ton Carfi destaca sua força como intérprete
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.