Análises

Relembramos um clássico na discografia de Aline Barros - Voz do coração. Confira nossos comentários

Jonatha Cardoso em 07/01/13 4846 visualizações
Com produção de Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, Voz do coração é o segundo álbum da cantora, gravado e lançado em janeiro de 1998 pela AB Records. O álbum contém onze canções que marcaram, não só a sua própria carreira, como também a música gospel.

Foi o primeiro álbum lançado pela gravadora AB Records, lançada em 1995 – junto do sucesso do LP Sem limites, que fora lançado pela gravadora Grape Vine. Embora tenha começado antes, foi nesse ano que Aline começou a marcar seu nome na história da música gospel de todo o Brasil. Ou seja, com menos de três anos de carreira, Aline, ao lançar esse CD, claramente estava marcando seu lugar de destaque. A prova disso é a canção Fico feliz, que se tornou uma “febre” nas rádios de todo o país, bem como as canções Corra para os braços do Pai e Caminho da fé, que por muito tempo ficaram entre as primeiras, culminando, pouco depois, na marca incrível de mais de 400 mil cópias vendidas, recebendo Disco de Platina.

Vamos começar.

Se colocarmos um top 10 de músicas de Aline, sem dúvida Corra para os braços do Pai está nessa lista. Essa música é muito, muito diferente para a época de gravação. A música é a versão de If this world, lançada dois anos antes pela cantora americana Jaci Velasquez. Elas são muito semelhantes, embora em tons diferentes. A música tem uma batida pop muito boa, que leva alguns toques que lembram música eletrônica. O dueto de vozes em alguns trechos é muito bom. Excelente voz de Aline. O som de órgão, aliado com as cordas dão um toque a mais, bem especial. Perfeito.

O grande Marquinhos Gomes é o autor de uma das melhores do CD: Caminho da fé. A música tem uma introdução muito boa no teclado. É fácil perceber que a música tem um peso que vem, não só dos instrumentos, como também da voz de Aline, que é de um nível excepcional, de, literalmente, ficar de boca aberta. A música é mais lenta, mas não muito – se o fosse, não seria tão bela. Destaco o solo de violão e sax no meio da canção. A letra fala sobre a fé que temos que ter, mesmo cercado de lutas por todo o caminho.

A introdução de Pai, te amo é muito bela, fácil de ser notada. A canção é uma versão da antiga canção americana Father, we love you, de 1976. A música tem um backing vocal excelente no coro dela. A música segue a mesma batida e peso da canção anterior – se fosse feito um medley das duas, ficariam perfeitas, pois elas se completam, a nível de arranjos. Mais uma vez, destaco a voz potente de Aline. A bateria também é excelente.

Fico feliz é uma canção, daquelas que não tem como ficar parado. A versão de It makes me glad, ganhou ares latinos – quiçá, caribenhos – ao longo de toda ela, não só na percussão, como nos sons de “xilofone”. A canção tinha tudo mesmo para figurar entre as primeiras, pois ela é excepcional. O coral com crianças no meio da canção é uma demonstração de que é uma canção muito legal. Me lembro de como pulávamos cantando essa canção quando criança. Excelente!

Um aspecto mais leve carrega Não há razão - embora com a voz de Aline é difícil, pois o peso que ela carrega é de se impressionar. Os arranjos ficaram, sim, mais leves no início, mas no coro já vemos algo mais forte, com algo semelhante a uma orquestra sinfônica. Sem dúvida, ponto muito positivo. A letra de Josué Teodoro é muito bela, falando que não há motivos para sofrer ou chorar, mesmo que as noites ficam mal dormidas e o desejo de desistir apareça muito forte. Ótimo!

Uma canção que tocou muito foi Por toda a minha, que segue os mesmos toques da segunda e terceira canções. A letra, de Benedito Carlos, é linda demais: “Meu amor, eu te decorei só num olhar; o que Deus uniu e abençoou, nada pode separar. Eu preciso te aprender, porque toda a minha vida eu vou te amar.” A música é mais leve e carrega um toque muito romântico – algo raro à época, na música cristã. Destaco os arranjos, que dão o “ar romântico” de toda a canção. É muito emocionante!

Uma das minhas favoritas dos meus tempos de criança é, sem dúvida, Tribo de Levi, que tem, não toques, mas um estilo completamente caribenho – uma espécie de salsa. A música do trio Beno, Solange e Junior César é excelente, empolgante, vibrante. O vocal, que nesse tipo de canção precisa estar bem presente, esteve impecável. A letra é simples e curta, mas marca muito bem. E com a voz de Aline junto, vai esperar-se o quê? Canção ótima.

A canção mais suave de todas é, sem dúvidas, Ao Deus da minha salvação. Depois de todo o CD, achamos uma canção que se vê pouco o peso da voz de Aline, e vemos uma cantora mais suave, mais delicada. O dueto do teclado com a bateria mais leve é o centro da música, de autoria de Jorge Guedes. Na minha opinião, embora não haja uma canção com o título do CD, essa é a que mais poderia chegar perto do tema, pois é uma canção de adoração e rendição. Muito linda.

A mensagem da cruz, sem dúvida, é uma das mais belas canções da Harpa Cristã, desde que foi escrita por Antônio Almeida, já ganhou inúmeras versões. Sem dúvida, as versões de Aline são muito belas. Começamos com uma introdução muito bela no teclado – que me lembra até Tom Brooks -, prosseguindo para a voz de Aline, como sempre marcante. Destaco o backing vocal em vários momentos da música. O conjunto trouxe uma roupagem mais forte e marcante para a bela canção.

A última música rápida do CD é a também marcante Daí louvor, do grande Marcelo Manhãs. Uma pegada pop bem rápida, com a bateria e o teclado, além de vários efeitos de metais bem providenciais, são marcas dessa canção. O backing também é muito bom, aparecendo bem mais durante a canção. O conjunto do arranjo é excelente, e marca bem a estrofe e o coro. Empolgante!

Uma das mais lindas, na minha opinião, é a que encerra esse álbum: Lírio dos vales, novamente escrita pelo trio “César” é belíssima, não só na sua letra – que é bem a cara de Beno e Solange César – mas também no seu arranjo. Um teclado mais suave, mas com uma bateria bem forte e marcante, são destaque – aliás, o solo entre os coros é de se arrepiar. Se há como explicar a expressão “encerrar com chave de ouro”, essa música é a demonstração de como se faz isso em um CD da qualidade do de Aline.

Amados, embora seja um CD antigo, não há como negar que ele foi marcante para a nossa música. Quem o tem guardado, pode ter certeza de que possui uma relíquia guardada!

Deus te abençoe!

@jonathacardoso
Voz do coração

(CD) 11/99

(5,0/5)
Total de votos: 2

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Aline Barros

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook