Análises

Relembramos um clássico na discografia do Ao Cubo, lançado em 2005 - Respire Fundo

Roberto Azevedo em 20/04/23 2137 visualizações
Relembramos um clássico na discografia do Ao Cubo, lançado em 2005 - Respire Fundo

Formado em 2003, o grupo de rap cristão Ao Cubo traz em suas canções letras que narram o contexto de centros urbanos, abordando temas como aborto, desemprego, respeito e dignidade com Jesus. Lançado em junho de 2004 de forma independente, Respire Fundo estreia a discografia do grupo com peso.

Após uma vinheta Abertura, a viagem musical tem início com a faixa-título, que alterna expressões auto-indicativas (uma característica do gênero) com rimas de conteúdo evangelístico. Fora quem USA vem com uma letra recheada de criticas a mentalidade consumista que tem sido intensamente “pregada” pelos meios de comunicação e ainda sobra espaço para alfinetar o panorama social e político brasileiro daquela época.

Nesse panorama, a juventude brasileira é um dos focos da banda. Ira dos 20 versa noticias reais de nosso cotidiano com versos muito bem bolados.

Mas as histórias com temas periféricos também se fazem presentes. Naquela Sala, maior sucesso do grupo, é uma das melhores do disco. Edvaldo Silva, em seguida, tem seu destaque pelas frases de gaita, que dão um toque especial na dissertação. 1980 caminha pelo testemunho pessoal do rapper Cleber.

O álbum também reserva momentos mais descontraídos, como Batalha, um interlúdio com scratchs e batidas executadas por Fjay e Cleber. Incline seus ouvidos, em seguida, é a faixa mais dançante do disco e traz a participação de Pregador Luo. Novo dia conta com a participação de Rogério Sarralheiro e de Tico, voz e sax do Templo Soul. É a única canção que não foi produzida por Fjay. Destaque para a pegada soul e cheia de groove do arranjo idealizado por Rogerinho.

Respire Fundo

(CD) 01/04


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ao cubo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook