Análises
Relembramos um dos discos de Carlinhos Felix, lançado há 25 anos - Carlinhos Felix. Confira a análise

Coisas da Vida (1991), primeiro registro individual do carioca, deixava pistas para o segundo por meio de músicas ecologistas como "Velhos, Vidas e Verde". Com distribuição da BMG Ariola em parceria com a Line Records, Carlinhos Felix, lançado em 1992, aprofunda o discurso crítico e mantém, com certa similaridade, o nível técnico do trabalho anterior na maior parte de seu tempo.
Envolto em elementos acústicos e eletrônicos, Carlinhos é urbano. Trata das praias, a correria e a rapidez em Tempo Fugaz, os desafios da caminhada em Ruas, fala de aquecimento global em Sol da Justiça e critica astrologia com Futuro. O repertório é predominantemente autoral. Felix é auxiliado por Joran, Jorge Guedes e pelo guitarrista Paulinho Guitarra, que se faz fundamental por alguns riffs jazzísticos e camadas das seis cordas.
Musicalmente, mantém a ambição e a complexidade dos arranjos pop na quente Certeza, as execuções de teclado na melancólica e densa Recomeçar e a romântica Nós Dois, que é um dos pontos altos de interpretação do cantor e compositor. Carlinhos, nos primeiros discos após sair do Rebanhão, seguiu princípios de sua ex-banda e conseguiu juntar aspectos populares em seu repertório sem deixar de lado a riqueza nas produções e arranjos.
Caracterizado por ser um dos melhores momentos de sua carreira, Carlinhos Felix é o retrato de um período artístico, cujo contexto de Rio 92 implicava atenções crescentes para temáticas ambientais-sociais, com a preocupação de ter, no cenário evangélico de movimento gospel, uma reflexão mais contundente da vida cotidiana.
Nota: ★★★★☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Carlinhos Felix
Veja também no Super Gospel:
- Joyfull lança o remix de “Grace Of God” junto com Drade Bass e o rapper Adônis Maia
- Karmel lança a faixa “Confiarei” em todos os apps de Música
- Rita Ribeiro lança Live Session do single “Projeto de Deus”
- Kemilly Santos lança o álbum “Plano Original", seu novo projeto pela Sony Music

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Artigo: 30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer
- 2 100 melhores álbuns da década de 2010
- 3 Entrevista: Walter Lopes
- 4 Jailson e Ângela lançam “Poder do Joelho”, uma experiência pessoal da dupla, em forma de canção
- 5 Saiba quais são os 10 vídeos de música gospel mais assistidos no YouTube em 2020 .... até agora
Mais acessadas
Mais Destaques
Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.
Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.