Análises
Relembramos um dos discos de Carlinhos Felix, lançado há 25 anos - Carlinhos Felix. Confira a análise

Coisas da Vida (1991), primeiro registro individual do carioca, deixava pistas para o segundo por meio de músicas ecologistas como "Velhos, Vidas e Verde". Com distribuição da BMG Ariola em parceria com a Line Records, Carlinhos Felix, lançado em 1992, aprofunda o discurso crítico e mantém, com certa similaridade, o nível técnico do trabalho anterior na maior parte de seu tempo.
Envolto em elementos acústicos e eletrônicos, Carlinhos é urbano. Trata das praias, a correria e a rapidez em Tempo Fugaz, os desafios da caminhada em Ruas, fala de aquecimento global em Sol da Justiça e critica astrologia com Futuro. O repertório é predominantemente autoral. Felix é auxiliado por Joran, Jorge Guedes e pelo guitarrista Paulinho Guitarra, que se faz fundamental por alguns riffs jazzísticos e camadas das seis cordas.
Musicalmente, mantém a ambição e a complexidade dos arranjos pop na quente Certeza, as execuções de teclado na melancólica e densa Recomeçar e a romântica Nós Dois, que é um dos pontos altos de interpretação do cantor e compositor. Carlinhos, nos primeiros discos após sair do Rebanhão, seguiu princípios de sua ex-banda e conseguiu juntar aspectos populares em seu repertório sem deixar de lado a riqueza nas produções e arranjos.
Caracterizado por ser um dos melhores momentos de sua carreira, Carlinhos Felix é o retrato de um período artístico, cujo contexto de Rio 92 implicava atenções crescentes para temáticas ambientais-sociais, com a preocupação de ter, no cenário evangélico de movimento gospel, uma reflexão mais contundente da vida cotidiana.
Nota: ★★★★☆
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Carlinhos Felix
Veja também no Super Gospel:
- Andressa Aguiar lança “Além do Impossível”, canção que reforça a fé na superação dos desafios
- No Santuário anuncia gravação de DVD ao vivo na ADVEC Niterói, no Rio de Janeiro
- São Paulo recebe turnê comemorativa de 10 anos do 3 Palavrinhas
- A grande casa de shows Tokio Marine Hall recebe o “3 Palavrinhas” para uma apresentação inesquecível!

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook