Análises

Relembramos um dos discos de Carlinhos Felix, lançado há 25 anos - Carlinhos Felix. Confira a análise

Tiago Abreu em 10/06/17 1152 visualizações
Quando Carlinhos Felix, juntamente com o Rebanhão, lançou os discos Princípio (1990) e Pé na Estrada (1991), deixou claro, em canções como "Princípio" e "Criação", que a crítica de caráter ambientalista estava ganhando força em seu repertório. Ao mesmo tempo em que banda se reencontrava em composições de lírica mais ousada, Carlinhos crescia como frontman e o resultado foi a natural carreira solo.

Coisas da Vida (1991), primeiro registro individual do carioca, deixava pistas para o segundo por meio de músicas ecologistas como "Velhos, Vidas e Verde". Com distribuição da BMG Ariola em parceria com a Line Records, Carlinhos Felix, lançado em 1992, aprofunda o discurso crítico e mantém, com certa similaridade, o nível técnico do trabalho anterior na maior parte de seu tempo.

Envolto em elementos acústicos e eletrônicos, Carlinhos é urbano. Trata das praias, a correria e a rapidez em Tempo Fugaz, os desafios da caminhada em Ruas, fala de aquecimento global em Sol da Justiça e critica astrologia com Futuro. O repertório é predominantemente autoral. Felix é auxiliado por Joran, Jorge Guedes e pelo guitarrista Paulinho Guitarra, que se faz fundamental por alguns riffs jazzísticos e camadas das seis cordas.

Musicalmente, mantém a ambição e a complexidade dos arranjos pop na quente Certeza, as execuções de teclado na melancólica e densa Recomeçar e a romântica Nós Dois, que é um dos pontos altos de interpretação do cantor e compositor. Carlinhos, nos primeiros discos após sair do Rebanhão, seguiu princípios de sua ex-banda e conseguiu juntar aspectos populares em seu repertório sem deixar de lado a riqueza nas produções e arranjos.

Caracterizado por ser um dos melhores momentos de sua carreira, Carlinhos Felix é o retrato de um período artístico, cujo contexto de Rio 92 implicava atenções crescentes para temáticas ambientais-sociais, com a preocupação de ter, no cenário evangélico de movimento gospel, uma reflexão mais contundente da vida cotidiana.

Nota: ★★★★☆
Carlinhos Felix

(CD) 11/92


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Carlinhos Felix

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.