Análises

Relembre o repertório de Preciso de Ti, um clássico na discografia do Diante do Trono. Veja nossa análise

Jonatha Cardoso em 03/03/12 11643 visualizações
Com produção do Pr. Márcio Valadão, Preciso de ti é o quarto álbum do Ministério Diante do Trono. Foi gravado no dia 14 de julho de 2001, no Estádio do Mineirão, na cidade natal – Belo Horizonte.

Este foi o evento que teve a maior lotação da história do Estádio – cerca de 210 mil pessoas, vindas de todas as partes do país, e de outros países.

Não bastante isso, esse CD considero como o melhor da discografia do ministério – bem como um dos melhores da história da música gospel brasileira. Numa época em que o gospel brasileiro estava começando a crescer, nós vemos uma qualidade impressionante de arranjos – já visto desde 1998 -, de cenografia, mixagem, produção, entre outros pontos. Isso tudo fez com que o Diante do Trono fosse eleito em 2002 como Grupo do Ano de 2001, pelo extinto Troféu Talento – além de ter a Música do Ano, “Preciso de ti”. E até hoje se colhe frutos deste trabalho – o mais vendido da história da música brasileira, com valores acima dos dois milhões de cópias, sendo 400 mil só na primeira semana de lançamento.

A primeira imagem é de um palco lindo, com um formato de um globo. Predominam as cores vermelho e bordô, não só nas vestimentas, como também na iluminação. O coral é lindo e está muito bem posicionado. O palco, bem mais amplo que no CD anterior, permite uma maior disposição de músicos e da própria Ana Paula. Embora não sejam muitas as imagens do público, mais ainda numa panorâmica, podemos ver o tamanho da multidão – quem ver a página central do encarte do CD tem uma real noção.

Sem introdução e apresentação, começamos direto com Quero subir. Uma das mais suaves canções de toda a carreira foca-se apenas nas teclas e no peso das vozes. Também acho linda a dança ao longo da música – mesmo sendo apenas um solo da excepcional Isabel Coimbra. Ao longo da música, a participação dos metais, bem como o aumento do tom, tornam-na uma excelente pedida para iniciar um CD – prova de que não é necessário começar com músicas rápidas.

A imagem de helicóptero, feita do estádio, antes de Em teus átrios, aliado ao extasiante solo de guitarra de Elias Fernandes, a fazem como uma das melhores músicas de júbilo da carreira. Tudo é pontual na música: guitarras, o peso da percussão, os metais em vários momentos, e mais os vocais. Ao longo da música, pode perceber-se a habilidade de Ana Paula em “comandar” o momento. Excelente pedida para dançar e pular na presença de Deus.

Ana Paula antecede Insaciável com uma breve mensagem sobre a importância e necessidade de convivermos e estarmos com Deus, nos alimentando da sua palavra. E isso não pode ter fim. Assim como a qualidade dos arranjos, que a cada música parece melhorar ainda mais. O solo de Elias ao violão, junto dos metais brilhantemente conduzidos pelo maestro Sérgio Gomes, introduzem, pra mim, a melhor canção de júbilo do CD. Aliás, as coreografias do Mudança, assim como a pausa no meio da canção para um ritmo semelhante ao techno, é fenomenal!

Nosso desejo de conhecer o Senhor é retratado em Conhecerei, a mais leve das músicas rápidas. Ela fica basicamente na boa apresentação dos metais, junto das teclas de Paulo Abucater e Gustavo Soares. É uma música mais simples, cujo coro tem um grande peso dos metais – algo que não era tão visto em canções do Hillsong. Gosto da letra da canção.

As bases de Mais do que tudo são os famosos Salmos 27 e 84. Solada por André Valadão, a canção traz um coro bem empolgante: “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei, que eu possa habitar em sua presença pra sempre”, com direito ao bailado dos metais e uma bela pegada na guitarra. O jogo feito pelo backing é muito legal, e complementado pela excelente voz de André, temos uma animadíssima canção – mesmo usando praticamente 100% dos salmos.

Neste momento, temos uma pausa nas canções, uma transição das músicas de júbilo para as de adoração. Aqui, Ana Paula traz uma bela palavra, que é a base da próxima canção. A história do Rei Ezequias, que fez um governo que agradou ao Senhor. Mas, em certo momento, o Diabo veio intentar contra os bons atos de Ezequias, por meio do rei da Síria, Senaqueribe. Mas neste momento, Ezequias, sendo afrontado, abandonou suas altas vestes, e se vestiu de humildade pra pedir ao Senhor auxílio ante as afrontas de Senaqueribe. Essa história nos mostra que Deus, quando está no controle, é capaz de humilhar a todos que queiram afrontar os filhos de Deus.

Ouve, Senhor, é uma canção cantada em primeira pessoa, como se fosse Ezequias cantando. Um solo que inclui violão, guitarra e metais mais graves, desencadeam em uma música que não aparece tanto os backings. Depois, mais forte, a música volta cantada em segunda pessoa, como se fosse Deus respondendo. Confesso que não é das minhas favoritas, principalmente quanto a letra. Mas a mensagem que quer passar-nos é maravilhosa.

Gosto bastante de Deus de milagres, que possui uma letra lindíssima. O início mais suave, apenas com o teclado no fundo e a voz de Ana, juntando a segunda parte um pouco mais pesada, dão um toque providencial à música. Os backings são mais suaves, mas aparecem de forma muito notável. Como diz a canção, “O maior milagre já operou em mim, e o maior milagre quer operar em ti”.

Antes de prosseguirmos, nós vemos pela primeira vez uma participação do Pr. Gustavo Bessa em gravações do DT, trazendo uma mensagem. E eu amo a mensagem dessa gravação, onde ele fala sobre os milagres que Jesus fazia, como em Betsaia, Corazim, Cafarnaum. Mas, no fundo, Jesus não realizou esses milagres – como até hoje faz – só pra mostrar que ele é poderoso pra fazer, e pra que as pessoas possam se admirar. Ele fez isso, sim, para ser um sinal que apontam pra Deus – não podemos buscar a Jesus pelos milagres, mas sim porque o nosso alvo é chegar a Deus.

Maximiliano Moraes conduz, sem dúvida, uma das melhores canções da música gospel nacional. Coração igual ao teu é uma oração em primeira pessoa, pedindo a Deus que ele possa nos dar um novo coração, disposto a cumprir e obedecer ao que Deus quer. As vozes durante a música são divinas, excepcionais. E os arranjos não pesados, sem os metais, são perfeitos. Apenas uma besteirinha: não gosto do aumento do tom, acho que a música em Fá estava excelente. Nota 10!

Chegamos ao ponto máximo do álbum: a faixa-título, Preciso de ti. Se você já se espantou com os mais de 16 minutos da faixa no CD, prepare-se para os mais edificantes 25 minutos do DVD. Começamos com o violão excelente de Sérgio Gomes no início da música. Depois, conforme a música vai passando, os metais vão aparecendo mais ainda. Além do trio Ana, Helena Tannure e João Lúcio Tannure, temos a notável presença do Espírito Santo no meio dos louvores. Isso se torna claro pela palavra de Ezenete Rodrigues, do Ministério de Intercessão da IBL. É uma clara revelação de que Deus estava, naquela noite, instalando seu trono no meio dos louvores que nasceriam de nosso país!

André Valadão assume o microfone para nos citar o famoso texto de II Crônicas 7:14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Em seguida, João Lúcio vem para nos dizer Jeremias 29:11-14: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte.”

Por fim, temos Helena nos citando Tiago 4:8-10: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Para continuar, Ana Paula faz um espontâneo maravilhoso, que nos mostra que não nos vale nada termos carros, casas, riquezas, dinheiros. O nosso único desejo é e sempre deverá ser o Senhor! Precisamos apenas dele!

Para encerrar, uma única palavra sobre esses momentos: SOBRENATURAL.

Prosseguimos com Leva-me, cantada pelo lindo dueto de Ana Paula e Nívea Soares. A música é bem suave, e as vozes delas combinam perfeitamente, não só com a letra, como também com a música. Ela é simples, ficando só nas teclas e cordas, sem metais. É uma das minhas favoritas, em todos os sentidos. Destaque para as danças, que foram muito bonitas.

Antes de encerrarmos, temos uma breve narrativa, com imagens, sobre as pessoas que não conhecem o evangelho – principalmente sobre à Índia, um dos países com a população mais miserável do mundo. Quem ouve a narrativa, se emociona, ao ver que meninas pequenas tornam-se prostitutas, por causa de seus pais. Para tanto, entendemos o porquê do lindo trabalho do DT se destinar à trabalhos missionários naquele país.

Para encerrar, temos o belíssimo trabalho refletido em uma canção muito legal e diferente: Em toda a Terra, com uma parceria de sopro e percussão, bem ao estilo da cultura indiana, traz essa canção, cujo coro é: “Queremos cantar teus louvores em toda a Terra”. A apresentação da dança, inclusive com jovens indianas, é emocionante, mas divino. Para fechar com chave de ouro!

Amados, foi tão bom quando o Diante do Trono relançou seus álbuns antigos em DVD, pois nos proporcionou uma oportunidade de ver novamente grandes momentos da música cristã brasileira, como neste que é um dos melhores álbuns gospel!

Deus te abençoe!

@jonathacardoso
Preciso de Ti

(DVD) 01/01


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook