Notícias

Série sobre a história dos grandes hinos da música cristã - parte 7 - Alvo mais que a neve

Jonatha Cardoso em 08/11/11 5574 visualizações
Hoje, amados, continuaremos a nossa abençoada e comentada série das grandes músicas que fizeram a história do cancioneiro cristão em todo o mundo. Hoje, com grande alegria, vamos falar de uma das melhores e maiores músicas da história: Alvo mais que a neve.

Os autores:

Eden Reeder Latta:

Eden nasceu no dia 24 de março de 1839, na cidade de Hawpatch, estado de Indiana. Era o sétimo filho do casal James e Elizabeth Seegar Latta.

Embora tenha sido um dos maiores escritores de canções cristãs da história – cerca de 1600 composições -, pouco se sabe dele. O que posso lhe contar é que ele, durante um bom tempo, foi professor das escolas públicas de Colesburg, em Iowa.

Começou a compor suas canções desde cedo, mas foi com a canção “Come to Jesus”, composta em 1878, que ele começou a ser conhecido.

Ele morreu aos 76 anos de idade, em 21 de dezembro de 1915, na cidade de Guttenberg, também em Iowa. Evidências dizem que ele passou por problemas emocionais nos últimos anos de sua vida.

Henry Southwick Perkins:

Henry nasceu no dia 20 de março de 1833, na cidade de Stockbridge.

Seu pai era professor de canto, e sua mãe era cantora. Quando criança, seu pai começou a ensiná-lo e, mais adiante, começou a frequentar uma escola literária. Em 1857 ele ingressa na Escola de Música de Boston, se formando quatro anos mais depois.

A partir daí, ele passa a organizar festivais e convenções em todo os Estados Unidos. Também atuou, por dois anos, como professor de música na Universidade de Iowa, foi titular da Academia de Música de Iowa por cinco anos, e ainda foi, durante cinco verões, professor titular na Escola de Música Normal de Kansas.

Em todo esse tempo, ele foi compositor de músicas para corais, escolas públicas, associações, entre outros. Ele também ajudou na criação da Associação Nacional de Professores de Música, em 1886, das quais foi presidente por 1886. Em 1891, fundou o Colégio Nacional de Música de Chicago.

Morreu aos 81 anos, em 20 de janeiro de 1914, em Chicago.

O hino:

Infelizmente, pouco sabe-se da história do hino. O que se sabe é que ele foi lançado em 1881, com o número 296, na coletânea Sacred songs and solos. O hino teve a autoria de Eden, cujos arranjos criados por Henry. Foi criado com o nome de The blood of the Lamb. Presume-se que ele tenha sido escrito e musicado no mesmo período.

Existe uma versão de que Eden foi o autor do coro, tendo o restante da letra criado por Samuel Horatio Hodges, americano, que era advogado. Ele teria criado o hino durante uma viagem junto de William Booth, o criador do Exército da Salvação.

A experiência:

Amados, não quero compartilhar-lhes uma experiência. Quero sim falar algo a vocês.

Jesus Cristo, o cordeiro santo, cordeiro de Deus, foi enviado aqui para pagar um preço – preço alto -, morrendo por nós, a fim de que os nossos pecados fossem lavados por seu sangue e perdoados por ele. O preço foi sua morte. O preço foi seu sangue. Esse sangue que nos lava e nos salva, chega a nós quando nós aceitamos a Jesus como salvador. Quando isso ocorre, nós somos perdoados e purificados de nossos pecados, todos os dias de nossa vida.

Esse é um dos mais lindos hinos que existem na música, mas que possamos todos os dias pensar:”Seja bendito o cordeiro, que, na cruz, por nós padeceu. Seja bendito o seu sangue, que por nós, pecadores, verteu.” Seu sangue é mais alvo que a neve, e quando somos lavados nele, somos perdoados e purificados!

Que Deus te abençoe!

@jonathacardoso

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.