Análises

Show ao vivo foi o primeiro DVD do cantor Kleber Lucas - saiba mais

Roberto Azevedo em 09/11/07 21426 visualizações
O cantor e compositor Kleber Lucas nasceu em junho de 1968 em São Gonçalo - Rio de Janeiro e apesar de suas limitações vocais ele é hoje um dos maiores expoentes da Música Evangélica Brasileira da atualidade.

Membro da Igreja Nova Vida de Niterói a partir dos 17 anos de idade, Kleber começou a se envolver com música no Coral da Igreja. Após ser ministrado pelo Bispo Robson Rodovalho (líder da Comunidade Evangélica de Goiânia) em um Congresso na Igreja Metodista de Niterói Kleber, teve seu interesse despertado para a adoração a Deus através da música.

Foi neste mesmo evento que conheceu o Bispo Bené Gomes. Bené foi líder do Ministério Koynonia de Louvor e congrega atualmente na Nova Vida da Barra da Tijuca -RJ. Além de cantor, o pastor é compositor e autor de hinos como “Te exaltamos”, “Disponível em Tuas mãos” e “Vinho novo”, entre outros.

Em 1988 Kleber mudou-se para Goiânia e junto com a pastora Aldo Célia integrou o Ministério Koynonia. Neste período estudou Teologia e dedicou-se ao aprendizado musical. Entre seus líderes teve o pastor César Augusto (hoje apóstolo da Igreja Fonte de Vida).

Após 9 anos de aprendizado o cantor foi para Brasília e em 1997 gravou seu primeiro disco solo, “Rendei Graças” de forma independente.

De volta ao Rio, em 1998 assinou contrato com a MK e em 1999 lançou “Meu maior prazer” que estourou no Brasil com o hino “Purifica-me”. Com 14 canções de sua autoria e participação de Fernanda Brum na faixa título, o cd vendeu mais de 100 mil cópias. Uma marca inesperada para um álbum estreante.

Em 2000 consolidou seu ministério com o excelente Deus cuida de mim e em 2001 lança o “melhor ainda” Aos pés da cruz, gravado ao vivo e que teve sua produção assinada por Ricardo Feghali do Roupa Nova.

Deste cd nasceu em 2002 o dvd “Kleber Lucas Ao Vivo” que foi gravado no Olimpo – RJ. O cantor contou com uma banda nota 10. O baixista Estevão e o baterista Pingo integram hoje o Ministério Unção Ágape com dois discos lançados pela MK Music.

Nos extras do dvd temos os tradicionais “escolha de áudio”, escolha de legendas”, “ficha técnica” e “escolha de músicas”.

Alguns depoimentos que ficaram de fora da edição do filme principal podem ser encontrados nos extras ao lado de um release e de clipes das canções “Aos pés da cruz”, “Deus forte” e “Cantai ao Senhor”. Temos também um bônus com a participação dele no Canta Rio 2002.

O registro áudio visual traz entre as músicas trechos de depoimentos de Kleber sobre diversos assuntos. O culto abre com Livres. A metaleira marca presença com muita personalidade. A canção emenda com Jeová é o Teu cavaleiro que traz a linha de baixo de “September - Earth, Wind & Fire” no refrão, recurso usado por Marco Góes no disco “A Vigília 1” e adotado até hoje nas igrejas.

Só por curiosidade, já rola na internet fotos de Kirk Franklin com Maurice White, líder do EWF regravando “September” em estúdio.

Sem parar pra respirar entoamos o pop dançante Vimos adorar com todo seu vigor vocal e instrumental e emendamos com a ginga de Cantai ao Senhor.

Terminando esta parte festiva temos Vou seguir com fé e Muito mais de Deus. “Eu vou seguir” é uma das melhores. Na edição do dvd, antes do ao vivo propriamente dito, temos um depoimento de Kleber sobre fé e um flash de um acústico gravado na sala de visitas do Conexão Gospel. “Muito mais” traz de volta o naipe de metais quebrando tudo, mas o destaque mesmo fica por conta do back vocal. Excelente!

A seguir entramos numa seqüência onde Kleber desfila por suas canções que versam sobre misericórdia, perdão, paz, amor e comunhão.

Purifica-me abre a seqüência de louvores que trazem letras com conteúdo bíblico ao lado de melodias elaboradas e cuidadosamente arranjadas.

Preciso de Ti é uma balada conduzida pelo piano que sobe de dinâmica e traz um envolvente solo de guitarra.

Dando uma quebrada neste momento mais contemplativo adoramos a Deus com um country cheio de swing. Louve é contagiante.

Aba Pai é uma oração que explora de forma bastante prática o excelente back vocal composto por Wagner Mocassy (Renasoul), Robson e Rosana Olicar (O Semeador) e Roberto Lima e Betânia (Ellas). No final Betânia dá uma palinha no melhor estilo black music.

Começando com um clima acústico chegamos a Perdão que é outra bela oração de contrição e entrega. Frases de sax desfilam pelo arranjo de forma melódica e harmoniosa.

Verdadeiro amor versa sobre I Coríntios 13. A balada pop é conduzida por um violão folk.

Fortalezas de Sião traz uma bateria bate-estaca e mescla uma levada pop rock com metais e um ambiente acústico.

A seqüência final é composta por três hits do disco “Aos pés da cruz”. Deus forte versa sobre os nomes, atributos e adjetivos de Jesus. O piano de Daniel Souza que vem se destacando desde os montunos de salsa executados na estrofe de “Jeová é o Teu cavaleiro” conduz Há uma unção que no original era conduzido por um violão.

Aos pés da cruz envolve desde os primeiros acordes e com certeza é o clímax da gravação. A interatividade da platéia confirma minhas palavras. Ma – ra – vi – lho – as!

Depois deste dvd Kleber Lucas lançou mais dois discos – “Pra valer a pena” e “Casa de Davi, casa de oração” – e em 2006 o cd/dvd ao vivo “Propósito”.

Canções como “Jeová é o Teu cavaleiro”, “O Espírito do Senhor”, “Os reis da Terra” e “Digno” são tocadas rotineiramemte nas igrejas até os dias de hoje e fazem com que Kleber Lucas seja considerado um dos maiores compositores de Música Evangélica no Brasil.
Ao vivo

(DVD) 01/02


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Kleber Lucas

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook