Análises

Supergospel analisa o álbum Renascer Praise 16 - Andando Sobre as Águas

Roberto Azevedo em 23/03/11 10650 visualizações
O Renascer Praise lançou em 2010 o seu 16º álbum, intitulado Andando sobre as águas, que contém ritmos que vão do rap até o axé.

Louvor e Adoração: assim podemos classificar o Renascer Praise, aliado às letras inspiradas nas experiências de vida da Bispa Sônia Hernandes, líder do ministério.

O grupo conta com cantores, instrumentistas, orquestra e coral. Já se apresentou por todo o país e passou por diversos palcos como Credicard Hall, Olympia, Teatro Elis Regina, Ginásio Ibirapuera, Estádio Pacaembu, além de realizar uma gravação em Israel, o primeiro trabalho do mundo gravado em um teatro a céu aberto naquele local.

O Ministério teve sua primeira formação em 1984, lançou o primeiro disco em 1993 e já recebeu 6 discos de ouro. O novo trabalho foi gravado no dia 21 de abril de 2010 no Museu Paulista - Parque da Independência – SP.

Cerca de 1500 profissionais participaram efetivamente desse projeto, entre eles, o Coral Renascer, a Orquestra Renascer com regência do Maestro Chiquinho e o grupo Dança Renascer. Aproximadamente 40.000 pessoas acompanharam a gravação.

Renascer Praise 16 – Andando sobre as águas foi lançado em cd, dvd e blu-ray. Nas duas mídias de registro áudio-visual estão todas as músicas que estão no disco, além de algumas músicas extras, como por exemplo, a canção "És o Senhor" com Dj Alpiste e Salgadinho (no dvd) e o hino “Plano melhor” (no blu-ray) interpretada por Davi Sacer.

A gravação pelo selo gospel da Sony Music levará o Ministério à distribuição em 54 países. No evento foram usadas mais de 18 filmadoras em alta definição.

A produção musical é assinada pelo pastor Esdras Gallo. Os arranjos de base e de metais (Trompete, Trombone e Saxofones) foram feitos por ele em parceria com Ronaldo Gomes. Os arranjos de cordas (Violinos, violas e cellos) foram escritos pelo maestro Ronaldo Oliveira e os arranjos de vozes por Léo Marx e Oseas Carvalho.

A gravação tem início com a pegada black music de Poderoso Deus. O hino que versa sobre as maravilhas de nosso Pai foi escrito pelo Dj Alpiste. O instrumental é 10, com destaque para os grooves de orgão, moog, baixo e guitarra.

Enquanto alguns irmãos, fãs do DT e do RP, insistem em perder tempo no twitter, orkut, fóruns e cia, discutindo “qual o melhor grupo de louvor?”, os ministérios dão um exemplo de comunhão e união.

André Valadão marca presença em Som do louvor que tem como destaque as mudanças de andamento e de tonalidade, além disso, as respostas do naipe de cordas são um caso a parte. Uma observação: Esta é a primeira vez que um cantor que não pertence ao Ministério participa do trabalho.

Que maravilha! Na faixa três temos outro louvor em ritmo de Black music. Não tem limites é um soul de primeira que versa sobre confiança em Deus. Destaque pra métrica da melodia e para os clusters do naipe de metais.

Depois foi a vez de jogar as mãozinhas pra cima e dançar Justiça de Deus que é um axé muito bem tocado pela banda. Destaque para as convenções do meio para o final da canção.

A seguir temos uma seqüência de canções que trazem estrofes envolventes e refrões com melodias de fácil assimilação, que é uma marca registrada no estilo que fez o Praise ser referência quando se fala em Louvor Congregacional.

O estilo sertanejo de Marcelo Aguiar conduz e interpreta Não aceito ser mais um que disserta sobre disponibilidade. Destaque para a condução harmônica do naipe de cordas.

Na faixa título ouvimos uma empolgante participação do Coral Renascer e do Coral de Apoio. Andando sobre as águas é uma bela dissertação de fé na proteção e provisão de Deus.

Se a Graça Music liberou André Valadão, a Art Gospel liberou Davi Sacer para figurar como o segundo cantor que não pertence ao Ministério e que participa de uma gravação do mesmo.

Assim como o comentário que fiz acima em relação aos ministérios RP e DT, também é muito bom ver mais um passo contra essa visão de “exclusividade” dos artistas entre as gravadoras evangélicas.

Não haverá impossíveis dá seqüência aos hinos que trazem estrofes envolventes e refrões ideais-pro-dirigente-interagir-com-a-igreja. Destaque para o vigoroso sax de Esdras Gallo marcando presença em vários momentos do louvor e para o encadeamento harmônico do arranjo.

Poder da oração é uma bela oração de contrição e entrega. A primeira estrofe é interpretada pela bispa. Eu particularmente não gosto, mas tem quem goste. Mais uma vez destaque para as intervenções melódicas do sax no decorrer do arranjo. O refrão é um caso a parte.

Na seqüência temos Tempo de cura. Destacamos nesse belo louvor de fé e esperança a sua cadência, que é um compasso composto. O recurso é pouco explorado pelos Ministérios, mas não há como negar que ele deixa qualquer música com um charme todo especial. Quando a melodia ajuda então, fica lindo. Nota 10!

O pastor Oseias conduz a cativante Toca em mim, que é um clamor pela presença de Deus e que tem uma leve influência de Beatles. Segundo o maestro Ronaldo de Oliveira, esta foi a que deu mais trabalho na hora de arranjar.

Dando continuidade a este momento de adoração congregacional entoamos que foi o segundo single do álbum. O hino é interpretado por Clovis Pinho de forma firme e segura. Destaque para a ministração coral no final.

Em Há um lugar o vocal fica bem livre no percurso do louvor, alternando a interpretação com contra-cantos bem alocados e melismas bem encaixados. Mais uma vez destaque para a “cama” do naipe de cordas dando apóio pra base preenchendo os espaços do arranjo.

A gravação termina com Falando em mistérios. Destacamos os ataques de guitarra e de sax. O hino fecha no melhor estilo do estilo Coral, com muita dinâmica e uma atmosfera de adoração empolgante.

O Renascer Praise é um grupo que a mais de 14 anos vem inovando e amadurecendo sua qualidade musical e espiritual. Eles influenciaram a música evangélica tradicional brasileira e suas canções são ministradas em todas as denominações, derrubando preconceitos e unindo o desejo que os cristãos têm em comum: Louvar a Deus. Como reconhecimento pelo trabalho o Ministério já recebeu seis discos de Ouro.

E ano que vem tem mais....
Andando sobre as águas

(CD) 01/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Renascer Praise

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook