Notícias

Trazendo a Arca reúne formação clássica em gravação - O Encontro

Show, com Verônica, Davi Sacer e Ronald Fonseca será lançado pela Som Livre

Redação em 06/05/20 491 visualizações
Trazendo a Arca reúne formação clássica em gravação - O Encontro

Cerca de 8 mil pessoas aguardavam a live de reencontro da formação clássica do Trazendo a Arca ocorrida neste sábado (2) antes mesmo de começar. Batizada de “O Encontro”, a apresentação foi feita na Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro, e reuniu, ao longo de sua transmissão, mais de 500 mil espectadores.

O show ficou marcado pelas participações de Davi Sacer, Verônica Sacer e Ronald Fonseca, ex-integrantes. Davi e Verônica deixaram o grupo em 10 de abril de 2010 e Ronald em 2012. Ou seja, foi a primeira apresentação do Trazendo a Arca sob esta formação em uma década.

O Encontro contou com direção de vídeo de Wiggo Berge e fotografia de Mateus Montoni, da Solo Audiovisual, empresa que já trabalhou, durante a pandemia de COVID-19, em apresentações de Dennis DJ, Ludmilla e Onze:20, e produção musical do tecladista Ronald Fonseca.

O repertório trouxe músicas de todos os álbuns inéditos lançados pelo Trazendo a Arca em sua formação original, além da canção “Entre a Fé e a Razão” – a mais pedida pelo público –, do primeiro álbum do grupo sem Davi Sacer. A nova versão teve vocais compartilhados entre Davi e Luiz Arcanjo.

Os dois vocalistas, inclusive, dividiram entre si a maioria das canções de diferentes fases da banda. “O Chão Vai Tremer”, “Serás Sempre Deus”, “Sobre as Águas” e “Marca da Promessa” se juntaram com faixas lado B, como “Leva-me Além”, “Aleluia, Hosana” e “Correndo pros Teus Braços”.

Além da banda principal, músicas como “Celebre” e “Me Arrebataste” contaram com um trio de metais formado por Marcos Bonfim (sax tenor), Márcio André (trompete) e Angelo Torres (sax alto), que tocaram com a banda em várias ocasiões, incluindo o DVD Ao Vivo no Maracanãzinho, de 2008.

Aliás, em referência ao DVD gravado no Rio de Janeiro há mais de 10 anos, Davi Sacer se juntou ao lado de Ronald Fonseca, que estava no canto do palco, para cantar o sucesso “Tua Graça Me Basta”. Assim como no projeto de 2008, a banda arrecadou toneladas de doações de alimento para projetos sociais de ajuda a crianças em vulnerabilidade social.

Apesar da apresentação ter sido gravada sem ensaios e com erros específicos em canções como “Olha pra Mim” e “Santo”, o grupo esteve bastante entrosado e tocou com significativa eficiência. Vale destacar, também, as harmonias vocais do quarteto formado por Davi Sacer, Verônica Sacer, Luiz Arcanjo e o baixista Deco Rodrigues, que atingiu o auge em “Senhor e Rei”, conhecida por sua pegada progressiva.

“Nós não ensaiamos, a gente está há 10 anos sem tocar juntos”, destacou Davi Sacer, por conta da pandemia. André Mattos brincou: “Os nossos erros viraram arranjos” e Davi Sacer, rindo, disse: “Você acha que na música ‘Santo’ a gente errou? Nada disso (risos)”. Antes de tocar “Caminho de Milagres”, o baterista perguntou: “Alguém se lembra como toca essa música?”. Verônica respondeu: “Começa com o Ronald”.

Durante o show, Verônica Sacer perguntou aos seus colegas quantos anos o Trazendo a Arca não se apresentava sob aquela formação. Luiz Arcanjo parou e disse: “Quase 10 anos”. Verônica respondeu: “Não chega a 10 anos”. Davi, em seguida: “7 anos”. Deco Rodrigues, no fundo, relembrou que a saída de Davi e Verônica foi em 2010. Luiz concluiu: “10 anos!”.

A live atingiu o pico de visualizações simultâneas durante a canção “Sobre as Águas”, quando 60 mil pessoas assistiam um dos maiores hits do álbum Marca da Promessa, lançado em 2007. Próximo ao final, a banda ainda tocou um pequeno trecho de “Restitui” e “Deus de Promessas”, e fechou com chave de ouro com a versão acelerada de “Marca da Promessa”.

Apesar de ter toda a sua formação original reunida na apresentação, não é um retorno definitivo ao line-up que durou até 2010: O Encontro será lançado como um álbum colaborativo entre o Trazendo a Arca e Davi Sacer, que continua a seguir em carreira solo com sua esposa, Verônica Sacer. O lançamento se dará pela gravadora Som Livre, da qual Davi Sacer mantém contrato desde 2011.

Repertório
1. Toque no Altar
2. Aleluia, Hosana
3. Toda Sorte de Bênçãos
4. Celebre
5. Trazendo a Arca
6. O Chão Vai Tremer
7. Correndo pros Teus Braços
8. Invoca-Me
9. Serás Sempre Deus
10. Bendito eu Serei
11. Tua Graça Me Basta
12. Mais
13. Em Ti Esperarei (Salmo 27)
14. Sobre as Águas
15. Não Vou Desistir
16. Olha pra Mim
17. Leva-me Além
18. Santo
19. Lembra Senhor
20. Caminho de Milagres
21. Pra Tocar no Manto
22. Me Arrebataste
23. Abro Mão
24. Entre a Fé e a Razão
25. Trechos: Restitui / Deus de Promessas
26. Marca da Promessa

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Davi Sacer / Trazendo a Arca

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.