Análises

Tudo o que soul (Robson Nascimento)

Roberto Azevedo em 29/12/05 15744 visualizações
Em seu primeiro trabalho realmente solo, Robson Nascimento nos brinda com muito soul, rhythm & blues, dance e até rap.

Após dois discos independentes lançados em parceria com o Coral Just Sing Choir, o cantor e compositor tem agora o suporte de uma grande gravadora. Tudo que soul vem com o selo da Line Records.

A gravação aponta para evidentes influencias da musica negra americana, entre elas Steve Wonder, Ray Charles e Marvin Gaye, entre outros.

Apesar de estar no terceiro trabalho, Roby tem um currículo que impressiona. Desde back vocal para artistas seculares como Fabio Jr, Chitãozinho e Xororó, Vanessa Camargo, Daniel, até os evangélicos, FLG, Maurílio Santos, Apocalipse 16, Dj Alpiste, Soraya Moraes, Aline Barros e Renascer Praise.

Um detalhe expressivo é que a partir de agora ele se dedica ao ministério de forma integral.

O álbum é excelente, mas não podemos parar de imaginar como ele ficaria se fosse gravado ao vivo.

Porém podemos aguardar novidades, pois, com certeza, entre as muitas qualidades de Robson, que levaram a Line Records a inclui-lo em seu cast, uma em especial deve ter sido suas performances ao vivo nas cerimônias de entrega do Troféu Talento, evento realizado pela gravadora todo ano e que nas últimas edições teve Roby interpretando as canções dos indicados com sua banda ao vivo. Show!

O disco não mistura as musicas lentas com as rápidas, As músicas vão se encaixando como se estivessem seguindo um roteiro. “A ordem das canções tem como objetivo convidar sua alma a uma viagem curadora”. Ou seja, ele evita que o ouvinte esteja adorando a Deus com uma canção de contrição e de repente “se encontre” no meio de uma canção de celebração.

Roby tem um outro cd lançado no mercado que é uma coletânea de seus trabalhos anteriores. Traz tanto músicas do Ele virá e Tome a decisão, quanto duetos que ele gravou em trabalhos com terceiros, como por exemplo, Sonda-me do Comunhão e Adoração 2 em um dueto com Aline Barros e Os céus manifestam com o pianista Cezar Albert.

O encarte esta muito bem produzido. Traz as letras das canções e fotos do crooner nas páginas sob diferentes nuances de cor que deixou o encarte com um visual muito bonito.

Suas interpretações nas 14 faixas de sua autoria confirmam que ele é uma das vozes mais técnicas do cenário gospel nacional, além de ser um excelente compositor e ministro de louvor.

A faixa título abre o cd com um piano discreto, back vocal expressivo e primoroso, ótimos clusters executados pelos metais e uma linha de baixo e batera cadenciando os grooves, deixando Robson livre para fazer o que sabe de melhor. Cantar.

Tudo que soul é um resumo do que vamos encontrar durante as 14 faixas. Qualidade técnica nos arranjos e nas composições. “Tudo que sou e tenho é fruto desse amor eterno”.

A partir da segunda até a décima canção o disco fica mais contemplativo, com levadas mais lentas sem perder a pegada soul e dando ênfase a poesia das letras.

Eu preciso de você lembra um pouco o percussor do soul nacional, o cantor e compositor Cassiano. Versa sobre a presença transformadora do Espírito Santo. “Já não sou mais o mesmo, meu coração já tem o Seu amor”.

A eficiente parceria Robson Nascimento – Maurílio Santos vem desde os tempos de Pedra Viva e já rendeu ótimos momentos, entre eles, o dueto Te adoramos do álbum Paz.

Não me deixarás é mais um ótimo fruto desta parceria. Foi gravado originalmente em um dueto Maurílio Santos - Soraya Moraes no álbum Refugio.

Transforma foi criada com a auxilio de sua noiva Daniela Flieger. Destaque para a levada métrica do refrão, que é bem swingada e envolvente

Essa canção tem a letra que mais me edificou. “Transforma o meu existir em servir, transforma o meu querer em cumprir, etc...”

É o amor versa diretamente sobre um tema que é indiretamente constante em todas as outras canções. O maior dos dons. O amor. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” João 13:35

Não seremos conhecidos verdadeiramente como cristãos por freqüentarmos a igreja, por cantarmos no coro, ou por qualquer outro ato de religiosidade, mas por demonstrarmos amor uns aos outros. Creia nisso!

Vivendo pela fé tem uma pegada bem congregacional. O saxofonista Esdras Gallo (Renascer Praise) dá o toque a mais nesta bela canção que traz também um belo arranjo de cordas executado por Marcio “Woody” de Carvalho.

Águas do céu, Nome de um Rei e Razão são mais três canções que contaram com a participação de Daniela Flieger na sua criação. A primeira versa sobre o fluir de Deus, a segunda sobre o poder que há no nome de Jesus e a terceira é uma canção de entrega a Cristo, razão do nosso viver.

Nova criatura mostra todo o peso criativo do rhythm & blues. Charmão de primeira. É a faixa que eu mais gostei.

Presente, passado e futuro volta a pegada soul da primeira faixa. Destaque para os clusters do naipe de metais conduzindo a canção junto com o groove baixo – batera.

Deus é bom tem sido a musica de trabalho nas rádios. Traz a participação de Pregador Luo (Apc 16) e versa sobre evitarmos sermos consumidos pela ansiedade e buscarmos o descanso que há em Deus. “Confiar, esperar, ficar tranqüilo é o que Ele disse pra fazer”.

Viver traz um arranjo dance 70´s muito explorado por Ed Mota no cd “Manual prático”. É a faixa mais dançante da gravação. Versa sobre vivermos a plenitude daquilo que Deus preparou para nós. Nem mais, nem menos.

Quem é que te liberta? Fecha a gravação com todo o swing característico de Roby.

O album é uma viagem pelo bom gosto. É difícil escrever uma “análise” de um trabalho como esse, pois a cada audição percebemos um detalhe novo. Seja seqüência harmônica em uma determinada música, seja na poesia presente nas letras, ou seja nos arranjos vocais e instrumentais, tudo esta milimetricamente trabalhado. Glórias a Deus!

Com esse album a musica black nacional sobe mais um degrau na escada da qualidade musical e nos edifica com letras que vão além dos chavões evangélicos evitando aquela “chuva” de expressões que só os crentes entendem.

Que Deus continue abrindo as portas para o Robson e auxiliando-o na concretização de seus sonhos e planos para o Seu ministério. E ficamos na expectativa do próximo album. De preferência ao vivo.
Tudo o que soul

(CD) 01/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Robson Nascimento

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook