Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

DVD Ao Vivo no Maracanãzinho
(Trazendo a Arca)

Roberto Azevedo em 26/01/2009
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Ao Vivo no Maracanãzinho

Compre este DVD agora

Faixas:
1. Abertura
2. Cântico de Davi
3. Trazendo a arca
4. O chão vai tremer
5. Celebre
6. Na côrte do Egito
7. Marca da promessa
8. Dizem
9. Sobre as águas
10. Me arrebataste
11. Olha pra mim
12. Senhor e Rei
13. Tua graça me basta/Maior prazer
14. O que dizer
15. Desperta-me
16. Palavra do Pr. Neil Barreto
17. Não vou desistir
18. Lembra Senhor
19. Marca da promessa
O Ministério de Louvor Trazendo a Arca é um grupo brasileiro de música gospel formado em 2007 por ex-integrantes de outro ministério chamado Toque no Altar.

Uma de suas principais características é a qualidade musical encontrada nos cds, e principalmente ao vivo, onde a banda se destaca com um excelente instrumental. O grupo gravou seu primeiro dvd em maio de 2008 no maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro, com uma imensa estrutura de palco e iluminação. O registro áudio visual foi lançado na virada de 2008 para 2009.

Para entrar no local foi cobrado apenas um quilo de alimento não perecível. O público lotou o ginásio, tranformando o maracanãzinho num templo de louvor e adoração a Deus

Assim como seus lançamentos anteriores, a produção musical é assinada pelo pianista Ronald Fonseca, que também escreveu os arranjos de cordas. O resto da banda é formada por Deco Rodrigues (baixista), André Mattos (batera), Isaac Ramos (guitarra), Luis Arcanjo (voz e violão), Verônica Sacer (que com a criação do ministério passou a ter um destaque maior nos vocais) e Davi Sacer (vocal principal com timbre inconfundível). O back conta com reforço vocal de Ton e Karina Carfi (ex – Raiz Coral) e o naipe de metais com Robson Olicar (trombone e vocal (e que vocal) da banda O Semeador).

Nos extras do dvd temos os tradicionais capítulos para Making off e Depoimentos.

Duas novidades nos extras são o menu Viajando com o Trazendo a arca e a canção inédita Muda-me.

Após uma rápida enquête o repertório tem início com um instrumental orquestrado conduzido por um naipe de cordas. Cântico de Davi é uma ministração que faz a ponte entre a introdução e a canção Trazendo a arca, que alterna de forma bem festiva os ritmos pop rock e dance. Destaque para o naipe de metais que desfila por toda música com frases e convenções diversas, fazendo a diferença.

Ao som de O chão vai tremer o Maracanazinho tremeu literalmente com a participação do público presente. O louvor exalta a volta de Cristo, que veio como cordeiro e vai voltar como leão, advento que é a esperança de vida eterna dos cristãos. Pop rock de primeira recheado de guitarras destorcidas.

Dando seqüência ao clima de júbilo dos hinos anteriores temos Celebre com sua levada empolgante.

A seguir Luis Arcanjo ministra Na corte do Egito. O hino versa sobre santidade. O arranjo das cordas é um caso a parte.

Marca da promessa segue o padrão das canções que fizeram o ministério Trazendo a Arca alcançar a notoriedade nacional, quando ainda eram integrantes do Toque no Altar, versando sobre prosperidade.

No registro do dvd, optaram pela execução da versão meio dance, meio pop, que foi gravada como faixa bônus e fechava o repertório do cd homônimo.

Dizem versa sobre proteção e direção de Deus. A canção traz um arranjo leve e bem gostoso de ouvir.

Dando seqüência a este momento contemplativo entoamos Sobre as águas. O hino versa sobre provisão e proteção de Deus. O vigoroso contralto de Verônica Sacer marca presença ao lado da ministração de Davi. Uma boa sacada na condução do hino é o momento nas estrofes em que o encadeamento harmônico acompanha a linha melódica. Destaque também para as nuances de dinâmica executados pela banda no meio do louvor, que traz ainda uma palavra profética no final de sua execução.

Me arrebataste dá seqüência a este momento mais contemplativo. Mais uma bela melodia interpretada ao lado das frases de metais e de cordas executadas com toda excelência que o Senhor merece. No final temos um dueto entre o casal Sacer.

Olha pra mim, de forma poética, faz um paralelo com a atitude de Zaqueu narrada em Lucas 9. Mais uma vez os naipes de metais e de cordas se revezam na execução dos clusters, preenchendo com maestria, os espaços do arranjo. A canção traz um final estendido cativante e envolvente.

Senhor e Rei é belíssima em todos os aspectos. O arranjo mantém a qualidade das canções anteriores. A letra mantém a poesia já existente nas canções, com exceção que desta vez o hino exclusivamente de adoração e reconhecimento da majestade de Deus. Destaque para a dinamica do vocal e do instrumental na ministração no turn around final.

Tua graça me basta é uma das melhores. É um desafio. Uma verdade bonita de se cantar e difícil de viver. Seus versos, de forma bem poética, são alusivos ao relato bíblico do velho testamento sobre a entrada do Sumo sacerdote no santo dos Santos, que deveria estar cheio de fumaça para que o mesmo não pudesse ter contato com a glória de Deus. Excelente! No final temos um dueto de louvor e adoração com Davi e Luis Arcanjo.

O que dizer traz um arranjo piano e voz. O acompanhamento feito por Ronald Fonseca é de uma excelência que palavras não podem expressar. Só mesmo ouvindo pra conferir. Glórias a Deus.

Desperta-me é um clamor de reconhecimento, perante Deus, de nossa insuficiência perante as “ofertas” do mundo em nosso viver diário.

“De que adiantar termos benções, se não somos benção na vida de ninguém?”. O pastor Neil Barreto contribui com uma palavra confrontante e reflexiva sobre momentos de fraqueza espiritual e adoração através do nosso verdadeiro eu. Não aquela “pessoa” que somos na igreja ou em momentos de comunhão e ajuntamentos, mas em relação aquele indivíduo que somos em nossos momentos individualidade. Muito edificante. Vale a pena prestar a atenção nesta pregação.

Não vou desistir é conduzida pelo violão. A canção faz alusão a Marcos 5:30. Frases de piano e licks de guitarra preenchem os espaços do arranjo de forma bem discreta. O naipe de cordas mais uma vez dão aquele toque a mais no louvor.

A provisão do Senhor para aqueles que o buscam, em Espírito e em verdade, é exaltada em Lembra Senhor. Destaque para o naipe de cordas que divide a condução da canção com o piano, principalmente no final da canção quando o ocorre uma ministração.

Terminando o registro áudio-visual entoamos mais uma vez o cântico Marca da promessa desta vez com a levada mais cadenciada, que foi a faixa de trabalho do Ministério no seu primeiro disco como Trazendo a Arca, muito tocada nas rádios e igrejas evangélicas.

Compre o DVD Ao Vivo no Maracanãzinho (Trazendo a Arca) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.