Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Legado
(Brother Simion)

Tiago Abreu em 25/07/2016
Para o Super Gospel
Legado

Compre este CD agora

Faixas:
1. Legado
2. Jumping In The Air
3. Uma Voz do Céu
4. The Way To Your Heart
5. Everlasting King
6. Legado (Remix)
7. Legado (Brasil Remix)
Há cerca de quinze anos, em 2001, Brother Simion lançava o álbum Redenção. Entre as viagens eletrônicas de Na Virada do Milênio (2000) e a volta elétrica às origens de A Volta de Johnny (2002), parecia difícil entender a direção suave e contemplativa de um cantor tão agitado e prolífico, naquele ínterim.

Parecia. Em 2016, após anos de missões e silêncio artístico, tudo faz sentido. Legado, obra que marca seu retorno nesta década, é íntimo no timing perfeito. Depois do lançamento de Eclipse em 2004, o antecessor natural do novo álbum, Simion gravou dois discos, ambos sem canções inéditas. Assim, a fechar o período de doze anos sem novidades, sua volta declara a sua contemplação perante o presente e projeções da Eternidade.

Mesmo não sendo compreendido por muitos e outros, Brother Simion, com quase trinta anos de carreira, ainda deixa surpresas em seu retorno. Saber que o artista gosta de falar dos seus momentos em arranjos simples e marcantes é do conhecimento de todos. Mas, com uma produção que dá conta do recado e com o contexto exato, seu novo trabalho conecta-se muito bem com o que se espera de Brother nesta década.

O primeiro questionamento acerca de um álbum que quebra um silêncio tão grande é: Por que tanto tempo? A resposta está logo no início. A faixa-título, Legado é autoexplicativa. "O tempo que se passa com Deus determina teu futuro / Onde está teu coração, ali está o teu tesouro / Abre mão da correria! Que tantas conquistas são estas? / Lute pelo que não perece. Este é o teu legado!", diz o cantor. A balada suave, com frases de guitarra a pairar, é simioniana por excelência: experimental, curiosa e instigante.

Depois que revela suas intenções, Brother mostra que é o mesmo viajante de sempre. Ele é pop rock com aquele timbre característico de guitarra (Jumping in the Air), neoprogressivo com muitos synths (The Way to Your Heart) e arrisca dois remixes. Mas o auge do registro é outra balada. Uma Voz do Céu, de sete minutos, estabelece uma intimidade pouco vista nos álbuns do artista, seja pelos versos, pelo violão e pelos registros vocais que pairam entre a espiritualidade do cantor sem perder o requinte artístico pop.

O álbum se desenvolve linearmente e com harmonia, como uma árvore que cresce com vigor. Mas, por outro lado, mantém visíveis as extravagâncias musicais de Simion. Com o disco, o cantor continua no posto de artista mais inventivo da música cristã brasileira, ao passo que reafirma sua a identidade. Em síntese, está imposta em uma paixão crescente e visível que perpassa as letras, arranjos e uma voz que está em boa forma e não será esquecida. Este é um dos seus maiores legados.

Nota: ★★★★☆


Compre o CD Legado na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.