Análises

Review de Quebrantado Coração, um clássico de Fernanda Brum

Jonatha Cardoso em 11/02/11 9004 visualizações
Idem a Soraya Moraes, também faz pouco tempo que comecei a escutar a Fernanda Brum. E percebi a grande quantidade de belíssimas músicas que ela faz.

Lançado em 2002, Quebrantado coração é o quinto álbum de Fernanda Brum. Contém 13 belíssimas canções, que nos trazem a uma intimidade maior com o nosso Senhor.

Começamos com Amo o Senhor, que demonstra até onde vai o nosso amor pelo Senhor: “Viver para ti, pensar só em ti, romper com as barreiras do mundo aqui”. Nosso desejo é que ele esteja perto de nós, pois sua palavra jamais desamparou quem busca e quer sua face. Desta forma, poderemos voar ao Pai, nas asas da fé.

A música-título é uma oração maravilhosa: “Tudo que eu tenho a te ofertar é um Quebrantado coração. Eu queria ter muito, muito mais, mas tudo o que eu tenho é um quebrantado coração”. Muitas vezes, mais do que dinheiro, bens, a melhor oferta que podemos entregar é o nosso coração quebrantado. Ele move o coração de Deus e traz o céu pra nós. Só a canção de um coração quebrantado é capaz de tocar seu coração. Arranjos a altura da essência da canção.

Ele é por mim fala de que, mesmo que as pessoas não nos ajudem mais, a dor em nosso peito é muito forte e as lágrimas caem, podemos ter a certeza que aquele em quem temos crido é fiel e jamais desamparou seu filho. Não podemos parar, pois nosso Senhor confiou a nós uma missão, e temos que levá-la até o fim, pois quem começou a boa obra e venceu a morte é por cada um de nós. Saliento a combinação excelente de Fernanda com arranjos mais pesados – diferente de muitas cantoras do mesmo estilo.

Continuamos com a embalada Ninguém vai te deter. Ninguém pode nos parar, nem nos deter, pois nossas vidas estão em Cristo. O mal não pode tocar em nós, mas só a alegria do Senhor está em nós, que nos faz glorificá-lo. Temos a salvação, por isso temos liberdade pra pregar as boas novas a todos, sem temer o mal!

Marcas versa sobre as dores, as marcas e as histórias que muitas vezes estão vivas em nossa memória. Problemas e mágoas cercam-nos. Mas o nosso desejo é que tudo isso seja trocado pelo selo do amor de Cristo em nós. Que, ao invés do nosso interior carente, a cura e a restauração possam nos transformar por completo.

Continuamos com Tempo de crescer, que nos mostra que o amadurecimento espiritual só nos segue quando a nossa vida está no altar e a chama esteja acesa em nós. Largar tudo o que somos, sendo muito mais do que o que temos. Não é entregar-nos em partes, mas de todo. Nada, absolutamente nada pode nos separar de Deus, nem mesmo no vale mais profundo ou no monte mais alto.

Adorar a Deus não é só cantar ou levantar as mãos. Não é só repetir palavras ou seguir rituais, liturgias ou tradições. Adorar a Deus não é só se emocionar. Adorar é, sim, o Espírito Santo tocando e transformando nossas vidas. Quando compreendemos a grandeza do perdão que Cristo nos concedeu ao morrer na cruz, entenderemos a importância de entregar tudo de nós. É a essência de Vaso de alabastro.

A animadíssima Canaã fala do nosso desejo de chegar na Canaã, onde a glória dura pra sempre. Nosso desejo é de sermos aceitos para cantar naquele lindo coral. Lá há descanso nos braços de Jesus. Temos que desde já ensaiar, cantando com os anjos, para lá entoarmos que só Jesus é santo, digno do louvor e de glória. Sem dúvida uma das melhores do CD.

Fernanda Brum possui lindas canções. Mas uma delas é, sem dúvida, a melhor de todas. Falo de Espírito Santo. Uma verdadeira oração, intercedendo para que o Espírito Santo de Deus ore por nós: “Espírito Santo, ore por mim. Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso. Espírito Santo, use as palavras que eu necessito usar, mas não consigo”. Ele nos ajuda na fraqueza, quando não temos forças pra pedir algo a Deus. A ideia do acústico como arranjo foi perfeita.

O amor que cura retrata um diálogo de Deus para seu filho, aquele que há tempos não tem relacionamento com ele. “Como vai você? Quanto tempo faz que eu não te vejo e você nem me diz ‘Alô’. Tá tudo tão vazio, meu coração tão triste, e você no seu mundo, sofrendo sozinho, não vem desabafar”. O desejo de Deus é que o seu filho, que está triste e sozinho, volte pra casa, pra igreja, pois Cristo apagou o seu passado, e, mesmo ferido, o amor dele tem poder pra nos curar e fazer vencedores.

O poder da palavra cerca A palavra tem poder. Se por um lado ela pode abençoar, trazer bênçãos e felicidade, por outro ela pode amaldiçoar, e trazer maldição. Por isso, cuide sua boca, sua língua. Cuide tudo o que falar. Busque transmitir apenas palavras que transmitem consolo e o amor de Jesus!

A canção Lembranças de Jesus me faz lembrar a saudosa Denise Cerqueira com “Jerusalém e eu”. Jesus foi crucificado por nós. Com cravos nas mãos, ele não deixou de pensar que tudo isso foi por nos amar. Sabemos que pra nós seria difícil carregar a cruz que ele levou, sem reclamar. Não há como esquecer sua morte. Quando lembramos isso, não há como desanimar, conseguimos suportar tudo, pois sabemos que alguém suportou muito por amor de nós.

Pra encerrar com chave de ouro, temos Você merece, lindíssima por sinal. É uma canção de comunhão – comunhão essa que não dura só a nossa vida, mas chega à eternidade. Pouco nos importa perfeição em nossos irmãos: apenas o amor deles. O verdadeiro irmão em Cristo é aquele que ora por nós, dia e noite. Mesmo na guerra, nos ajuda a vencer, segurando nossas mãos. Nossa amizade não nos permite afastar-nos por muito tempo.

Amados, pra mim, um dos melhores discos lançados em 2002. Sem dúvida.

Aliás, o cd que definitivamente colocou Fernanda Brum no hall das melhores cantoras evangélicas do Brasil.
Quebrantado coração

(CD) 01/02

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernanda Brum

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook