Análises

Nívea Soares lança coletânea pela Som Livre com canções do Diante do Trono. Ouvimos e analisamos.

Roberto Azevedo em 06/05/11 10228 visualizações
Nívea Soares é um dos ícones da música gospel brasileira e nome certo nas rádios cristãs de todo o Brasil. Em 2010, lançou pela Som Livre, uma compilação com hinos interpretados por ela no Diante do Trono e também em sua bem sucedida carreira solo, que começou em 2003.

A Som Livre continua investindo no segmento cristão através de acordo de distribuição e tem comercializado os CDs do Diante do Trono, André Valadão, Lázaro, Aline Barros, Regis Danese e algumas coletâneas pentecostais.

Assim como na coletânea de André Valadão, o destaque deste álbum fica por conta das regravações inéditas. Neste trabalho as escolhidas foram “Preciso de Ti” e “Esperança”, grandes sucessos na voz de sua amiga, Ana Paula Valadão, e agora gravadas pela artista.

Um dos melhores arranjos do Diante do Trono, em todos os aspectos, abre o repertório da coletânea. De todo o coração fez parte do set list do disco “Nos braços dp Pai”, lançado em 2002.

A estrofe é executada em Lá Maior (A) e após uma ponte construída com acordes maiores, o refrão é entoado 3 tons e meio acima. A modulação dá um efeito bacana no arranjo que é muito bem explorado pela orquestra do DT.

O álbum “Esperança”, lançado em 2004, marca presença com Tu és a minha coroa que é um belo hino de exaltação a Jesus. Essa é conduzida pela banda, sem intervenções da orquestra. No final temos uma ministração cantada, que começa conduzida pelo violão, pads de teclado e percussão, até voltar o peso do instrumental.

Rio é a faixa título do segundo trabalho ao vivo de seu ministério, que possui outros três discos lançados antes dele, a saber, “Reina sobre mim” (primeiro cd gravado em estúdio), “Enche-me de Ti” (o primeiro trabalho ao vivo, que rendeu um registro em dvd) e “Fan the fire” (com duas canções inéditas e 10 regravações, todas em inglês).

Através do louvor, clamamos pelo agir de Deus em nós e através de nós (apesar de nós). Rio é um pop que vem com um tempero eletrônico e é recheado de riffs de guitarra.

Preciso de Ti é a faixa título do quarto álbum do Diante do Trono, gravado em 2001 no Mineirão com a presença de mais de 200.000 pessoas. Após o lançamento do disco, a música tornou-se um enorme sucesso e foi eleita pelo Troféu Talento, votação pública promovida pela Rede Aleluia, em 2002, como a Música do Ano de 2001.

Venderam mais de 400 mil cópias na semana de lançamento e atualmente o álbum atinge a marca de mais de 2 milhões de cópias. Sendo assim, o álbum Gospel mais vendido do Brasil, seguido do CD “Com Muito Louvor” de Cassiane.

Uma música com um “currículo” desse não poderia ficar de fora de uma coletânea do DT. A gravadora, inteligentemente, a regravou na voz de Nívea, assim como fez com o André Valadão na sua coletânea homônima. A faixa foi gravada em estúdio, mas o arranjo é o mesmo do registro ao vivo.

Em seguida, em um lindo dueto, Ana Paula e Nívea Soares cantam Leva-me. A música segue na mesma linha da anterior, clamando pela presença de Deus. É conduzida pelo teclado e por uma guitarra “pizzicato”.

Na seqüência temos Seja o Centro, uma música mais lenta com violões bem trabalhados e coberturas de teclado bem coesos. Mais um belo dueto de Ana e Nívea que versam frases de adoração que juntas constituem esta linda canção teocêntrica. Após um solo de violão com cordas de aço, temos uma mudança de tom que dá uma dinâmica a mais no instrumental.

A seguir temos o momento reflexivo no CD com a música Reina sobre mim, faixa título do seu primeiro trabalho solo lançado em 2003. É uma declaração de alguém que conhece sua posição perante Deus que a cantora interpreta com uma voz suave e qualidade técnica inegável. Destaque para o ótimo trabalho de cordas (sampleadas) por Gustavo Soares.

A entusiasmada Enche-me de Ti é uma canção de batida pesada, que já surpreende de cara pelo loop que dá inicio à canção. A canção é faixa título do álbum lançado em 2005. É uma das que mais gosto. Violão folk, riffs de guitarra, teclado ao fundo cobrindo os espaços do arranjo, solo de guitarra e convenções da “cozinha”.

Nenhum Deus como Tu (hino inédito do álbum “Fan the fire”) manteve o arranjo muito bem montado utilizado no disco em inglês. A primeira parte traz o pianista Gustavo Soares conduzindo a interpretação de Nívea com arpejos e aberturas envolventes. Depois o louvor é repetido com uma levada mais pesada. Combinação perfeita entre melodia, harmonia, letra e arranjo.

Esperança é um solo feito por Ana Paula, no cd homônimo lançado em 2004. A gravação encontrada nessa coletânea, interpretada por Nívea Soares, é a segunda das inéditas do repertório. A música é bonita e disserta sobre confiança, segurança e descanso em Deus, mas a melodia é bem triste. O arranjo é conduzido apenas pelo piano e pelos pad/strings de teclado.
Diante do Trono

(CD) 01/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Nívea Soares

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook