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Tivemos acesso ao novo CD do Trazendo a Arca, gravado ao vivo em Orlando - EUA. Veja nosso review
Roberto Azevedo em 01/04/12 621 visualizaçõesMais de 10 caravanas de outras cidades e estados marcaram presença no show, incluindo algumas que vieram do Brasil especialmente para o evento. Na gravação, Luiz Arcanjo, Ronald Fonseca, Deco Rodrigues, André Mattos e Isaac Ramos foram acompanhados por um coral de 200 vozes. O coral foi recrutado em Igrejas de toda a Flórida. O repertório traz músicas dos álbuns Pra Tocar no Manto (2009), que foi disco de ouro, Salmos e Cânticos Espirituais (2009) e Entre a Fé e a Razão (2010), disco de platina.
O projeto gráfico é assinado pela Quartel Design. O trabalho contou ainda com cores especiais, como o dourado, além de outros recursos gráficos que deixaram o produto mais robusto e elegante. Os vocais foram feitos por Luiz Arcanjo, que após a saída de Davi Sacer canta sozinho no grupo. A produção musical ficou a cargo de Ronald Fonseca, e a direção de vídeo ficou por conta da NFilmes.
A gravação tem início com o Coral entoando o refrão do hino tradicional Santo, conduzido por Ronaldo Fonseca ao piano. Emenda na Introdução, que é um riff em Dó sustenido menor (C#m) recheado de frases de guitarra.
Yeshua fez parte do repertório do disco Pra Tocar no manto. É um hino de exaltação a Jesus, numa pegada alegre e festiva. Destaque para as intervenções melódicas dos metais, para a dinâmica da banda e para os riffs de guitarra.
Uma série de convenções inusitadas explora muito bem o time instrumental em Sobre a Terra. Harmonia interessante, ótimas intervenções do naipe de metais e camadas muito bem distribuídas durante o desenvolvimento do arranjo.
Grande Deus é conduzida em formato de balada, ministrada por Luiz Arcanjo em um violão folk. Nos versos, mais uma letra de adoração a santidade de Deus.
A seguir temos outra balada do CD Pra tocar no manto. Invoca-me é cantada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando). Foi escrita em parceria com Kleber Lucas. O turn around final lembra as levadas do Roupa Nova nos anos 80. Destaque para a melodia do refrão que é cativante.
Nosso Deus é santo – salmo 151 é outra balada em tom menor, com uma pegada densa e uma métrica tradicional. Exalta a santidade de Deus, com destaque para a condução vocal do arranjo.
Em Ti esperarei – salmo 27 é uma declaração de fé e esperança na providência divina. O arranjo ficou muito bom, recheado de texturas interessantes. Destaque para as coberturas do naipe de cordas.
Dando seqüência a este momento contemplativo temos Cruz. Outra música escrito em parceria com Kleber Lucas. A canção é conduzida de forma crescente, auxiliada pelas cordas, que desta vez preenchem a harmonia com ataques precisos. A letra é alusiva a obra redentora de Cristo na cruz. Destaque também para a “pressão” do back vocal e do instrumental no final. Empolgante!
A faixa título do primeiro álbum de inéditas do grupo, com o novo nome, manteve a sonoridade característica do ministério desde a época em que era o núcleo do Toque no Altar. Pra tocar no manto conta, mais uma vez, com o naipe de cordas preenchendo os espaços do arranjo de forma suave e cativante. Uma das melhores.
As próximas três faixas são do set list do CD Entre a fé e a razão. A faixa título é interessante e vai seguindo esta tendência de canções com personagens bíblicos. A vantagem é que esta a canção tem composição bem melhor articulada do que outras do gênero. O hino nos lembra que não só Abraão topou sacrificar, mas Isaque se deitou e teria sangrado não fosse o Anjo.
Luiz Arcanjo, Ronald Fonseca e cia são músicos que já se estabeleceram como salmistas desta geração. Mas de todas as faixas gravadas pelo Trazendo a Arca, a única que não simpatizo é O nardo. Opinião pessoal a parte, o instrumental é envolvente, a letra é ótima para consolar corações entristecidos e a dinâmica é muito boa, com destaque para o solo de guitarra.
Casa do oleiro é alusiva Jeremias 18:4. Conduzido por um violão, uma bateria com leva percussiva e cobertura de cordas, conta ainda com um refrão bem estruturado e gostoso de ouvir.
A gravação termina de forma festiva e dançante com o pop rock Reina o Senhor – salmo 99, exaltando a soberania de Deus com riffs de guitarra, coberturas de órgão, groove perfeito entre batera e baixo e total interatividade da galera presente no evento.
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Trazendo a Arca
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Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
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