Análises
Confira o review de Invencível, novo cd de Dj Alpiste pela Sony

Invencível conta com 14 faixas fortes e com rimas impactantes, falando sobre a realidade da igreja no ritmo contagiante do hip hop.
O repertório traz 13 inéditas e uma regravação de um hit dos anos 80, “Não há barreiras”, sucesso na voz do carioca Álvaro Tito, que também foi contratado para fazer parte do cast da Sony Music.
Além de Álvaro, o álbum traz participação de ainda Quelinah, Cabal, Asaph Hernandes, JRG, R.E.P. e YoungLukas.
A gravação foi realizada no Atelier Estúdio, mesmo estúdio em que os outros oito discos foram idealizados. A mixagem ficou por conta de Vander Carneiro, conhecido como mago das mixagens e masterizações no hip hop nacional, onde já trabalhou com Racionais, Thaíde, Motiro, Xis, RZO, Rapin Hood e tantos outros. A novidade é que Invencível foi produzido novamente pelo próprio Alpiste, com algumas mudanças na sonoridade e nas levadas rítmicas.
Essas mudanças foram provenientes de conversas realizadas entre o rapper e o líder do FLG, o multi-instrumentista Silvera. Segundo Alpiste, o cantor é muito antenado e as conversas foram muito produtivas, onde ele passou ver com outro ponto de vista o cenário musical e o fez repensar sua forma de fazer música. Além disso, também foram usadas como referência a música que seus filhos ouvem no momento.
A produção gráfica ficou a cargo de Carlos André e fotos de Décio Figueiredo.
Meu Deus da início as rimas. Os versos são cantadas sobre a base da música “If we don´t make it (Nobody Ccan), um clássico dos anos 70. Trata sobre uma série de assuntos, entre eles a pirataria de cds. “Aqui na minha área não tem o seu cd, por isso eu baixei na net, deu pra entender?”.
A seguir ouvimos Não pega nada que possui expressões auto-indicativas (uma característica do gênero) alternadas por Alpiste e Cabal.
“É mais um ano que vem, é mais um ano que vai e a gente segue na rima, sem olha pra trás”. Deixa Deus cuidar de vocêdá continuidade nas rimas auto-indicativas. Destaque para a cadência das estrofes que é bem envolvente.
Legal assim disserta sobre relacionamento com os homens (amizade) e com Deus (comunhão). Neste ponto já da para afirmar que o cd vem com um conteúdo musical alegre e dançante, cadenciado por riffs de teclado que exploram timbres inteligentes e interessantes.
Na faixa cinco podemos conferir a participação de Álvaro Tito entoando o refrão do hino Não barreiras. O louvor nos leva a uma mensagem de esperança e confiança em Deus.
“Aumenta o índice de violência na periferia, falta escola, hospital, segurança e moradia, mas quem nasceu aqui não reclama de nada, já tá acostumado com o fio da navalha.” Chillebaby e Solo “The coach” do grupo Gospel Gangstaz fazem uma participação incidental nos versos de Vivendo no gueto. A letra aborda a correria e melancolia do dia a dia em nossa sociedade.
Eazy Kaos divide os verbos de Na luta da vida. Prega sobre correto proceder e atitudes convincentes. A música vem com um arranjo marcante e denso.
Seu filho, Young Lucas, marca presença em Meu inimigo tá loco. Mais uma vez a pai e filho disparam em direção ao “mercado gospel”. “Ta na igreja só pra disfarçar o seu querer. Fala de Cristo e até grava cd. Fazer o que, se o meu povo se ilude com você. Quem fala de amor mas cobra 15 mil, não tem moral aqui nem fora do Brasil. Vai pra TV querendo aparecer, que referência você acha que vai ter?”
Que tal um rap romântico? A faixa nove traz Quelynah cantando a parte melódica e o refrão de Esse amor é seu.
“Há mais um viciado em cada esquina a cada segundo”, “Só entra em cana quem é preto e pobre”, “Chama a polícia e espera, se você quiser morrer, porque eles só chegam no fim, depois do amanhecer”. Em Ruas da vida o rapper volta a dissertar sobre estupro, assaltos, violência, corrupção.
L-Ton R.E.P. é a participação especial na música Assim que se faz. Mais uma vez ambos destilam rimas auto indicativas.
“O Katrina deixou um rastro de destruição. Milhares de vidas a espera de uma solução. Sem falar das epidemias que matam milhões. Em Nova York, 11 de setembro, 2 aviões, colocaram abaixo mais de um símbolo do poder vítimas do terrorismo estampados na TV”. Em Todo-poderoso, Alpiste e Asaph Hernandes dividem a atenção pregando sobre soberania de Deus e profecias sobre o fim dos tempos.
Bang Loco dá fim ao repertório de rimas com a participação dos Sacerdotes Mc´s.
Com esse novo trabalho, que a principio seria uma produção independente, Alpiste voltou a ter a alegria de escrever e fazer música e vive um momento de empolgação na continuidade de seu ministério.
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Dj Alpiste
Veja também no Super Gospel:
- Rafael Caff lança o EP “Passado, Presente e Futuro”: Um testemunho em forma de R&B e Trap Soul
- Felipe Lamark e Flávio Rufino lançam o single “Meu Salvador” pela Trindade Records
- Lucena, LLC Flame e O Peter lançam o single “Encontrei em Você” pela Trindade Records
- Flávio Vasques apresenta o álbum “Incenso – AO VIVO”, um marco de adoração e entrega gravado ao vivo

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook
Em alta
- 1 Anderson Freire revela que não podia ter filhos: “Eu não tinha condição de ser pai”
- 2 Israel Salazar lança a canção "Eu te entrego o meu dia"
- 3 Best Sellers: Conheça os livros religiosos mais vendidos de 2024
- 4 Devocional da Lu - Não andeis ansiosos por coisa alguma - Filipenses 4:6-8
- 5 Devocional da Lu - O Senhor é Sol e Escudo - Salmo 84:11 - 12