Notícias

Conversamos com Luciana Mazza, diretora de comunicação da Expo Music Gospel

Redação em 15/03/11 3443 visualizações
Nossa entrevistada de hoje é Luciana Mazza, jornalista experiente que já trabalhou em diversos veículos do segmento, entre eles: Revista Eclésia, Revista Lar Cristão, do Pastor Jaime Kemp, Revista Consumidor Cristão, Jornal Viver Cristão de Campinas, Revista Gospel Magazine e Revista O Levita, por onde fez entrevistas com músicos nacionais e internacionais.

Entre as suas contribuições no jornalismo voltado para o mercado cristão, destacamos aqui a exclusiva que ela fez com o ministro Kirk Franklin, onde ficaram por volta de 40 minutos falando sobre música gospel.

Entrevistou, ainda, Michael W.Smith, Jaci Velasques, Fred Hammond, Across the Sky, Kevin Max, entre outros...

Confira abaixo o nosso bate papo on line.

Supergospel: Vamos começar com uma pergunta básica. Quem é Luciana Mazza?

Um ser humano como outro qualquer, sujeito a acertos e erros, uma serva de Deus. Sou jornalista, cineasta, sócia da Agência MR1, idealizadora da MR1 Black House, diretora de comunicação da Expo Music Gospel. Esposa do jornalista e publicitário Marcelo Rebello e mãe de Yeshua (4) e Chaya (1).

Supergospel: Como foi o início de suas atividades no mercado Gospel? Em quais mídias evangélicas você já trabalhou?

No mercado Gospel, comecei na Bompastor, na Revista Eclésia. Naquela época, o editor da revista era o competente jornalista Carlos Fernandes e a revista reunia os melhores jornalistas que o mercado já viu até hoje.

Trabalhei com a nata dos jornalistas cristãos. Marcos Stefano, Marcelo Santos, Guther, Paulo, Omar de Souza, Percival, entre outros. Na diagramação, o amigo Ucha que não está mais no nosso mercado, nas fotos de capa Décio Figueiredo. Êta equipe de sucesso e polêmica! hehehe!

Escrevi matérias como "Pode um pastor ser Maçom?", "Satanismo", "Arco Iris no Púlpito", "Sou Pastor e Sou Gay", "Sexo dentro da Igreja", entre outras pautas que causavam aquele burburinho no mercado, mas esclarecia, mostrava os assuntos à luz da Bíblia e abençoava as pessoas.

Fui assessora de Imprensa da 3ª Expo Cristã em 2004, participei da transição da Ficoc para a Expo Cristã, colocando a feira nas principais mídias da grande imprensa nacional e até internacional como: Jornal do Brasil , Gazeta Mercantil, Jornal do Commercio, Estadão, Folha de São Paulo, Diário de La voz, Revista Isto É, SBT, entre outras que no momento não me recordo, mas que tenho tudo clipado!

Após consolidar a feira, decidi sair e me dedicar de tempo integral à minha agência, onde fiz alguns trabalhos para o Pastor Adhemar de Campos, assessorei a cantora Priscila Lisboa, Rodrigo Corrêa, Rádio Cacique, Rádio Transmundial, Editora Hagnos, onde fizemos a comunicação e o lançamento do Livro "O Nascimento", da famosa série "Deixados para trás", Editora Lio, Rádio Black Gospel, Dj Alpiste, Lito Atalaia, Fex Bandollero, One Face, Parábola, Kadoshi, Mano Reco e alguns trabalhos com Luciano Claw. Ufa! já trabalhei com muita gente!

Supergospel: No final de 2010, surgiu no circuito evangélico a Expo Music Gospel, que é a maior feira Gospel da América Latina. Como está sendo a responsabilidade de dirigir esta empreitada?

Olha, a responsabilidade sempre é muito grande quando nos propomos a fazer algo que Deus manda e confirma! E o diabo tenta destruir! Essa feira chega com uma pegada secular, bem diferente de alguns eventos que foram feitos até hoje no mercado Gospel.

Tenho vivido dias de muitas lutas, mas também de muitas vitórias! A Expo Music Gospel é uma realidade e um presente para todos aqueles evangélicos ou não que curtem a música Gospel.

Supergospel: Como surgiu a ideia de organizar a feira?

A ideia surgiu há três anos atrás, quando conversamos com vários players do mercado e fizemos muitas pesquisas onde percebemos a lacuna que existia de um evento específico e de grande porte que representasse em todo o país e até fora dele a força que a música Gospel brasileira tem. Desde o princípio, colocamos o profissional andando lado a lado com o espiritual, pois sabemos que com Deus no barco tudo vai muito bem!

Mesmo com a vontade entranhada no coração, pedimos uma confirmação explícita do Pai para que não houvessem dúvidas e essa confirmação veio. Com ela, veio também uma frase que creio que vai nos acompanhar por toda a vida: "Deus não divide a sua glória com ninguém!". Enquanto grandes negócios forem feitos para a glória de Deus e para o crescimento do Reino, a feira vai ser um sucesso.

Se algum dia o conceito mudar e começar a exaltar nomes, conselhos, pastores, gravadoras, artistas, jornalistas, publicitários e etc e etc, então a feira deixa de existir. Somos apenas os instrumentos, a feira é o palco, os músicos a melodia e o grande Maestro é Deus!

Supergospel: Em que consiste a Expo Music Gospel? Poderia nos dar aos nossos leitores uma visão geral dos objetivos do evento?

A Expo Music Gospel é a Feira Internacional de Artistas, Ministérios e Produtos Musicais Cristãos. Até então a Música Gospel sempre foi deixada como um acessório, um segundo plano, até mesmo tendo em vista o caráter e a prioridade editorial dos eventos que já existiam, os quais respeitamos e oramos pelo sucesso, mas já estava na hora da Música Gospel ter um evento só dela, que a representasse dignamente, com qualidade e foco profissional e espiritual.

Imagine um local onde se reúnem músicos, líderes, produtores, arranjadores, compositores, artistas, fabricantes de instrumentos musicais e acessórios, gravadoras, executivos, designers, fotógrafos, jornalistas, publicitários e todos os profissionais que compõem a cadeia produtiva de CDs, DVDs, Blu-rays, instrumentos, shows... Um local onde se respira única e tão-somente a Música Gospel, discutindo-se produções, arranjos, composições, tendências, mercado...

E o melhor: em um clima descontraído, despojado. Onde público e artistas convivem harmonicamente, no ritmo leve do carisma e na melodia de canções que elevam o espírito humano a um contato mais profundo e intenso com seus pares, consigo mesmo e com o seu Criador, criando sensações e experiências novas e únicas.

E isto tudo sem perder o foco principal, que é exaltar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, levando mais e mais pessoas a terem um encontro com a palavra de Deus por meio da mensagem musical. É isto que nosso Pai Celestial tem colocado em nossos corações, e é isto que temos feito, sendo que os resultados são com o Espírito Santo. Queremos que as pessoas saiam da feira melhores do que entraram.

Supergospel: A feira terá muitas novidades? O que e quem já está confirmado?

Já tem muitas novidades confirmadas. Mas o que podemos divulgar são: o "Prêmio MR1 de Música Gospel", que ocorre em paralelo à feira. Um evento de gala, segundo seus idealizadores à altura dos grandes nomes que existem no circuito da Música Gospel e com credibilidade, pois não está ligado a nenhuma gravadora.

Julgado por um júri seleto, onde o que vai ser avaliado entre os muitos quesitos são a técnica e o profissionalismo, nomes de destaque da Música Gospel brasileira serão premiados, homenageados e reconhecidos. Nessa premiação única no universo Gospel, que tem como objetivo estimular a profissionalização do segmento e os investimentos técnicos na carreira dos artistas.

Também vão ser lembrados os melhores profissionais e personalidades do ano que têm ligação direta e indireta com o mercado da Música Gospel, bem como por meio de uma categoria especial, "Projeto Social", onde é destacada a importância da responsabilidade que este segmento tem com a sociedade.

Além de outras categorias como: melhor CD, DVD, Video Clipe, Site, Blog, Mídia, Performance de Palco, Banda, Cantor, Produtor, entre outros. As obras vão poder ser enviadas, no mês de Abril, quando acontece a triagem e, em Maio, a indicação dos finalistas e a entrega do Prêmio.

Outro grande momento da feira vai ser a Exposição "Gospel Memórias - Dias que não voltam mais", que pretende levar o público à uma emocionante viagem ao tempo, grandes eventos, igrejas e estádios lotados, mídias que noticiaram o crescimento do estilo, músicas que marcaram gerações, conversões, nomes que escreveram a história da Música Gospel no passado vão ser lembrados e homenageados. A exposição vai poder ser visitada por todo o público presente na feira e vai ser liberado o uso de máquinas fotográficas e filmadoras.

Outra Exposição que vai ser destaque será "Música para os olhos", 15 anos de histórias, músicas e imagens eternizadas por Décio Figueiredo, temos a palestra de Leis de Incentivo Fiscal, dado pela produtora Verônica Brendler, e, ainda, o Espaço Hip-Hop, que vai homenagear a cultura Hip-Hop com a presença dos 4 elementos, o Break (B-Boys): que representa o corpo através da dança; o MC (Mestre de Cerimônias): a consciência, o cérebro; o DJ (Disk-Jockey): a alma, essência e raiz; e o Graffitii: a expressão da arte, o meio de comunicação.

No mesmo local vão acontecer batalhas de MC´s e DJ´s, e vai existir uma representação da Estação São Bento, para abrilhantar a festa por onde vão passar vários Poetas-de-Rua do Gospel e secular, além do público. Outra surpresa será uma homenagem especial ao Centenário da Música Pentecostal no Brasil.

Supergospel: Pela aceitação que o evento está tendo na mídia, com certeza ele será um grande sucesso. Mas, e no início? Havia muitos receios de que não houvesse uma boa recepção ou que ele não fosse dessa magnitude?

Como falei, no princípio pedimos à Deus orientação e confirmação sobre a Feira. Desde o início, ele mostrou o tamanho do evento e falou: "Vai à luta que estou com você!". Como todas as feiras que estão aí, também sofremos retaliações, ouvimos coisas muito extravagantes, como "fulano paga o café da manhã do grupo X, por isso apoiamos o evento dele e o que a Expo Music Gospel vai pagar?" Sinceramente, acho que eles queriam que nós oferecêssemos o almoço, ou o jantar! rsss...

Ao meu entender as pessoas, as empresas, os conselhos, etc...devem investir nas feiras que existem no mercado porque são mais uma ferramente de ganhar almas para Cristo e não porque vamos pagar café, almoço ou jantar já que na Bíblia o mandamento é "Ide por todo mundo e levai o evangelho!", e ainda fala que "o justo não mendigará o pão!". Então, das refeições diárias Deus cuida e não deixa faltar! Está certo que não imaginávamos já dobrar de tamanho antes mesmo do evento acontecer, mas quando Deus está por trás das coisas, tudo acontece de forma sobrenatural.

Supergospel: Para encerrar, além da feira, vocês já planejam algum outro evento para o segundo semestre de 2011?

Sim. Tem muita coisa em andamento que vamos divulgar na hora correta! Pretendemos também lançar a Expo Music Gospel 2012 e uma grande novidade que já foi inclusive divulgada é o Lançamento do Primeiro Museu de Música Gospel Brasileira. Vamos contar a história, manter viva a memória do nosso estilo musical e emocionar à todos!

Supergospel: Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Claro! A Expo Music Gospel está sendo feita com muito amor, carinho e profissionalismo para o mercado Gospel e para todos aqueles que amam o estilo musical! Temos espaço para todos os ritmos e quem desejar investir no mercado musical Gospel essa é a hora!

Um dia, quem investiu nesse momento único da música Gospel brasileira vai poder olhar para trás e falar: "Glória à Deus! Eu ajudei a escrever essa história e fui peça importante para difundir o evangelho através da música que chega em lugares onde muitas pregações não chegam!".

A Expo Music Gospel acontece de 31 de Maio à 4 de Junho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes.

O credenciamente já pode ser feito através do site oficial do evento: www.expomusicgospel.com.br .

Até lá!

O Supergospel agradece a Luciana Mazza pela atenção e disponibilidade.

Entrevista feita pelo colaborador Roberto Azevedo (@azevedoroberto)

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.