Análises

Relembre o review de "Faz chover", um clássico na discografia de Fernandinho

Roberto Azevedo em 16/02/23 20500 visualizações
Relembre o review de "Faz chover", um clássico na discografia de Fernandinho

Fernandinho é membro da Segunda Igreja Batista em Campos, pastoreada por Eber Silva (autor do livro “Adoração e Adoradores”, lançado pela MK Editora). Antes do cd Faz chover, que teve repercussão nacional, incluindo uma indicação ao troféu talento 2005, na categoria de melhor cd independente, Fernandinho gravou “Formoso És” e produziu o cd da igreja, intitulado “Somos um”.

“Faz chover” possui um repertório que apesar das letras pequenas e das harmonias intuitivas, tem os arranjos excelentemente elaborados. Na abertura temos um instrumental pesado antecedendo o instrumental tocado no cd que traz um teclado com som de gaita de foles. Aqui a proposta sonora é de pop rock, estilo que tem predominado em seus lançamentos posteriores – “Abundante Chuva” e “Sede de justiça”.

Após marcar presença tocando um shofar, Fernandinho e banda atacam com animada e festiva Grande é o Senhor. As frases de cordas e as convenções no desenvolvimento da música são muito bem executadas. Rola um sopro no fundo, mas bem discreto dentro do arranjo e muita, muita guitarra. Muito boa para interagir com a igreja.

A seguir vem uma seqüência com uma levada meio dance, meio “israelense”. A primeira é Canta alegremente. Depois o ritmo dobra e entra em Baruk Raba Beshen Adonai (Bendito é o que vem, em nome do Senhor) e emenda com Ao Deus de Abraão. Nas letras destas quatro músicas Fernandinho faz menção a cantar e dançar na presença do Senhor.

Desde a antiguidade é um cântico de exaltação a Deus baseado em Isaías 64:4. Não poderia deixar de mencionar a melodia que é muito bonita (uma constante no repertório) e o solo de guitarra que além de belo termina com uma convenção da banda. Muito bem elaborado.

Formoso És é a faixa título do seu primeiro álbum. A faixa aparece aqui ao vivo e soa como um bônus já que ela não fez parte do disco que gerou este dvd.

Uma bonita intro com solo de Flugelhorn, nos leva a outro ótimo momento do culto com a canção O meu Deus é soberano, fruto do testemunho de um irmão da igreja em que congregam. O refrão diz: “O meu Deus é soberano. Se o meu coração parar de bater, Ele sopra em minhas narinas e me traz de volta a vida”. No fim do louvor temos uma palavra do pastor Eber.

Faz chover já se tornou um clássico da música gospel nacional. Fernandinho divide os vocais com sua esposa Paula Terra Santos. O paulista Daniel de Souza (Frutos do Espírito e Discípulos) e sua esposa Selma, oram, ministram e profetizam ao Rio de Janeiro no meio do louvor.

Assim como no cd, se este dvd fosse um livro, neste momento estaríamos no clímax. A música é envolvida por uma intensa atmosfera de adoração. Fernandinho também ministra a congregação presente em diversos momentos da canção. Os arranjos de cordas e as convenções da banda são ótimos. Mais tarde foi gravada por Ana Paula Valadão e David Quinlan no cd Adoração e Adoradores.

Perdão que Fernandinho ministra com Daniel Souza no cd ficou de fora do dvd.

Derrama é um cântico que clama por mais da presença de Deus. No cd tínhamos um arranjo bem light. Aqui o louvor inicia-se com uma pegada pesada antes de seguir o arranjo original onde banda alterna nuances de dinâmica (fraco, meio forte e forte) criando um clima ótimo para o dirigente ministrar a igreja. É mais uma música que apesar de simples, nos envolve.

Outra novidade é que o registro áudio visual traz a participação de Fernanda Brum e Emerson Pinheiro (gentilmente cedidos pela MK Music) cantando e ministrando. Com certeza mais um momento marcante. Essa parceria rendeu uma participação de Fernandinho no segundo cd do Quatro por Um.

Eu vou abrir o meu coração segue a linha do dvd. Bonita melodia, harmonia simples, arranjo elaborado, solo de guitarra competente, convenções e ministração do dirigente.

A penúltima música é Te adorar, uma oração a Deus que cita Romanos 11:36. Assim como as canções anteriores traz um tempero pop rock mais pesado em relação aos originais.

O dvd fecha com outro ótimo momento. Se não for pra te adorar começa com uma ministração contemplativa, entra um violão fazendo o ritmo e os metais atacam. Voltamos ao estilo do início do cd – pra cantar e dançar. É a faixa do cd em que os metais mostram mais presença. Fernandinho ainda se arrisca em um “quase” rap. No final ainda temos uma palavra do pastor Eber.

Nos extras temos uma produção bem caseira mesmo, com qualidade VHS. Temos depoimentos do pastor Eber Silva, de Daniel Souza, cenas dos ensaios e dos preparativos no dia da gravação. Após uma galeria de fotos temos uma ministração de Fernandinho na canção Desde a antiguidade com interpretação do Ministério IAD, que trabalho com libras (linguagem de sinais para deficientes auditivos).

Geralmente os ministérios fazem tudo em uma tacada só. Gravam durante o mesmo culto o som e imagem para as duas mídias. Uma situação que atrai minha atenção nos dvds de Fernandinho é o fato de serem gravados separados dos cds deixando cada registro com uma pegada ímpar apesar de possuírem o mesmo repertório. Foi assim com “Faz Chover” e “Abundante chuva” e vai ser assim com “Sede de justiça”, lançado no em abril de 2007 e que já possui planos de ter sua gravação no segundo semestre de 2007.

Maiores informações podem ser encontradas em: www.fazchover.com.br ou www.onimusic.com.br

Faz chover

(DVD) 04/00


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernandinho

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook