Notícias

Segredos escondidos do sucesso de Fernandinho - parte 2

Redação em 10/12/13 2277 visualizações
Por Lincoln Lyra

Data 15.03.2013 - Sexta-feira: Faltam algumas horas para o evento de gravação do DVD “Teus Sonhos” – HSBC Arena RJ do Fernandinho.

Clique aqui para ler a parte 1

Nos preparativos gerais, pra que tudo aconteça certinho, fica uma certa tensão ou preocupação, é tanta gente trabalhando, tanta coisa pra acontecer, montagem de um super palco, imenso, iluminação, banda, estrutura de pessoas, cronograma de coisas a fazer... Ufa ! Um monte de coisa...

Toda a realização do evento caminha ao comando da FAZ CHOVER, produtora do Fernandinho. Ele tem na condução de seu ministério algo que pra muitos passa desapercebido, pessoas muito especiais por perto. Pessoas fazem a diferença. No mundo coorporativo, nas empresas, o departamento de Recursos Humanos, confirma isso facilmente, afinal, Deus usa pessoas, a maestria da criação é o ser humano, conduzir elas (pessoas) ou trazê-las pra perto talvez seja outro grande SEGREDO do Fernandinho.

Compreender a Igreja é também compreender pessoas e relacionamentos. Fernandinho sempre pauta sua realização como ministro de louvor na compreensão de vida de Igreja. Aquele jeito simples, por vezes parecendo desligado, sem pretensão, tem no fundo um olhar muito criterioso em “com quem trabalhar”, “com quem caminhar”.
Toda a tensão de tantas coisas à acontecer nesse grandioso evento como a gravação de um DVD no HSBC Arena, tudo parece tranqüilo em acontecer, fruto dessas pessoas que, ao dispor do Senhor, “fazem chover” .

No decorrer dos dias e no dia da gravação, acompanhando o andamento de toda a preparação das coisas, chego e me deparo com a tranqüilidade das pessoas que comandam a FAZ CHOVER, Felipe e Flávia.

Parecia que estávamos aguardando estarmos em mais uma igreja a ministrar com o Fernandinho, tudo muito “normal”, natural, tranqüilo. Lembro-me de uma frase de um grande líder cristão americano: “Reino de Deus é naturalmente sobrenatural” – John Wimber.

Tudo caminha e transcorre muito relax, bem ao “jeito” Fernandinho de conduzir a vida e as demandas ministeriais. Lembro-me de nossas conversas, desde o primeiro encontro nessa semana, quando falávamos da expectativa do evento ele dizia: “não gosto de pensar em algo a ser preparado pra acontecer no dia do evento, mais que as coisas que vão acontecer, são fruto de uma naturalidade do que Deus já vem fazendo”.

Fernandinho, há tempos atrás, já havia gravado uma entrevista comigo e citava a diferença de equipamentos e pessoas do exterior no envolvimento de suas produções.

Dessa vez reparo sua chegada na Arena, ele cumprimenta o pessoal, fala de forma calorosa com o produtor e engenheiro de som Gabriel Wilson (americano, produtor de ministérios como o Jesus Culture e Betel Church) responsável pela captação de áudio da gravação do evento.

O cantor já tinha comentado da alegria de trabalhar com esse rapaz, sensível a captar a ambiência das características ministrações de louvor, Fernandinho de forma específica trouxe o Gabriel a estar no evento.

1 dia antes do evento...
Daqueles dias é perceptível a sonzeira de um ensaio, Fernandinho pede os fones, o click (linha de audição de todos os instrumentos e vocais que estão sendo tocados), “surpreendentemente” ele não vai até o microfone, que esta sempre muito bem posicionado de frente pra banda por seu Road (Tripa, apelido). Fernandinho fica encostado na parede do estúdio perto da mesa de controle de áudio, ao lado de seu violonista e técnico Chrisanto Tinoco, dá instruções técnicas do som que quer ouvir na banda, atentamente se concentra em ouvir as bases que estão sendo tocadas e continua explicando a Chrisanto como quer que funcione a “plataforma de mixagem”, assim, o equilíbrio de todos os instrumentos, tudo que ta sendo tocado, ele se importa com tudo.

Fernandinho não é um bom músico apenas, um cantor diferenciado com uma voz possante, como tem um ouvido muito apurado e privilegiado, ele tem um forte tino como produtor, com isso ele olha, ouve, percebe sua banda e seu som de forma muito peculiar, entendendo o todo, preocupando-se em detalhar sonoridades, arranjos, sua identidade musical tem muito a ver com essas características, esse também é um grande SEGREDO ou na verdade atributo de suas produções que obedecem uma direção musical completa.

Fernandinho observa o ensaio como um todo e caminha até o microfone, impõe aquela grandiosa potencia de voz, manda aquele vozerão, canta um pouco, faz observações aos vocais e a batera nos arranjos, e de repente ele para de cantar, parece lembrar de algo importante, minutos antes tinha entrado uma pessoa no estúdio, ele falou ao seu ouvido algo bem rápido, era Marcos Oliver (profissional altamente qualificado, responsável pela iluminação, estrutura de palco, fotografia), o algo importante era isso... Fernandinho tem realmente SEGREDOS guardados, sempre muito ligado a tudo que acontece relacionado a seu ministério, sua característica de seriedade e responsabilidade em ser um dos maiores ministros de louvor da nação brasileira na atualidade, faz com que ele de forma empírica acabe sendo responsável e se envolvendo no todo do processo do que vai acontecer com as ministrações, e em se tratando da gravação do DVD, foi imediatamente ver a iluminação a ser desenvolvida por Marcos Oliver para o evento.

Saio do ensaio acompanhando a saída do Fernandinho que rapidamente vai até ao centro da Arena onde já está montado o grande palco do Show, ele da meio que uma volta em torno do palco, vislumbrando a compreensão do 360º do palco, olha pras arquibancadas tentando entender como seria o show com essa dimensão, de todos os lados pessoas olhando pro centro, onde estava montado o palco no meio da Arena. As 4 paredes de leds ainda estão apoiadas ao chão, sendo aguardadas pra subir mais acima para visão de toda a platéia. Um grande Tubo Circular, chamado de cilindro em leds, também é uma das surpresas desse que talvez seja considerado até hoje, o maior show da história da musica gospel no Brasil em casas de espetáculos “in door” (cobertas). Rico em tecnologia, “Teus Sonhos” o DVD deverá ser um marco no nosso meio.

Fernandinho vai até a mesa controladora de toda a iluminação do palco, tecnologia de primeira, tudo projetado em 3D na tela do computador e sempre pré executado ali. Prevendo a dimensão da beleza do que seria o show, ele faz algumas observações sobre momentos do show, fala de pausa de movimento de luz, quando se estiver falando, sempre um foco, centralidade em Jesus. Parece que falar de iluminação não tem a ver com essa centralidade em Jesus, mais tem e muito. No chão da arena está uma cruz, iluminada em leds através de tubos como que mangueiras iluminadas, dando um efeito como que a cruz fosse estar muito iluminada e trocando de cores.

Na fala de Fernandinho fica claro pra um momento do show que essa cruz será colocada iluminada em vermelho ao centro do palco, trazendo foco de atenção da iluminação, para que todos lembrem, para que tragam a atenção a importância da cruz, do sacrifício de Jesus, de que nossos pecados foram perdoados no sangue de Jesus derramado naquela Cruz. Sem perder o foco na musicalidade do show que também neste momento terá canções especificamente falando sobre isso. É um grandioso show.. é, tem alta tecnologia... tem, o som é potência de primeira sim, mais na visão de Fernandinho não podemos perder um foco, a centralidade em Jesus e na cruz. “... Lincoln, a cruz é o maior símbolo do cristianismo”, Fernandinho comenta comigo.

LINK 1 DOS BASTIDORES DO FERNANDINHO NO SHOW
Clique aqui para acessar:

LINK 2 DA MATERIA DO GABRIEL WILSON DO JESUS CULTURE


por Lincoln Lyra, músico e profissional da área de mídia e entretenimento que trabalha como apresentador de TV e Rádio.
[email protected]

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.