Análises

Simplesmente adorador (Maurílio Santos)

Roberto Azevedo em 06/03/06 11013 visualizações
Cantor e compositor há mais de 18 anos, Maurílio Santos iniciou sua carreira como vocalista principal da Banda Rara, na Igreja Pedra Viva, ao lado das Bandas Kaleo, de Robson Nascimento (Tudo que Soul) e Bani (Vitória), com Vânia Marx. As letras de suas músicas abordam assuntos que mostram a necessidade do homem em resgatar seus valores, trazendo momentos de adoração, reflexão de vida e muita paz.

Maurílio traz para música brasileira contemporânea os ritmos mais bem interpretados pelos maiores cantores e intérpretes da atualidade e além de sua participação nas gravação do Renascer Praise, possui ainda 3 discos solos gravados em estúdio.

Paz foi seu primeiro trabalho solo gravado e lançado pela Church Music 1997.

Um novo tempo trouxe como carro chefe a música com o mesmo título que passa uma mensagem clara e definida sobre o "não às drogas".

E por último, Refúgio, que já foi comentado em outro artigo.

Agora em seus mais novo lançamento, Simplesmente Adorador, gravado ao vivo, Maurílio trouxe toda excelência da musicalidade de um adorador que louva ao Pai, não pelo que fez, pelo que faz ou pelo que vai fazer, mas pelo que Ele é: Senhor e Salvador de nossas vidas e nossa esperança de vida eterna.

A produção é dividida com Ronaldo Gomes, líder do Coral e Banda Bani e que também está atuante como produtor nos trabalhos musicais do Renascer Praise.

O visual do encarte esta mais caprichado em relação aos anteriores e o naipe de metais conta com as idéias criativas do pastor e saxofonista Esdras Galo, que também produz e arranja para o Renascer Praise.

Adorar é um hino de celebração, com uma pegada bem festiva, que dá inicio a este culto de adoração. Logo nesta primeira faixa temos uma novidade pra quem acompanha o ministério de Maurílio, que é o competente naipe de metais.

Recebe minha adoração de autoria da bispa Sonia Hernandes e gravada originalmente no cd Renascer Praise XI mantém a atmosfera de adoração criada na canção anterior.

Mas como disse na análise anterior (álbum Refúgio), Maurílio Santos é um dos principais representantes da black music nacional e Sou nova criatura vem pra confirmar esta afirmação. Além da letra que é ótima, a canção traz uma levada soul cheia de swing e groove ao lado de um criativo arranjo de vozes no turn around final. Essa canção ficou muito boa. Muito boa mesmo.

No hino No vento do Espírito o cantor e compositor já demonstra que além de crooner de black music é um excelente dirigente de louvor.

A maioria das bandas de black music que se formaram a 10 anos atrás já teve em seu repertório um dos clássicos da musica gospel nacional. “Talvez você não saiba mas existe um alguém que pensa em seus problemas e a você quer muito bem...”

Deixa Tudo é um dos pontos altos do culto. Com um arranjo novo, totalmente r & b, a canção cativa, envolve e agrada.

Todo compositor possui uma característica mais notória em suas criações. Apesar de sua versatilidade ao compor, Maurílio marca presença com canções lentas de pegada r & b, cheia de dinamicas vocais e letras de adoração a Deus centradas em refrões marcantes.

Minha morada, Preciso de Ti, Move Tuas águas e Sonhos fazem parte dessa realidade. Só mesmo ouvindo para conferir.

A seguir temos uma faixa de cada disco anterior do cantor.

Gravada originalmente em um dueto com Robson Nascimento no álbum Paz, Te adoramos resume o propósito da gravação em letra e música. Esta, que é uma das mais belas canções de louvor e gratidão a Deus que já ouvi, é também outro ponto chave do culto e o cantor aproveita o clima de adoração para ministrar a Igreja com muita unção e autoridade. Não posso deixar de destacar as nuances de dinâmica executadas pela banda junto com o vocal no momento da ministração final. Excelente!

Tú És fiel foi uma das músicas de trabalho do segundo disco e com certeza traz consigo todos as adjetivos da canção anterior e o cantor novamente aproveita o clima de adoração para ministrar a Igreja com muita unção e autoridade.

Pisa no inimigo é a canção mais swingada do seu terceiro álbum. Na gravação feita no estúdio o destaque era para a pegada dos teclados, executados por Dudu Borges, nesta versão ao vivo, baixo e batera quebram tudo e dividem os grooves com o criativo naipe de metais. Sonzeira de primeira! Temos ainda a participação de X-Barão interpretando o rap.

Com uma pegada soul e uma guitarra wah-wah acompanhando o naipe de metais, Celebrando a vitória termina o culto da celebrando a Cristo da forma festiva que ele iniciou.

O segredo do sucesso de Maurílio Santos é com certeza o comprometimento com Deus e também a preocupação em fazer sempre o melhor em termos de qualidade musical e profissionalismo aliados à unção.

Com certeza, este é mais um álbum que nos traz tudo o que é necessário para agradar tanto quem curte os grupos de black music mais “intensos”, quanto quem curte os grupos de louvor mais tradicionais.

E como disse no artigo anterior: “Quem curte r & b e nunca ouviu as canções de Maurílio não sabe o que estão perdendo”. Vale a pena conferir.
Simplesmente adorador

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Maurílio Santos

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook