Análises

Ministério Apascentar de Louvor lança novo CD - Ao Deus das causas impossíveis. Confira nossa análise

Roberto Azevedo em 26/02/12 12491 visualizações
No ano de 2003, era lançado no Brasil o primeiro álbum do Ministério Apascentar de Louvor de Nova Iguaçu: Toque no Altar. Junto com o álbum Restituição, lançado no mês seguinte, o grupo ganhou diversas premiações no Troféu Talento 2005 e se tornou conhecido em todo o território nacional.

Até 2007, durante a primeira formação do Apascentar de Louvor, liderada por Luiz Arcanjo e Davi Sacer foram lançados mais três álbuns: Deus de Promessas, Olha pra Mim e Deus de Promessas ao Vivo. Após o afastamento do grupo do Ministério Apascentar, nasceu o Trazendo a Arca.

Enquanto isso Rafael Bitencourt se tornou o vocalista oficial do Apascentar. Com sua liderança, foram lançados três álbuns: É Impossível, mas Deus pode, Deus de Milagres e A Vitória da Fé. Durante esse tempo, eles foram indicados ao Troféu Talento e ao Troféu Promessas.

Em abril de 2010, o casal Sacer (Davi e Verônica) se desligou do Trazendo a Arca e voltou à membresia do Ministério Apascentar. E com a participação especial dos dois foi lançado, no final de 2011, o álbum Ao Deus das Causas Impossíveis. A produção musical ficou por conta de Kleyton Martins, que também trabalha nos álbuns solo de Davi Sacer. O projeto gráfico foi assinado por Rafael Feijó.

Ao todo o CD tem 14 canções, sendo nove de autoria de Davi Sacer. Também marcaram presença nas composições Verônica Sacer, Diego Vianna, Davi Fernandes, Renato César, Luiz Moreira, Renato Azeite e Kaká.

Já o backing vocal foi gravado por Verônica Sacer, Vânia Lima, Alyne Marçal, Priscila Carla, Daniel Carvalho (Scooby), Rafael Novarine, Luiz Moreira e Adiel Ferreira.

O álbum começa muito bem com a pegada alegre e festiva de Meu Lugar é no Altar, Eu sou a resposta e Canto pra Ti. A levada pop rock é muito bem executada pela banda, com destaque para a pegada da bateria, pros riffs de guitarra e para os detalhes de baixo e teclado preenchendo os espaços do arranjo, mas sentimos falta de um naipe de metais nestas três músicas que abrem o disco.

Os hinos de adoração do Ministério Apascentar de Louvor são sempre cativantes e envolventes. Destaque para as coberturas de cordas assinadas por Ronaldo de Oliveira e para a dinâmica dos arranjos.

Espaço pra Deus, DNA, Não Deixe Morrer e Esperança outra vez são belíssimas, mas o destaque vai pra Verônica Sacer interpretando o louvor Fonte, dando uma textura diferente para o grupo.

Deus das Causas Impossíveis possui as características que fizeram o Ministério alcançar notoriedade nacional – harmonia simples e fácil de tocar, melodia boa de ouvir e cantar, refrão de fácil assimilação e letra que trata sobre vitória. A música foi apresentada pela primeira vez no início de 2011.

Além da Tempestade, Alcançar Teu Coração, Não há outro nome e É possível possuem camadas instrumentais bem distribuídas e nuances diferentes entre si, mantendo o repertório dinâmico e interessante de ouvir.

O destaque do álbum fica por conta da última música do CD, Mudou, que faz alusão a todos os álbuns já lançados pelo grupo, exceto Deus de Milagres. “Com vestes de louvor, eu toquei no altar e vivi a restituição. O Deus de promessas olhou pra mim e se revelou sendo o Deus do impossível. Minha vitória veio pela fé...” Há até um trecho que faz uma referência à Marca da Promessa. Sem dúvida, muito criativa. A pegada pop rock e a participação do público deixaram a música perfeita. Mesmo antes de o álbum ser lançado, já havia uma grande expectativa, pois o site do Apascentar havia informado que haveria reformulação. No entanto, o projeto peca pelas poucas novidades.
Ao Deus das Causas Impossíveis

(CD) 01/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Apascentar de Louvor

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook