Análises

Assistimos o mais recente DVD do Resgate - 25 Anos. Confira nossa crítica

Gleison Gomes em 01/02/16 1705 visualizações
Vamos prosear agora sobre um DVD. Não qualquer um, mas o de uma data comemorativa bem especial. Afinal, completar 25 anos de estrada e com muito fôlego musical não é de jeito algum, para todos. O que, neste caso, também não é surpresa para ninguém, já fomos avisados acerca de uma década que eles, passo a passo, ficariam até envelhecer (2006), mas como as pessoas parecem não dar ouvidos às vezes é necessário relembrar de vez em quando que o trabalho ainda não será (é) o último (2010).

A obra que se chamou 25 Anos de Rock N' Roll teve sua gravação nos dias 19 e 20 de setembro de 2014, no Teatro Anhembi Morumbi em São Paulo e seu lançamento ocorreu no ano seguinte. Trata-se do quinto trabalho audiovisual do Resgate e este se soma aos outros quatro da trajetória, Acústico (2001), Ao Vivo – 15 anos (2004), Até eu envelhecer (2008) e Aos Vivos (2013). O trabalho foi lançado com o selo da Sony Music e a direção de vídeo ficou a cargo da Kako Cine, de Kako Alves (baterista da banda Militantes).

Neste registro de 25 anos você tem um prato cheio de emoções. Rock, família, diversão e muita história. Um setlist com 18 faixas que se desenrolam em 87 minutos. A escolha das faixas desse trabalho surpreende, uma vez que as repetições de canções consagradas são de praxe em gravações do tipo e dessa vez só encontramos algo disso em Todo Som na abertura (versão acústica) e no encerramento da obra (versão elétrica), e a canção “rifada por Mito Gomes desde quando era apenas um menino inocente” a mitológica 5:50 AM – desta vez com uma bela introdução de Zé Bruno com uma gaita.

Ainda Há Tempo, do álbum Vida, Jesus e Rock'n'Roll (1991) é resgatada e ganha nova vida em formato acústico. A noite ainda reservaria espaço para músicas inéditas, caso de Ele, Ninguém vai Saber (com riffs que fazem cócegas no cérebro) e Luz. Elas demonstram o quanto estão bem e a criatividade com qualidade segue afiada.

As participações de amigos abrilhantam o trabalho, como Adhemar de Campos em Amigo de Deus. Historicamente grandes amigos contribuintes para a banda, Carlos Anhaia e Paulo Anhaia arrebentam em Amor, All You Need Is Love, dos Beatles, Luz e Todo Som. Mas o disco se destaca pela escalação eficiente, composta pelo quarteto à frente, um meio de campo fabuloso por André Freitas e seu hammond e lá atrás, na retaguarda, uma inspirada e excelente Orquestra Musitá. Deram um up nas faixas. A execução do petardo Doutores da Lei e da quase nunca tocada Sempre tem uma Assim são fortes destaques. A penúltima faixa, Mais Perto Quero Estar, é um brinde para nós.

Além do filme principal, o projeto reserva um making off. Nele há, por exemplo, Jorge declamando poema e distribuindo flores à lá Roberto Carlos, e música – pílula (arrebatamento). De longe, belo trabalho. Sem dúvidas, desde os primeiros shows em 1989, até agora continuamos a pedir bis (e não é o chocolate da Lacta) para vocês.

Nota: ★★★★☆
25 Anos

(DVD) 01/15


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Resgate

Veja também no Super Gospel:

Gleison Gomes

Historiador, apreciador de música, filmes e bolo de abacaxi.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook