Análises

Confira nosso review do mais recente projeto infantil do Diante do Trono - Davi

Tiago Abreu em 17/04/14 5563 visualizações
Em 2012, foi lançado o novo disco do projeto Crianças Diante do Trono, produzido e realizado pela banda Diante do Trono, lançado pela Som Livre. É um álbum temático, que conta a história e lições de vida de Davi, rei de Israel. A obra teve a colaboração de vários músicos convidados, com destaque para Atilano Muradas, que trouxe uma “abrasileirada” nos arranjos, que são o grande ponto positivo da obra.

Falando em brasilidade, Davi é o exemplo nato de que música infantil e qualidade musical podem – e devem andar juntas. Num tempo em que a música cristã contemporânea apresenta discos infantis de péssimo gosto em todos os aspectos, principalmente com letras e rimas pobres e sem sentido, Davi chega quebrando este paradigma. Apesar de canções simples e bem marcantes, temos letras de conteúdo e que mesclam várias sonoridades, como o baião, jazz, choro samba e pop. Os arranjos de cordas de O Senhor é o meu Pastor são excelentes, e a condução do teclado é, de certa forma emocionante, embora a interpretação vocal de Guilherme Fares esteja aquém do ideal.

A primeira canção, Amigo é excelente em todos os aspectos. Nos arranjos, um groove agradável, metais gostosos de ouvir, um baixo bastante presente, e uma interpretação vívida e ao mesmo tempo leve de Ana Paula Valadão. O Bom Comportamento já se destaca tanto pela letra e pela dinâmica da música. Um samba bem simples, mostrando claramente a brasilidade proposta sem fugir do estilo do público alvo. Os backs no refrão ficaram excelentes, e contam como ponto positivo ao arranjador vocal Rodrigo Campos.

A pegada da bateria em A Bíblia é a palavra de Deus é empolgante, e lembra marchinhas de carnaval. Mais uma vez, metais, violões e o baixo se destacam. É interessante o quanto a produção musical está muito superior à dos álbuns adultos do Diante do Trono. Quem será o novo Rei e Se o Espírito de Deus se move em Mim possuem mais influências da música brasileira, sendo a última um samba. Ainda nesta, excelente a versão para um clássico da música cristã infantil.

O Seu dia vai Chegar é um jazz, com vários toques de teclado, baixo e ao longo da canção, metais. A interpretação dos backs, e do jovem solista Arleson Samuel A. Araújo é agradável, principalmente em relação à sua idade. Davi e Golias conta com vários efeitos eletrônicos e metais, e um forte vocal masculino. Já Cada um dá aquilo que Tem possui influências da música sertaneja, contando muitos violões, violinos e um refrão gostoso de ouvir.

Finalizando a obra, temos Genealogia de Jesus, uma balada, com arranjo de cordas e violões, e em seguida Os Milagres de Jesus, um choro, com a presença de percussão, banjo e outros instrumentos, agradavelmente bem arranjados e executados.

Em relação aos diálogos, eles estão bem gravados, pouco artificiais e com um instrumental bem produzido, embora fosse preferível que estivessem em faixas separadas, como em outros álbuns do Crianças Diante do Trono, até para facilitar um pouco a demarcação da trilha sonora com os diálogos.

O projeto gráfico, produzido pela Quartel Design é um show à parte. Em digipack, possui uma diagramação agradável, trazendo em sua parte inferior, além das clássicas letras de músicas e a ficha técnica os diálogos que envolvem cada canção, com cores e imagens que sem dúvida irão atrair o público infantil. Considerando tudo o que foi dito nesta análise, o disco merece nota 9,5 de 10.
Davi

(CD) 04/12


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Crianças Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook