Análises

Nosso Evangelho, o primeiro trabalho do quarteto eXEmplo

Roberto Azevedo em 25/03/08 12633 visualizações
O Quarteto eXEmplo está há sete anos na estrada. O ministério é fruto do desejo em comum de seus membros que cresceram juntos na igreja aprendendo música desde a classe infantil até o coral adulto. Seus integrantes são Alex, Edinho, Rogério e Valmir.

A missão do quarteto é fazer com que pessoas de dentro e de fora da comunidade cristã modifiquem suas relações com Deus não só através da música, mas pelo evangelismo pessoal.

Seus integrantes são donos de uma interpretação única e de uma identidade vocal aprimorada, que formam base para as mensagens, melodias e harmonias arranjadas por eles.

O grupo tem se consolidado pela força dos amigos que incentivam a proposta. O primeiro álbum do grupo, intitulado Nosso Evangelho, foi relançado pela AW Produções. O álbum retrata com estilo a simplicidade, o bom gosto e o estilo de vida do quarteto.

O repertório possui treze faixas, todas de autoria do grupo. A primeira, intitulada, Intro – Nosso Evangelho é uma canção-vinheta muito boa que confirma toda a força vocal de um grupo de r & b.

Um dos destaques é a canção Deles é o Reino que versa sobre as palavras de Jesus sobre felicidade encontradas em Mateus 5. Lembra muito os primeiros trabalhos do Boys II Men, com a diferença que traz uma pegada soul com uma sonoridade bem mais moderna. A interpretação dos meninos tem muito personalidade e qualidade. Somzeira!

Em Só preste atenção todas as evidentes características vocais do quarteto recebem o reforço do rapper Lito Atalaia. É uma música evangelística que traz uma base swingada, cheia de groove. As rimas de Lito dispensam comentários. Destaque para as frases de violão que percorrem o arranjo dando um colorido bem bacana.

O episódio em que o apóstolo Paulo discursou em Atenas narrado em Atos 17:23 é a base para Deus desconhecido. Possui uma levada cadenciada, tanto na base, quanto na melodia. Na parte lírica, exalta a soberania de Deus.

Quero ouvi-lo dizer une a versatilidade dos melismas do r & b com o swing da bossa nova brasileira. Conduzidos por um violão de nylon, o louvor traz intervenções interessantes de uma flauta transversa e de um sax tenor. Ousaram, arriscaram e acertaram em cheio. Nota 10!

Algo que chama atenção nesse grupo é o conteúdo das letras. Em direção a cristo confirma essa verdade. O hino é um manifesto que faz uma apologia inteligente ao cristianismo. “Todos vivem em busca de uma causa pela qual valha a pena viver ou morrer. O evangelho é muito mais que uma causa; é a certeza da Ressurreição de Cristo”.

A ministração do interlúdio Planos de bem é cativante e reflexiva. Versa sobre esperança e confiança na provisão, proteção e direção de Deus através da operação do Espírito Santo.

Tudo é um neo-soul com uma levada dançante. A letra que exalta a suficiência de Cristo faz alusão ao livro de Eclesiastes 11:7-10.

Última vez traz uma pegada mais contemplativa. É uma oração de contrição e entrega com um arranjo denso e envolvente. Conta com um belo solo de trombone no turn around final.

Um r & b contemporâneo marca presença em Instruções para a vida. O título da canção resume o assunto das estrofes e do refrão alusivos a diversos versículos extraídos do Evangelho de Mateus. “É na entrega da alma a causa de Cristo que podemos nos reencontrar com a vida e seu real propósito”.

“O Deus altíssimo não habita em santuários feitos por mãos humanas, mas faz sua morada no coração contrito”. Não existe lugar trata do cumprimento da promessa de Jesus, de que após Ele, seria enviado o Espírito Santo para que tivéssemos acesso direto a Deus Pai através de nossa viver diário em adoração.

Chance pra dizer é um hino de gratidão a Deus. Destaque para a base de piano e para as frases do naipe de cordas que dão uma dinâmica bacana no desenrolar da canção.

Fechando o repertório temos outra música que explora o estilo r & b com uma sonoridade contemporânea, com nuances de neo-soul. Conhecer que tem letra e melodia belíssimas, aborda o tema “intimidade com o Senhor” e dos benefícios decorrentes desse compromisso. Destaque para os timbres e efeitos de teclado.

Esse quarteto da baixada santista, contratados pela AW Produções, tem mostrado sua cara e vem ganhando admiradores por onde passam graças a sua unção, musicalidade e performance vocal.

O disco Nosso Evangelho, foi lançado oficialmente dia 25 de janeiro na Igreja Pedra Viva.

Maiores informações: www.awproducoes.com.br
Nosso Evangelho

(CD) 01/08

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Exemplo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook