Análises

Confira nossa análise do novo disco de Ilma Brescia - Pérola

Redação em 30/05/13 3373 visualizações
Diferença! Às vezes é tudo o que queremos (ou precisamos) em algumas áreas da nossa vida. Isso se acentua na área musical/artística. Com a grande quantidade de lançamentos musicais atualmente é impossível acreditar que a “grande massa” de coisas novas não sejam apenas repetições de coisas já feitas ou simplesmente imitações fiéis (e as vezes baratas) daquilo que é – para alguns – considerado “sucesso”.

Ilma Brescia, cantora de Belo Horizonte/MG, vem para ser mais uma a quebrar esse ciclo. Com a coragem de alguns (poucos) cantores do meio gospel – como o meu amigo Luiz Arcanjo, que já tive o prazer de acompanhar por um período – ela nos apresenta um trabalho belíssimo que se enquadra com certeza na galeria de grandes obras musicais já gravadas dentro desse segmento do mercado.

Ilma tem um histórico marcante: desde a adolescência já canta e tem uma grande experiência no circuito musical da capital mineira, onde acabou formando a sua identidade musical e conhecendo grandes músicos que com certeza a influenciaram e a transformaram nessa grande cantora e compositora que ela é. Talento inegável e acompanhada por músicos maravilhosos, só poderia nos apresentar um CD fantástico musicalmente falando, onde ouvimos desde o jazz tradicional (aquele da “vassourinha”), passando pelo soul, baladas, samba e até uma pitada de reggae! Tudo isso sem perder a identidade própria e muito menos o nível de musicalidade altíssimo que tem todo o álbum. Com produção musical e arranjos de Davi Werner, gravação, mixagem e masterização de César Santos (Estúdio Verde, Belo Horizonte), Ilma nos apresenta um trabalho cheio de surpresas e muito bom de se ouvir!

Bem... vamos a um bate papo rápido faixa a faixa (é pra isso que estamos aqui, não é? rs...).

A primeira faixa se chama Companheiro e abre o CD com um soul/pop bem suave e uma melodia marcante da guitarra estilo “George Benson” muito bem executado pelo muito competente Cesar Santos. Belíssima introdução que emoldura a entrada da voz de Ilma, suave, mas sempre segura. Nota-se já pelos primeiros 30 segundos de música que é um disco totalmente diferente de tudo o que estamos acostumados no meio gospel. A letra fala sobre aquilo que Jesus significa para nós: “Companheiro na alegria, conselheiro na dor”. A partir do primeiro refrão um trio de metais (com a presença do grande saxofonista Chico Amaral) entra no arranjo para desenhar belos contrapontos. No final ainda temos um improviso jazzístico com um timbre de synth lead executado por Davi Werner. Uma grata surpresa no final da música.

Uma introdução de piano muito bem executada e logo após a entrada de uma voz equilibradíssima marcam o inicio de Envolvimento. Após a execução da primeira estrofe, aquele famoso jazz tradicional, com baixo fretless, lindas frases de guitarra semi-acustica e as famosas baquetas “vassourinha”, que fazem o acompanhamento perfeito para a condução vocal de Ilma. Frases muito bem colocadas, acordes bem encaixados e uma linda harmonia liderada pelo piano de Davi Werner conduzem essa canção que é um verdadeiro hino de adoração. Suavidade, musicalidade e sentimento extremo definem essa faixa.

A próxima faixa, Doce Amigo nos apresenta mais surpresas. Iniciando com um solo de guitarra distorcida sobre uma harmonia muito bem elaborada e com belas interseções musicais até a entrada de Ilma. Essa canção apresenta uma base muito bem elaborada, desde a harmonia até as concepções e convenções rítmicas. Piano Rhodes, guitarras com tremolos, diálogos de synth... Riquíssima musicalmente! “Aí eu conheci Jesus... Muito prazer, meu doce amigo!” é a temática central da letra. Um solo de synth muito bem elaborado e executado encerra essa excelente canção.

Uma levada de samba, um super solo de baixo e um violino fazendo belos contrapontos abrem Desafio, próxima canção do CD. Aquele sambinha suave, que faz os pés baterem no ritmo e o corpo balançar suavemente no andamento da musica! Grandes surpresas vão acontecendo no decorrer da musica na “conversa” da flauta, da clarineta e do violino durante toda a musica. O dialogo é perfeito e remete a uma sonoridade do inicio do século passado, isso tudo com muita qualidade! Nessa canção, Ilma é (muito bem) acompanhada por Amanda Brescia em alguns trechos para o reforço da voz. No final, mais um solo de baixo intermediado por contrapontos de violino encerram a cancao. Pra quem gosta da musicalidade brasileira do século passado, uma das melhores de se ouvir!

Fraqueza abre com uma maravilhosa interpretação “piano/voz” com excelente condução de Davi ao piano. Um belíssimo solo de acordeom intermeia uma letra onde a compositora pede perdão a Deus por coisas que deveria ter dado mais atenção, como ter tempo a buscar mais ou por ser tão impulsiva. Nos leva a pensar que SEMPRE dependemos de Deus e as vezes nos esquecemos disso. Uma linda melodia feita pelo acordeom acompanhado pelo piano fecham mais uma bela canção.

Na próxima canção - Amor Maior os músicos dão um verdadeiro SHOW de musicalidade e interpretação! Na minha opinião, o melhor instrumental do repertório. Uma introdução elaboradíssima com muitas convenções, frases com nível alto de dificuldade, mas sem perder o bom gosto musical, uma flauta muito bem executada por Sergio Danilo delineando a melodia, acompanhada por uma grande condução de piano Rhodes definindo esse samba rápido de harmonia bastante complexa e muito sentimentalismo na interpretação. Davi Werner (Rhodes), Esdra Neném (bateria), Enéias Xavier (baixo) e Juarez Moreira (inclusive com lindos solos) acertaram em cheio na execução da musica com um grau altíssimo de dificuldade musical, mas sem deixar de ser bela e transmitir a mensagem “Mais profundo que o mar é o amor de Deus. Amor que eu encontrei”! Músicos de todos os segmentos deveriam escutar essa canção.

(NE: Amor Maior é uma resposta a canção "Amor Maior", de Rogério Flausino (Jotaquest) onde ele procura esse Amor Maior. A resposta de Ilma é clara, ela diz que já encontrou esse Amor Maior – Deus, na pessoa de Jesus Cristo.)

O trompete (Paulo Márcio) “canta” na introdução de Que Darei. Impressionante como Davi conseguiu juntar tantos elementos distintos no trabalho sem descaracterizá-lo ou fazer aquela “salada” de harmonias e solos e instrumentos! Tudo absurdamente bem encaixado e bem timbrado. Davi inclusive já entra na minha lista de “músicos preferidos”. A letra é baseada no texto de Salmos 116 versículo 12: “Que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?”. Letra especialmente reflexiva, conduzida por um instrumental suave, liderado pelo piano, com um apoio de cordas, baixo e bateria. Paulo Márcio volta com seu trompete em mais um solo no final da música enquanto o fade out (longo!) vai acontecendo. Bom gosto na interpretação e nas frases. Linda música.

Escolha. Impossível não retornar a memória musical aos anos 1940/1950 (Não! Eu não era nascido!). Sonoridade “vintage” tanto na composição em si quanto nos arranjos. Canção muito bem executada e contraponteada pelo trombone de Pedro Aristides em conjunto com o violino de Rudi Berger. “Fiz uma escolha e nao me arrependo” é a temática dessa canção que pra mim só teve uma falha: tem apenas 1 minuto e 44 segundos! Ficamos querendo ouvir mais!!!

Davi Werner mostra toda sua (brilhante) musicalidade e sensibilidade na condução da canção Confissão. Harmonias marcantes, de extrema beleza e aquele toque jazzístico, com um apuradíssimo bom gosto nas frases – muito bem colocadas desde a introdução – tornam essa música uma das obras primas do CD na minha opinião. A letra de Ilma é uma confissão de arrependimento por afastar-se da presença de Deus: “Tudo o que eu fiz nunca deu certo...”. Uma interpretação maravilhosa, um improviso de piano maravilhoso... É daquelas músicas pra se deitar na cama, colocar o fone de ouvido e escutar 3, 4, 5 vezes (foi o que eu fiz...). Na minha opinião, é a “masterpiece” do CD. Muito bom!

Reggae? Por que não? Um belo passeio pelo ritmo jamaicano, mas com a harmonia, arranjos e a interpretação característicos de todo o trabalho é o que sugere a canção Sinceros Sentimentos. Bela interpretação musical, desde o groove do baixo, as inserções de órgãos, e ainda nos reservando um super improviso de guitarra clean ao final da canção, tudo isso sem deformar a bela e suave interpretação de Ilma. Passeio pelos ritmos muito bem sucedido!

Uma introdução emocionante pontuada pelo piano e o violino marcam a entrada de Paraiso, ultima canção do trabalho. Ilma começa a entregar toda a sua emoção na interpretação enquanto Davi abusa de belíssimos acordes contraponteados pelo violino de Rudi... “Te preciso o dia inteiro, meu amigo e companheiro” é um dos versos de uma letra que mais uma vez exalta a total dependência do pai.

Sim, Ilma. fez um trabalho brilhante. Não, não se parece com nada do que vemos atualmente no mercado, com exageros de temáticas de letras já batidas, arranjos abertamente copiados do exterior e público pulante e animado. É aquele CD pra se sentar na sala (ou se deitar na cama, como eu fiz...) e curtir. De preferência num lugar calmo, silencioso ou com bons fones de ouvido. A riqueza das orquestrações, os arranjos refinados, os timbres... Tudo isso somado com certeza nos leva a uma viagem sonora muito bonita e relaxante, sugerida pela voz forte e ao mesmo tempo suave de Ilma. Parabéns pelo belíssimo CD! O mercado precisa MUITO de trabalhos assim: fora dos padrões “comerciais” e explorando realmente a BOA MÚSICA! (e porque nao dizer TODOS NÓS PRECISAMOS?).

Grande abraço a todos e que DEUS nos abençoe!

Leandro Silva – Produtor musical.
- Nextel: 2178300684 / 8*12669 - Tim: 2183087347
- E-mail: [email protected]
- www.facebook.com/leandrosilvamusic
- www.twitter.com/leandrosilva10
- www.soundcloud.com/leandrosilva10
Pérola

(CD) 12/12


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ilma Brescia

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook