Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

DVD Now is the Time: Live at Willow Creek
(Delirious?)

Roberto Azevedo em 16/09/2008
Para o Super Gospel
Now is the Time: Live at Willow Creek

Compre este DVD agora

Faixas:
1. Here I Am, Send Me
2. Rain Down
3. Mountains - Reprise
4. Solid Rock
5. Now is the Time
6. Our God Reigns
7. What A Friend
8. Miracle Maker
9. History Maker
10. Paint The Town Red
11. Every Little Thing
12. Take Off My Shoes
13. Majesty
14. Our God Reigns - Reprise
15. Investigate
A banda Delirious? tem se destacado pela simplicidade com que os integrantes se dirigem ao público em seus shows. São homens que, segundo eles, querem mais que tocar música, querem fazer história.

Uma convicção forte destes músicos é que se alguém quer fazer história, precisa entender que não é só por ser um bom músico que vai fazer isso, mas tem a ver com que acontece no coração do cada um. Tem a ver com as escolhas que a pessoa faz. "Não tem nada a ver sobre as músicas que canta. É ficar casado com a pessoa com quem você prometeu ficar; é honrar seus amigos antes de honrar a si mesmo; é andar com humildade diante do Rei dos Reis".

Apesar do anúncio do término da banda, previsto para o final de 2009, ainda hoje eles continuam influenciando o louvor evangélico ao redor do mundo.

Now is the time foi gravado ao vivo em Willow Creek, na cidade de Chicago – USA. Foi lançado no Brasil em cd e dvd. Ambas as mídias possuem um set list de 15 hinos, a diferença esta no dvd que registra as canções History maker e Investigate, ambas ausentes no cd.

Nos extras do dvd temos o menu Bônus Especial com as opções: The Delirious story, Behind the scenes at Willow Creek e Monitor Wall com diversas opções de ângulo para a canção “Fire burns” que não esta presente na edição do filme principal.

Os riffs de guitarra de Here I am send me dão início a essa grande noite de louvor e adoração. “Eis me aqui, envia-me” é alusiva as palavras do profeta Isaías encontras no capitulo seis do seu livro, e trata sobre compromisso e disponibilidade

A canção emenda com Rain Down. “Desce chuva” é uma oração cantada baseada no salmo 143:6 que diz: “Estendo as minhas mãos para Ti; como a terra árida, tenho sede de Ti”.

Após a reprise de Mountains ouvimos Solid rock que possui estrofes cadenciadas contrastando com um refrão forte e marcante. O hino alterna nuances de dinâmica e conta ainda com uma levada cativante.

A faixa título, Now is the time, é confrontante e reflexiva. Seu teor lírico já foi comentado no review do cd.

Our god Reigns é densa e introspectiva. Apesar de toda uma expressão repleta de dor em relação a desorganização social, quando chega o refrão, a música “Nossa Deus reina” se torna linda oração de contrição e entrega.

Após uma rápida ministração intitulada What a friend, entoamos Miracle Maker alusiva à João 5:1-15.

Quando Jesus veio a Terra como uma criança, poucos poderiam imaginar o impacto que ele viria a ter sobre Sua cultura e sobre a vida de bilhões de pessoas através das eras futuras.

A questão é a seguinte. Pode alguém realmente mudar alguma coisa hoje? A resposta todos sabemos qual é: não; pois é bem mais fácil ficar com um pé atrás e deixar que outros façam. Mas Jesus provou que a mudança pode ser feita. Quando se fala em fazer história, o exemplo máximo disso é Jesus.

Feitor da História, ao lado de “Deeper” e “Majesty” é um clássico da banda. Baseado em seus versos, nos cabe o desafio de identificar o que nossa cultura precisa mudar e então realizar essa mudança, agindo através das mãos de Cristo, sob direção do Espírito Santo, em qualquer situação errônea que possamos nos deparar, desde, por exemplo, apoiar alguém que está sendo injustiçado na escola ou no trabalho e até mesmo requisitando a atenção dos governantes para necessidades de leis mais eficazes de combate a pornografia e contra o aborto

Pain the town red possui harmonia e melodia mais festivas, conduzida por power chords consonantes, Traz uma letra de conteúdo agressivo abordando o tema missões e evangelismo, seja nas ruas de nossa própria cidade, seja nos recantos menos alcançáveis de nosso planeta. “Oh here we come (Ei, aqui estamos nós) é bastante enfática em sua mensagem”.

Na faixa oito temos Every little thing que possui uma melodia bonita, um refrão “pegajoso” e um interessante e discreto arranjo de cordas.

Take off my shoes é o hino mais introspectivo do repertório,

Majesty é um belíssimo louvor de reconhecimento da grandeza de Deus e de reconhecimento da obra de amor de Cristo por nós. Gravada originalmente no álbum “Word Service”, chegou ao primeiro lugar entre as músicas de rock de guitarra baixadas em mp3, na internet. É uma das que mais gosto. Emenda com um bis de Our God Reigns

Alguns músicos consideram a escala de ré menor como a que possui o som mais triste de todos. Outros alegam que os acordes em provenientes desta escala possuem uma sonoridade um tanto “tensa” e muito “pra baixo”. Beethoven escreveu a Nona Sinfonia em ré menor, e o Réquiem de Mozart também foi criado neste tom relativo de fá maior.

Qualquer que sejam as opiniões, prós ou contras, o fato é que um dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, o de “Another brick in the wall” - Pink Floyd, e um dos que eu mais curto, o de Mark Knopfler do Dire Straits em “Sultains of swing”, são igualmente em “Dm”.

Comentários a parte, fechando o registro áudio visual do “show” em Chicago, a banda uniu a sonoridade desse tom menor com a mensagem de um dos salmos mais reflexivos da bíblia, o salmo 139. Investigate faz alusão a este belo e confrontante poema do salmista, na tradução de Eugene Peterson, autor de “The Message” (Bíblia na versão A mensagem).

“Investiga a minha vida, ó Deus, descobre tudo a meu respeito; interroga-me e coloca-me à prova; obtém uma imagem bem clara do que sou. Vê se eu fiz alguma coisa errada – e então, guia-me no caminho da vida eterna” (v. 23 e 24). Palavras determinadas de um salmista, no percurso de sua jornada, aromatizadas com certa introspecção e talvez um pouco de melancolia. Cenário perfeito para clave de ré menor.

Em 2008 a Editora Luz para as nações lançou o livro Cantarei Teu amor para sempre – Histórias, reflexões e devocionais que narra curiosidades sobre as canções e sobre os integrantes da banda. O livro é prefaciado por Darlene Zcheck, líder de louvor do Hillsong, que conta sobre a influência que os músicos tiveram na sua vida. O livro é 100% colorido e uma verdadeira obra de arte.

Também aguardamos notícias sobre o disco “Unidos - Ao Vivo No Brasil”, realizado em parceria com André Valadão e com previsão de lançamento para 2008.


Compre o DVD Now is the Time: Live at Willow Creek na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.