Análises

Leia a crítica sobre o primeiro DVD do Groove Soul, gravado ao vivo

Roberto Azevedo em 21/11/08 11470 visualizações
O Groove Soul foi formado em 2000 pelo contra baixista e diretor musical da Escola Maranata, Valdeci Moura.

O Ministério possui quatro discos gravados. Seu último registro em estúdio ocorreu nos meados de 2007, quando lançaram o álbum Happyness.

I Sing, seu primeiro álbum foi lançado em 2000. Foi gravado ao vivo na Igreja Pedra Viva (Vila Mariana-SP) em 10 de dezembro de 1999. No repertório temos “Vamos todos adorar” do TS, “Quero louvar” de Robson Nascimento, “Quanto amor” de Massao Suguihara” e “Movendo os corações” de Livingston Farias, entre outros. Foi um dos melhores lançamentos daquele ano.

Em 2002 foi a vez de Cante que trouxe, além da faixa título, a participação dos irmãos Junior e Jezrell na faixa “Como poderei”, Rogerinho do TS em “Vou vencer”, além de “Hoje me alegrei”, canção ministrada por Samuel Sabino que é muito executado até hoje como louvor congregacional em diversas igrejas.

Em abril de 2005 lançaram Groove Soul – volume III que trouxe dois instrumentais bacanas. A balada “Eis que tudo se fez novo” e a latina “Mexendo com fogo”. Neste disco também se destacam a faixa “Salmo 18” e os overdubs de piano Rhodes gravados por Jorge Alexandre, tecladista do Ivan Lins.

Em 08 de dezembro de 2007 gravaram ao vivo seu primeiro registro áudio visual. Como já era de se esperar contaram com a participação de diversos nomes da black gospel paulista. O dvd foi lançado no segundo semestre de 2008.

Nos extras temos o menu Making off que traz depoimentos de Valdeci, de Samuel Sabino, Gregory Paoli (baterista), Isaac Tee (vocal), Cibele Melros (vocal), Dany Sabino (vocal), Simone Soul (vocal), Rodrigo Cunha (guitarra), Irineu Benelli (Juninho) e Dante (Percussão), entre outros.

A blackeira começa com Eu quero ser feliz que fez parte do repertório do terceiro disco da banda. O hino é um soul de primeira, com impecável participação do naipe de metais.

Sem perder a pegada emendamos com uma das melhores canções do grupo. Cante conta com a vigorosa interpretação de Samuel Sabino.

O primeiro dos quatro medleys é composto por Diga para seu irmão e Hoje me alegrei.

Diga para seu irmão é o louvor interativo que abriu o repertório do quarto cd deles e Hoje me alegrei é um clássico do Groove Soul, que marca presença com um arranjo mais denso e pesado em relação ao original. No final temos um rap interpretado por Roberto MC do Apocalipse 16.

O segundo medley traz o r & b com toques jazzísticos de Exaltarei, Vamos todos adorar e Te louvo.

Exaltarei também possui um final em clima de hip-hop. Dessa vez o rapper que marca presença é Cacau do Rap Sensation.

Um dos grandes momentos do show é a música Vamos todos adorar. Faixa do primeiro disco do Templo Soul, o hino abriu o set list da primeira gravação do “Groove”, denominado “I sing”.

Dance trazem uma pegada brasileira nos arranjos de base e nos metais. O samba soul é conduzido por Samuell Sabino.

Rogério Sarralheiro do Templo Soul e Robert MC do Apc 16 marcam presença em Ligue a seta que versa sobre arrependimento e conversão.

A seguir entoamos o terceiro medley com O Rei, Jesus Cristo é o mesmo e Happyness.

O Rei traz outro arranjo envolvente, além da participação de Jamilly Silva nos vocais. O refrão do hino já foi cantado no segundo álbum da banda, mais precisamente na faixa nove. Destaque para a pegada jazzística da guitarra e para os riffs de teclado no final do louvor.

Happyness, que significa felicidade, traz versos de agradecimento pela presença de Deus em nossas vidas, refrigério que devemos cultivar todos os dias.

O último medley é composto por O guia e Em Cristo. O guia traz uma base soul com uma sonoridade e melodia cativantes. Destaque para os dois momentos em que rolam as intervenções do sax.

Em Cristo é outra das que mais curto. A canção versa sobre as palavras do apóstolo Paulo encontradas em Romanos 8:37.

A seguir revivemos um momento que aconteceu nove anos atrás, por ocasião da gravação ao vivo do cd “I Sing”. Hoje posso sentir é marcante, cativante e envolvente.

Nome poderoso traz uma roupagem congregacional e é conduzida por Luciano Claw. Um belo momento de contrição e entrega. Destaque para a interpretação e ministração de Claw e para a participação do Coral.

Dando seqüência a este momento contemplativo fechamos o repertório com Quanto amor de Massao Sughihara do “Ministério Adoração e Adoradores”.

O dvd realmente está muito bom. Desde a escolha do repertório, passando pelo entrosamento da banda até a ótima mixagem feita por Valdeci Moura e Jeziel Liasch.

Maiores informações: www.groovesoul.com.br, www.valdecimoura.com.br ou cemmaranata.com.br.
Ao Vivo

(DVD) 09/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Groove Soul

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook