Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel RSS - SuperGospel

Matérias em destaque




Análise

CD Comunhão e Adoração 4 - Nuvem de glória
(Comunhão e Adoração)

Jonatha Cardoso em 02/01/2013
Para o Super Gospel
Clique em Compartilhar e divulgue esse conteúdo com os seus amigos no Orkut
Comunhão e Adoração 4 - Nuvem de glória

Compre este CD agora

Faixas:
1. Comunhão e Adoração
2. Ao que é Digno
3. Minha Casa e Eu
4. Gálatas 4
5. Toca em Mim
6. Forte Deus
7. Fica Bem
8. Sonda-me
9. Nuvem de Glória
10. Jó 42
11. Glória e Aleluia
Nuvem de glória é o quarto CD da série Comunhão e Adoração, produzida pela Aliança Produções. Gravado em novembro de 2001, na Igreja do Nazareno, em Campinas, o álbum traz 11 canções, entre elas versões e regravações, além de inéditas. Em uma noite especial no interior de São Paulo, o álbum tem a oportunidade de levar a todos um pouco da unção que está presente em cada momento que Deus tem proporcionado à sua igreja, renovando-nos e participando dessa experiência magnífica de louvor.

Pra quem não sabe, a série Comunhão e Adoração foi idealizada por Ricardo Carreras em 1999. No início – lê-se três primeiros álbuns – a temática é diferente: álbuns gravados em estúdio, com vários cantores participando, como por exemplo Robson Nascimento, Kelly Lopes, Priscila Maciel, Priscila Angel e Silas Furtado (Banda Kadoshi), e até mesmo Aline Barros, Carlinhos Félix e Marcos Góes.

Depois de três álbuns lançados, em 1999, 2000 e 2001, a equipe da Aliança resolve mudar a ideia da série e torna-a uma série de álbuns gravados ao vivo. A partir deste momento, não só o álbum em CD era gravado, mas uma versão em DVD também. Para cada série, um cantor era convidado: no álbum posterior (Todo ser que respira), temos Dany Grace; no último da série, um especial com Adhemar de Campos celebrando os 30 anos de seu ministério. Infelizmente este foi o último da excelente série, encerrada em 2007.

Para esta edição, a Aliança convida o líder de louvor Paulo Rogério. Paulo foi por vários anos integrante do Renascer Praise, tendo participado dos álbuns Deus é fiel, Conquista, Tributo ao Deus de Amor e A pesca. Foi considerado ministro oficial do ministério, ao lado de Sônia Hernandes. Paralelo a esse ministério, ele participou do Comunhão e Adoração 2 e 3. Chegou a lançar um álbum pela gravadora Graça Music, até ser convidado em 2001 pela Aliança para liderar o álbum que analisaremos a seguir.

A música de início tem um nome bem propício: Comunhão e adoração. Uma canção bem alegre, jubilosa. A voz de Paulo Rogério é muito boa; além disso, ele faz algo importante: não firula, não inventa; apenas canta e esbanja talento. O backing vocal é excelente, com seus dez integrantes. Possui uma bateria simples, mas pontual. O teclado também se destaca nos arranjos. Destaco os bons toques da guitarra. Percebe-se que o CD tem tudo pra ser de qualidade acima da média. Excelente começo.

Em seguida, temos a canção Ao que é digno, que é uma versão da música Al que es digno, de Marcos Witt. A canção lembra a original, com os metais excepcionais e, novamente, o duo teclado/bateria muito bem. Mais uma vez as vozes esbanjam talento, com o backing e o belo comando de Paulo Rogério – aliás, vozes é algo que não se vê tanto na versão original de Witt. O conjunto consegue dar vários toques especiais, que marcam a música. Muito bom!

Prosseguimos com Minha casa e eu, que é uma versão da música As for me and my house, de Ron Kenoly. Quando a ouvi pela primeira vez – já ouço há anos Ron Kenoly – me espantei pela semelhança entre as duas. Essa canção – assim como qualquer música de origem americana – carrega uma bela presença das vozes, que são praticamente o suporte da mesma. Além disso, os arranjos muito bem organizados e colocados conseguem colocar qualquer canção em um nível de alta qualidade. Até aqui, impecável!

A canção Gálatas 4 é mais lenta que as anteriores. Traz uma bela introdução no teclado e no sax. A letra, escrita por Ney Gomes, é simples, mas traz uma bela mensagem, baseada no capítulo 4 do livro: “Me coloco diante de ti para te oferecer um sacrifício, Senhor; E com todo o meu viver, o teu nome exaltarei”. Nessa canção nota-se claramente um destaque maior para o backing vocal, que praticamente comanda a canção. Uma canção bem leve, mas bela.

Prosseguimos com Toca em mim. Iniciamos a mesma com um dueto fenomenal de Paulo Rogério com os teclados, desencadeando em um dueto de Paulo com Priscila Angel. A letra é muito bela, mas o que faz a canção ter um toque diferenciado são os arranjos, perfeitos e pontuais. A voz de Priscila lembra a essência da de Paulo: leve, simples, pontual. É um dueto que o backing não aparece tanto, dando mais destaque para o casal. A letra é muito bela, falando sobre o toque de Jesus sobre as nossas vidas.

O CD retorna as canções de júbilo com Forte Deus, versão para Mighty God, de Ron Kenoly. Nota-se claramente que a versão da canção é bem diferente – algo que não gostei, pois a versão de Ron Kenoly é melhor (quem conseguiu fazer uma versão semelhante foi Paulo Figueiró, em seu último CD, de 2007). Sem dúvida, essa versão também é boa, pois os arranjos muito bem postos acabam sendo passados pelas espetaculares vozes do backing – que chegam a aumentar duas vezes de tom.

Uma música mais leve, com um toquezinho de “xilofone” e um dueto da bateria com os metais. Essa é Fica bem. É uma canção animada, em um ritmo quebrado, mais “dançante”. Outra vez o backing toma conta da canção, junto de Paulo. Uma canção com uma pegada diferente, e uma letra bem legal.

Pra mim, a melhor música desse CD, mas de forma completamente disparada, milhas e milhas a frente das outras é, sem dúvidas, Sonda-me. Um dueto excepcional de Paulo com Dany Grace, marca a canção que é levada basicamente no teclado. Embora não seja fã das “firulas” dela, Dany sabe mostrar que canta – e muito. A letra é de um primor, de uma qualidade raramente vista na música gospel à época. O coro é belíssimo, e com o adicional do backing vocal, só posso dizer uma coisa sobre essa canção: Espetacular! Fenomenal! Fantástica!

Baseada em Filipenses 2.9, temos a música título do CD: Nuvem de glória que, sem dúvidas, é a melhor depois da anterior. A introdução é muito bela, sem dúvidas. A letra também é excepcional, belíssima: “Quando a glória do Senhor se manifestar em nós, todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”. Mais uma vez, o duo backing-Paulo marca firme na canção. O peso que a canção ganha ao final é marcante. Música perfeita!

Jó 42 é outra canção baseada em um trecho bíblico. A canção tem um ritmo mais quebrado, com bastante do saxofone e do órgão. Uma canção que não traz o backing, e apenas a voz de Paulo. A letra compara a história de Jó a nossa, e fala do nosso desejo de que possamos, não só ganhar as bênçãos de Deus mas também que possamos vê-lo.

Pra encerrar o CD, temos Glória e aleluia, bem empolgada, com todo o vocal cantando, não só muito bem, como também com várias quebradas e jogos de vozes. Uma letra muito boa, muito bem colocada na canção. No meio dela, temos um rap com Amaury Fontenele – que particularmente não gostei. Embora não tenha sido do meu agrado, foi sem dúvida uma canção ótima pra encerrar o CD.

Sem dúvida, esse CD traz várias marcas para a história da música gospel, como o destaque para Paulo Rogério e Dany Grace.
Vale a pena ter em casa!

Deus te abençoe!

@jonathacardoso

Compre o CD Comunhão e Adoração 4 - Nuvem de glória (Comunhão e Adoração) na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Grátis: Novidades em seu email


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: @gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Novidades em seu email

Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Fique ligado no que acontece no Super Gospel: Siga-nos no Twitter, receba atualizações via RSS ou e-mail.
Copyright - 2001 - 2011 Supergospel. Todos os direitos reservados.