Análises

Ouvimos o cd Esperar é caminhar do Palavrantiga - Confira nossa opinião

Roberto Azevedo em 16/03/11 17003 visualizações
Palavrantiga é a reunião de quatro músicos (2 mineiros e 2 capixabas) que caminham juntos há mais de 5 anos, mas que, somente no final de 2007 receberam o nome que hoje os identifica.

Através de sua sonoridade alternativa, ela foi consagrada no meio independente como uma das revelações dos últimos anos. A banda, que em 2010 passou a integrar o casting da Canzion Brasil, lançou seu primeiro disco - Esperar é caminhar.

O álbum traz 13 faixas, sendo sete inéditas e seis já conhecidas do público que adquiriu as duas versões do EP “Volume 1”, conta com a produção musical de Lúcio Souza e foi masterizado no clássico estúdio Abbey Road por Christian Wright.

Feito de barro, Casa, Pensei e Eu olhei o meu dia são hinos provenientes da primeira tiragem do EP que utilizou de forma muito bem sucedida a internet. Ficaram de fora Um e Deus onde estás.

Para quem ainda não sabe de quem estamos falando e deseja tomar nota do histórico, foram eles que assinaram a produção, os arranjos e a execução de três CDs bastante conhecidos no Brasil: “Liberta-me”, “Unção que Une” e “Andando na Luz”, todos eles ao lado da cantora Heloísa Rosa.

Palavrantiga é formado por Marcos Almeida (composições, voz, violão e guitarra), Josias Alexandre (guitarras), Felipe Vieira (contra-baixo) e Lucas Fonseca (Bateria).

A capa do cd e o encarte são um caso a parte. O conteúdo vem em uma embalagem digipack com uma diagramação elaborada e caprichada. As fotos e a concepção visual de Esperar é caminhar são assinadas pelo criativo Marcus Castro.

O repertório inicia com Amor que nos faz Um, que versa sobre unidade, alusivo as palavras de Jesus registradas em João 17. Esta foi incluída na segunda tiragem do “EP – Volume 1”. Uma canção com harmonia iniciando no 6º grau, em que a guitarra conduz o tema alternando riffs de forma consistente e interessante.

No turn around final temos um incidental realizado pelos metais, com destaque para o trompete de Renzo Costa.

Em Feito de Barro as estrofes são cadenciadas por uma bateria bate-estaca e uma pegada do rock britânico, com versos reflexivos sobre pecado/queda/perdão/reconciliação. Mais uma vez a guitarra usa timbres e frases envolventes.

Contrastando com a canção anterior, ouvimos os falsetes de Marcos na poética Eu olhei o meu dia. Disserta frases sobre confiança em formato de salmos. Destaque para a batida sincopada da bateria e para os timbres vintage de teclado.

Outro detalhe interessante é a modulação que ocorre entre as estrofes (tocadas em Dó maior - C) e o refrão (tocado em Lá maior - A).

Proverbios 16:17 pode ter sido a base para Seguro Vou que é a primeira das inéditas. Apesar da letra claramente cristã, os versos desviam dos clichês evangélicos. O hino é um rock puro, simples e coeso. Destaque para as coberturas viajantes de teclado.

Pensei é uma das mais conhecidas da banda. A letra fala de como inibimos o agir de Deus quando racionalizamos. No meio da música eles “encaixam” um sambinha.

Vem me socorrer é um folk. Aborda o tema sobre confiança na provisão e proteção de Deus de uma forma que só o “Palavra” poderia fazer. Esta também foi incluída na segunda tiragem do “EP – Volume 1”.

Hoje tem guerra possui um arranjo sólido misturando trompete e guitarra de forma coesa. Os metais usam clusters para preencher os espaços disponíveis no arranjo. Traz uma das menores letras do CD, mas, musicalmente falando, é uma das melhores do repertório.

Durante o decorrer do arranjo de Imagino, que é bastante denso, ocorrem diversas alterações de dinâmica, dando um fôlego a mais na canção. Trata sobre compromisso.

Essa atmosfera intimista continua na faixa seguinte onde ouvimos outra oração cantada. Tudo que eu vi não é tudo o que eu preciso aprender possui uma letra confrontante e reflexiva.

A faixa título conta com a participação de Thalles Roberto e Tamy Silva nas coberturas do back vocal e no espontâneo do turn around final. Esperar é caminhar conta com um arranjo bem montado e uma estrutura empolgante.

Palavra Antiga vem com uma condução harmônica interessante. Nas estrofes quem conduz o hino é um teclado com pad e uma guitarra swingada. No refrão entra o peso da guitarra com distorção. Destaque para os efeitos de sintetizador ao fundo do arranjo.

(NE: Henderik Roelof “Hans” Rookmaaker (27 de fevereiro de 1922 à 13 de março de 1977) foi um estudioso holandês, cristão, professor e autor de livros sobre teoria e história da arte, música, filosofia e religião. O mestre sempre abordou a ambigüidade sobre a arte entre os cristãos e a ambigüidade sobre a fé e os artistas.

Diferente de tudo que é feito hoje na nossa música gospel, ouvir Rookmaaker é “deixar para trás o esteriótipo de que bandas de rock e literatura não combinam.” (by Rafel Porto).

A gravação termina com a pegada britânica de Casa que versa sobre sermos templo do Espírito Santo. O hino também foi gravado por Lucas Souza no álbum “Todos juntos por você”.

Isso é Palavrantiga: "Quatro amigos que entendem um propósito claro para intervenção na nossa cultura através da música e do ensino pela Palavra."
Esperar é caminhar

(CD) 12/10


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Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


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