Análises

This is it (Bride)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 10742 visualizações
Finalmente o mais novo trabalho do Bride saiu... e o nome dele é "This Is It" [que novidade heim?!?]. Bem, o "porquê" deste nome... você define. Como vocês puderam ver na entrevista que o Anderson Silva (webmaster do site DotGospel.com) conseguiu com o vocal da banda, Dale Thompson, o nome não tem um sentido pré-definido, ficando à mercê da interpretação dos fãs.

Antes de escrever esta resenha, pensei se deveria ou não contar um pouco sobre a história da banda, afinal, Bride já é da casa, pois vem ao Brasil praticamente todo o ano. Creio que desde 1993 os caras fazem shows no Brasil sem parar, e é aqui onde eles conseguem seus maiores públicos. Mas não pensem que o Brasil é o único país que ama o Bride. Nos próprios Estados Unidos eles possuem sua legião de fãs, e também pela Europa, para onde viajam freqüentemente.

Já que a banda é tão conhecida pelo público nacional, desejo contar sucintamente um pouco sobre a história da banda.

Ela é constituída, desde o início, pelos irmãos Thompson, a saber Dale [o vocalista] e Troy [o guitarrista]. As outras posições sempre sofreram diversas mudanças, principalmente o posto de baixista por onde já passaram mais de 5 músicos diferentes. O restante da formação atual consiste em Michael Loy [bateria e percussão] e Lawrence Bishop [baixo].

A banda surgiu em meados dos anos 80 e seu nome original era "Matrix" [nada a ver com o filme, este estava muito longe de ser pensado ainda]. Com este nome a banda gravou duas fitas cassete no período de 1983 e 1984. Com o passar do tempo eles montaram a banda com o nome Bride em 1986 [eu tinha 1 aninho]. A banda passou por trocentas gravadoras e gravou outros trocentos cd's. O primeiro foi "Show No Mercy" lançado em 1987. O som característico da banda era um metal, muito parecido na época com Guns N' Roses. Dale Thompson, inclusive, começou a cantar a música "Knockin' On Heaven's Door" pois sua voz era muito parecida com a de Axel Rose.

A banda lançou outros três cd's e então surgiu o venerado "Snakes In The Playground"! A banda meio que abandonou seu estilo metal pra aderir ao movimento hard rock tornando o som da banda cada vez mais pesado. Neste cd você encontra grandes sucessos, músicas marcantes como "Would You Die For Me", a maravilhosa "Psychedelic Super Jesus", a balada "I Miss The Rain" entre outras grandes melodias. Daí por diante, o som da banda foi seguindo este estilo e outras músicas se tornaram hinos do Bride como "The Worm", "I Love You" entre outras. Em 1995, Bride lançou um cd experimental de blues chamado "Drop". Os fãs da banda não gostaram muito do lançamento, mas pela banda ser original de Kentucky, o blues e até o country são influências músicais fortes nas vidas de seus membros. O projeto foi inclusive bem recebido pela crítica especializada.

Em 2001 a banda lançou "First Full of Bees". Para muitos, foi o maior fiasco da história do Bride. Para outros que não acompanhavam a banda de longa data, foi um ótimo lançamento. O principal problema foi que o Bride acabou entrando na onda atual de fazer newmetal, e várias pessoas acharam isso horrível, dando a impressão de que a banda estava lutando para ser manter viva no mercado atual. Diga-se de passagem que existem músicas muito boas neste cd, e eu, particularmente destaco a música "Dog of Nine".

Depois de todo este "bafafá" a banda resolveu voltar ao velho estilo Snakes que tanto consagrou o grupo. Eles fazem questão de afirmar: "This Is It não contém Rap"! E é isso aí [uma outra tradução para This Is It]. Realmente o novo disco está recheado de muito hard rock, e embora talvez não seja tão extraordinário como o Snakes, com certeza vai agradar aos fãs de longa data. O disco foi lançado de forma totalmente independente, após passar por umas 3, 4 ou mais gravadoras diferentes durante toda a sua história.

Vou então, destacar algumas faixas.

De início você pode ouvir "Blow It All Away", que foi a primeira faixa que a banda liberou pra galera na internet. Ela pode não ser tão impactante, mas com certeza é uma das melhores faixas do disco. Eu simplesmente não consigo tirá-la de minha cabeça. O trabalho com a guitarra foi muito bem feito! Outra música que merece todo destaque é "More Than a Human". Além da maravilhosa letra dizendo que vivendo cristãos nos tornamos mais que humanos, eu a colocaria como a melhor faixa do disco. Ela possui um ar meio "Korn" tanto na guitarra totalmente distorcida, como nos vocais de Dale.

"Head Lookin' For a Bullet" começa com o som de uma arma sendo engatilhada. Pra mim é a música mais criativa, poeticamente falando, utilizando novas figuras de linguagem para assuntos consagrados, como a morte para o mundo, neste caso. Além disso, ela é a música mais influenciada pelo blues neste disco. Muito boa! "Barren River Blues" é um blues [não tem nada de hard nesta música] guiado pelo violão e acompanhado por um violino. Mas em seguida toda a calmaria é cessada pela energética "Microphone". Seu refrão é muito energético proclamando "Você pode me ouvir! Eu tenho um microfone!". Ela é realmente empolgante!

"White Elephant" é a ultima faixa do disco e é uma balada muito bonita, mas eu simplesmente não pude entender o porquê deste título, talvez por pura ignorância!

Como o Anderson Silva confessou a mim, quanto mais se ouve o disco, mais você gosta dele, e quanto mais alto você ouve o disco, mais você quer ouvi-lo, então não perca tempo.
This is it

(CD) 01/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Bride

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook