Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Reversos
(Felipe Valente)

Tiago Abreu em 04/05/2017
Para o Super Gospel
Reversos

Compre este CD agora

Faixas:
1. Despreocupado
2. Chão da Vida
3. Justiça e Poder
4. Verei
5. Canção de Quem Fica
6. Aleluia
7. Não Ando Só
8. Paralelo
9. Outra Ordem
10. Monte Nebo
11. Reversos
As opiniões acerca das habilidades de Felipe Valente como compositor são quase unânimes. Afinal, basta remeter, por exemplo, ao repertório recente de intérpretes como Leonardo Gonçalves e Gabriela Rocha para constatar que o artista tem, em seu histórico, boas canções. Mas como cantor, Felipe produziu Metade (2007) e FV (2009), discos que, por suas tentativas populares, não convencem tanto.

Com a distribuição do selo LG7 pela Sony Music Brasil, Reversos foi lançado com a missão de apresentar Valente ao grande público evangélico que ainda não conhece seu trabalho. E o resultado é semelhante, embora um pouco melhor, aos seus dois trabalhos anteriores: Disco predominantemente pop, autoproduzido e cheio de passos ousados que, em vezes, parecem ser grandes demais para a dimensão de Felipe.

O que há de esmero na produção de Reversos falta em termos de repertório. Despreocupado, a música de trabalho, é uma canção pop intensa e eficiente no que se propõe. Mas, em seguida, o disco se alterna entre bons momentos e canções irregulares. Enquanto Canção de Quem Fica aposta em uma sonoridade delicada, Não Ando Só é tão comum em seu tom de rock alternativo que parece beber diretamente de alguma música do Kings of Leon. Por outro lado, quase oposto, temos o post-rock Outra Ordem, conduzido de forma intimista.

Felipe não é um grande intérprete. É, sem a menor dúvida, correto no que faz, mas para o padrão de intérprete pop, não é o suficiente. O repertório que é de sua propriedade exige agudos. E, neste aspecto, Valente é mais eficiente nas regiões médias. Em Aleluia, por exemplo, é encontrada uma direção vocal eficaz que vai além das programações e efeitos à lá Coldplay da introdução – e, diga-se de passagem, é um dos melhores arranjos do álbum. Monte Nebo é quase uma consequência de “Jamais”, com uma musicalidade graciosa, constituída por um naipe de cordas que ganha protagonismo.

Mesmo diante de todos os seus deméritos, o terceiro registro é claramente mais esforçado que os anteriores de Felipe Valente. Ainda sofre de inconsistências e do esforço em incorporar canções mais agudas. Quando Felipe mostra seu perfil mais intimista, o trabalho ganha mais legitimidade e força. Se capaz de ignorar os problemas de ritmo, o ouvinte de Reversos pode encontrar um álbum agradável.

Nota: ★★★☆☆


Compre o CD Reversos na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.