Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Capturado
(Lucas Souza)

Roberto Azevedo em 22/02/2006
Para o Super Gospel
Capturado

Compre este CD agora

Faixas:
1. Agora sei
2. Capturado
3. Mãos vazias
4. Mais alto que o céu
5. Já abri a porta
6. Você reinou em mim
7. Às alturas
8. Você é minha luz
9. Prisioneiro do amor
10. O teu amor
11. Vou ficar aqui
Um cd pop/folk com toda a intensidade de um adorador. Gostei muito...As letras são bem poéticas...Combinam com a voz do Lucas. Parabéns!” Gerson Freire – Geração Profética - ao site supergospel.

Pra quem tem acompanhado minhas análises no site já deve ter percebido que curto de montão a black music gospel, mas não é por isso que deixo de ouvir outros ritmos, entre eles o pop-rock, principalmente por causa das guitarras.

E foi com uma grande satisfação que tive acesso neste final de ano ao disco Capturado, primeiro trabalho do cantor e compositor Capixaba Lucas Souza.

É realmente muito gratificante confirmar a existencia de trabalhos sérios e com qualidade musical e espiritual fora do monopólio das grandes gravadoras.

Nesta gravação, realizada no verão de 2004, Lucas contou com a banda que o acompanha desde o início, composta por Lúcio Souza (sintetizadores, piano, violino), Jorge Júnior (guitarra), Eduardo Mendonça (baixo) e Marcos Vinícius (bateria)".

O cd é muito bom, bem pop e os arranjos trazem uma sonoridade singular, algo que eu ainda não tinha visto no gospel nacional (pelo menos em relação ao que eu conheço). É realmente bem diferente do “padrão atual de adoração”. Algo bem contemporâneo, parecido com o inglês Matt Redman, ou o também inglês Delirious.

O encarte foi muito bem diagramado, traz as letras, agradecimentos e ficha técnica. A capa é visualmente simples, porém muito bonita.

A levada pop-rock se faz presente em todo a gravação, apesar disso o cd não fica enjoativo pois as melodias são bem envolventes, e as guitarras trazem uma variedade de timbres muito bem executados que deixa uma canção bem diferente da outra.

Outra referência boa em relação as guitarras são a forma discreta com que elas foram encaixadas nas canções durante a mixagem. Apesar delas conduzirem as canções através de riffs e solos técnica e melodicamente competentes, a ênfase principal fica sempre para a voz de Lucas.

O disco abre com Agora sei que faz uma referência sutil ao salmo 24. A canção versa sobre a certeza de que Deus é o refugio daqueles que buscam se apresentar a ele com mãos limpas e coração puro.

A faixa que dá nome ao album traz a participação de Heloisa Rosa. Capturado é uma linda canção de adoração. A participação de Heloísa da um “toque a mais” na canção.

As duas canções iniciais são mais contemplativas. Mãos vazias começa a mudar o roteiro da gravação, a partir da quarta faixa temos uma ótima seqüência de pop rock com Mais alto que o céu, Já abri a porta, Você reinou em mim e As alturas.

Bateria bate-estaca, riffs de guitarra interessantíssimos, solos explicados e a excelente interpretação de Lucas. Como disse acima são canções de busca, de entrega, de contrição e de reconhecimento da grandeza de Deus com uma sonoridade diferente do que temos ouvido nos grupos de louvor e adoração hoje em dia.

Em alguns momentos as levadas e o feeling da banda nos levam a pegada do pop rock dos anos 80. Pra quem curte (ou curtiu) música secular nesta época, guardada as devidas proporções, seria algo parecido com o som que era feito pelo U2.

Você é minha luz traz o roteiro de volta para o momento mais contemplativo, mas sem perder a pegada pop-rock..

Prisioneiro do amor tem um dos melhores arranjos do album e tem de volta a significativa participação de Heloisa Rosa, que também participa nas 2 faixas finais. O Teu amor e Vou ficar que fecha a gravação com chave de ouro, pois é uma das melhores canções do album. “Eu ando pra trás quando não te vejo”.

“A motivação e o objetivo de gravarmos este cd, é que você queime por Jesus, sempre que escutar alguma dessas canções. São músicas para a nova geração e para todo aquele que sabe que tem mais, muita mais de Deus. Afinal quando adoramos, coisas vão e coisas vêm”. Lucas Souza

O disco realmente tem tudo para agradar tanto quem curte os grupos de rock adoração, quanto quem curte os grupos de louvor mais tradicionais.


Compre o CD Capturado na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.